A nomeação de diversos parentes de aliados do governador Flávio Dino (PC do B) ganhou repercussão negativa na mídia nacional.

Em matéria publicada nesta sexta-feira (30), a Folha e São Paulo cita os casos mais recentes já denunciados pelo Blog do Luis Cardoso e pelo Atual 7.

Veja a matéria na íntegra abaixo.

Por Diogenes Campanha, SP

Principal adversário da família Sarney no Maranhão, o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B), abriga em postos importantes parentes, namorada e até sócio de aliados.

A prática não configura nepotismo, já que os nomeados não atuam nos mesmos órgãos que os auxiliares aos quais são ligados. Mesmo assim, vem rendendo críticas a Dino, que condenava o nepotismo no governo dos Sarney.

O secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, tem a namorada chefiando o gabinete do governador e a irmã dela como número dois da pasta de Esporte e Lazer.

A professora Joslene da Silva Rodrigues, namorada de Jerry, é dirigente do PC do B e próxima de Dino. Atuou na coordenação das campanhas e em seu gabinete quando ele foi deputado federal.

A irmã dela, Joslea, foi nomeada secretária-adjunta de Esporte. Ex-judoca, chefiou o departamento do idoso da pasta entre 2009 e 2013, no governo Roseana Sarney (PMDB), e atuou no Ministério do Esporte, comandado até 2014 pelo PC do B.

Na Secretaria de Representação Institucional do Maranhão no DF, a adjunta carrega um sobrenome conhecido: Liz Ângela Gonçalves de Melo é irmã do presidente do instituto de terras do Estado.

Ana Karla Silvestre Fernandes, mulher do ex-governador e futuro secretário de Minas e Energia, José Reinaldo Tavares, foi nomeada corregedora-geral do Estado.

Outro parente nomeado, o advogado César Pires Filho, assessor jurídico do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão, tem sangue oposicionista. Seu pai, o deputado estadual César Pires (DEM), foi líder do governo Roseana na Assembleia.

A presença de familiares no governo era uma das principais críticas da oposição nos anos de predomínio do grupo de Sarney. Um dos exemplos mais conhecidos era Ricardo Murad, cunhado de Roseana, que comandou a Secretaria da Saúde até o 2014.

Além de parentes, a gestão Dino terá o antigo sócio de um secretário justamente na pasta de Transparência e Controle, uma das principais promessas de sua campanha.

O titular, Rodrigo Lago, nomeou como chefe da assessoria especial Marcos Canário Caminha, com quem dividia um escritório de advocacia.

Embora o governo defenda as nomeações (leia texto abaixo), um de seus auxiliares admite “incômodo político”.

“Do ponto de vista jurídico, é evidente que não caracteriza nepotismo. Sob o ponto de vista político, não deixa de ser um certo incômodo, porque afinal de contas a gente vinha se debatendo com o grupo Sarney”, afirma o futuro secretário de Representação Institucional no DF, Domingos Dutra.

Outro lado

O governo do Maranhão disse seguir “rigorosamente” a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal que trata de nepotismo – para o STF, não podem ser nomeados parentes de autoridades ou gestores em um mesmo órgão.

A gestão ressaltou que nenhum nomeado tem parentesco com Flávio Dino.

Afirmou ainda que Joslene Rodrigues, Joslea Rodrigues e Ana Karla Fernandes são funcionárias públicas de carreira e que, assim como César Pires Filho e Liz Ângela Gonçalves de Melo, foram nomeadas por suas aptidões.

Sobre o secretário Rodrigo Lago e Marcos Canário Caminha, diz que eles encerraram a empresa que tinham para entrar na administração.

din din Depois das críticas, Flavio Dino resolve pagar servidores na data de RoseanaA pouca experiência administrativa e a perseguição implacável aos adversários, com medidas excessivas para chamar a atenção da opinião pública são as características principais do atual governo. Para sustentar o argumento de que havia encontrado um governo endividado, o governador Flávio Dino resolveu, ao bel prazer, mudar a data de pagamento dos servidores estaduais, que era feito dentro do mês e determinou que fosse no mês seguinte.

A medida provocou chiadeira geral, de servidores a sindicatos, que chegaram até a se reunir com o secretário da pasta responsável. A maldade foi feita em pleno mês de matrículas, compra de material escolar e pagamento do IPVA. Mas, para não contrariar o monarca, nada voltou a ser como antes. Ontem (28), ele acordou com vontade de mudar. E o pagamento que estava previsto somente para o dia 3 de fevereiro, agora será pago no próximo sábado (31).

