1425545_389442984557084_6642933682995049795_nO governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), vai consumir o total de R$ 745.159,12 (setecentos e quarenta e cinco mil cento e cinquenta e nove reais e doze centavos) em sorvetes, picolés; Iogurte light com pedaços de ameixa; filé mignom limpo; bacalhau do porto 1ª qualidade; camarão fresco grande; patinhas de caranguejo, dentre outras iguarias.

A abertura do Pregão N.º 066/2014 para a contratação de empresa para fornecimento de gêneros alimentícios perecíveis para as geladeiras das Residências Oficiais do Governo do Estado do Maranhão, no exercício de 2015, ocorreu no dia 2 de dezembro de 2014, sob total conhecimento do chefe da Casa-Civil, Marcelo Tavares, que chegou a participar e opinar sobre os manjares que fartarão o comunista durante todo este ano.

Até março de 2015, Dino deve abrir licitação para coquetéis e eventos oficiais, onde serão contratadas serviço de buffet para os coquetéis e eventos oficiais, como o famoso risoto de lagosta, cabrito ao vinho, caldeirada de camarão, bacalhau com natas e filé mignon à provençal, acompanhados de um uísque escocês 12 anos.

.

.

Do Atual7

Flávio Dino: agora com as pedras da realidade

O novo governo começou.

A propalada e decantada “mudança” está estabelecida no Maranhão.

O governador Flávio Dino (PCdoB) já está de posse do comando do estado e sem empecilhos para fazer o que disse que faria quando saiu pelo estado em busca de votos – desde 2006, quando deixou a magistratura.

Mas agora é a hora da