“Após adotarmos medidas austeras como a reduzir os gastos com custeio da administração tivemos condições de garantir o pagamento ainda no mês trabalhado. Conforme asseguramos antes, sempre que o governo tiver disponibilidade financeira vamos realizar o pagamento dos servidores no mês trabalhado. A valorização dos servidores públicos é um compromisso de nossa gestão”, disse o release governamental.

Então, não deu para prever que isso poderia ser feito antes? Desorganização ou pura malandragem para “ganhar a adesão das massas” na implacável missão de destruir os adversários?

.

.

Do Camarão Seco

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O neurocirurgião Elton Bezerra era para estar tirando normalmente seu plantão no Socorrão de Presidente Dutra na última segunda-feira (26/01) à noite, ou deveria, se não tivesse deitado na cama de um confortável apartamento do Hotel Brasil em pleno horário de trabalho.

A informação acima foi repassada por funcionários do hospital e serve pra narrar o fato a seguir.

Segunda-feira por volta das onze horas da noite aconteceu uma tentativa de assalto a um supermercado localizada no Centro da Cidade, próximo à praça Antonio Jorge Dino. Na troca de tiros entre dois bandidos e o segurança da loja, o ex-candidato a vereador Duarte Coimbra da Silva Branco foi atingido por uma bala perdida que ficou alojada em sua cabeça. Duarte Branco foi levado imediatamente ao Socorrão. Depois do atendimento preliminar, apareceu um médico com coragem pra ligar para o neurocirurgião Elton Bezerra de Teresina que “dava seu plantão” naquele momento de dentro do apartamento do hotel. Ao ser comunicado que havia um paciente com uma bala alojada esperando atendimento, ele teria perguntado se o paciente estava consciente, do outro lado da linha responderam que sim e o neurocirurgião simplesmente teria dito que não iria atender, que não era caso urgente e que o baleado voltasse pra casa pra ser atendido no dia seguinte.

Na terça-feira pela manhã, Duarte Branco voltou ao Socorrão e desta vez foi operado pelo médico Pedro Muniz. Duarte já se encontra em casa e passa bem. Veja a que ponto chegamos. O blog de Adonias Soares tentou entrar em contato com o neurocirurgião Elton Bezerra e não conseguiu. O espaço está aberto para que o mesmo conte a sua versão.

“OS ESTRELAS”

Os dois neurocirurgiões plantonistas do Socorrão de Presidente Dutra são conhecidos nos corredores do hospital como “os estrelas”, porque, segundo alguns funcionários, atendem quem querem, quando querem e na hora que querem. É mais ou menos assim: Chegam do Piauí para o plantão e passam direto para o Hotel Brasil. De lá ficam aguardando os chamados e só se deslocam se o caso for grave, se não, orientam à distância. Um enfermeiro que não quis se identificar disse o seguinte: “primeiro tem que achar uma pessoa com coragem pra ligar pra eles e dependendo da situação, tem que esperar tirar a remela dos olhos, tomar banho, aí que eles comparecem ao Socorrão e quando comparecem”.

A direção do Socorrão informa que a atitude dos neuros é antiga, e vem desde a administração passada. A prática sempre foi de total conhecimento da Secretaria Estadual de Saúde, coisa que ninguém nunca concordou. Em vez de ficar com tanto blá, blá, blá, o governador Flávio Dino bem que poderia tomar as devidas providências. Perguntar não ofende: Os neurocirurgiões eram para tirar seus plantões de dentro do hospital atendendo as emergências ou de dentro de um apartamento de hotel? Como a palavra, o Secretário Estadual de Saúde Marcos Pacheco.

IMG-20150127-WA0016

“O Maranhão é de Todos Nós”, foi com este slogan que o comunista Flávio Dino (PC do B) foi eleito governador do Maranhão com mais de 64% dos votos. Passados mais de vinte e cinco dias à frente do governo, a coisa, ao que tudo parece, mudou para “O Maranhão de Todos Eles”, de Flávio Dino e seus aliados. E o que se viu até agora foi muita trapalhada do novo governo e muita perseguição política. As novas vítimas da ira comunista são os funcionários uma terceirizada na cidade de Tuntum.

Nada menos que setenta, dos oitenta contratados do ICN – Instituto Cidadania e Natureza que trabalhavam no Anexo do Socorrão de Presidente Dutra em Tuntum, foram sumariamente demitidos com a desculpa de fim de contrato entre o instituto e o estado, mas há quem jure de pés juntos que as demissões tiveram cunho político, pelo fato da quase totalidade não ter seguido ordens do “cacique político” daquele município, o prefeito Tema de votar em Flávio Dino na campanha passada. Trinta já receberam o ultimato, os outros quarenta receberão até o final do mês. Veja abaixo parte da lista que foi enviada ao blog.

IMG-20150127-WA0019

Cleomar Tema Cunha, que já emplacou a mulher, a nutricionista Daniela Cunha  Diretora Geral do Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (HUEPD), teria “pedido a cabeça dos infiéis para colocar os seus aliados”, afirma uma fonte de Tuntum. E o governador Flávio Dino teria aceitado sem pestanejar. É isso aí! Bela mudança. Agueeeennnnta maranhão “véi de pêa”!!!!

Dedé-Macedo-ao-lado-do-governador-Flávio-Dino
Dedé Macêdo e Flavio Dino

Eleito com o falso discurso de acabar com os privilégios nas estruturas do governo, o novo inquilino do Palácio dos Leões Flávio Dino se contradiz na prática quase que diariamente. A cada nomeação que é publicada no diário oficial é uma prova contra tudo que o governador pregou durante a campanha eleitoral. A última foi a nomeação do genro do pecuarista Dedé Macêdo, Felipe Brito Uchôa para o cargo de Assessor Especial de Apoio Institucional, símbolo ISOLADO – um dos maiores salários do Estado.

Felipe, que mora em Teresina, conforme o seu perfil no FAcebook foi lotado na Secretaria de Infraestrutura em São Luis, onde vai, ou pretende trabalhar com o professor Clayton Noleto, outro que ganhou do amigo Flávio Dino emprego de Secretário.

Felipe-Brito-Uchoa-nomeação-e1422356069441 Felipe-Brito-Uchoa-e1422356097533

Aos poucos Dedé Macêdo vai cobrando sua fatura através de cargos e espaços dentro do governo flavista. Dedé foi um dos maiores doadores da campanha comunista e era a bordo de um helicóptero de sua propriedade que o novo governador cortava os céus do maranhão fazendo campanha. Em seu Blog, Luis Pablo foi sucinto, direto e taxativo: “Para quem se apresenta como ficha limpa e homem de conduta ilibada, Flávio Dino deve muita explicação à população maranhense, que tem observado seu “sepulcral silêncio” diante de tanta imoralidade que vem sendo denunciada no seu início de governo”.

Deputado Estadual Antonio Pereira.
Deputado Estadual Antonio Pereira.

O deputado Antônio Pereira (DEM) protocolou indicação na Assembléia – já encaminhada ao governador Flávio Dino e ao secretário da Saúde, Marcos Pacheco – pedindo convênio para possibilitar a abertura da UPA do Parque São José, em Imperatriz.   

Na indicação, Antônio Pereira pede que Dino e Pacheco determinem convênio com a Prefeitura de Imperatriz, objetivando o funcionamento da UPA, projetada para atender  20 mil pessoas da segunda maior e mais importante cidade do Maranhão.

O democrata informou que a UPA foi construída pela Prefeitura de Imperatriz e está fechada, porque o Governo Municipal não tem condições financeiras para custear os serviços médicos de urgência e emergência, que serão realizados pela unidade de saúde.

VINTE MIL ATENDIMENTOS

A UPA do Parque São José foi projetada para atender cerca de 20 mil pessoas dos bairros Ouro Verde, Vila Macedo, Planalto, Parque São José, Bonsucesso, Santa Rita, de comunidades do Complexo Santa Rita e até de outros municípios da Região Tocantina.

Para Antônio Pereira, uma vez concluída e aparelhada, a UPA do Parque São José desafogará a demanda de pacientes na UPA da Avenida Bernardo Sayão e no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o “Socorrão”, que mensalmente atendem cerca de 30 mil pessoas. 

Antônio Pereira destacou o empenho do vereador de Imperatriz, Esmerahdson de Pinho (PSDB), que na Câmara Municipal também luta para garantir o perfeito funcionamento da UPA do Parque São José, e melhorar a qualidade de vida da população de Imperatriz.

Arquivos do blog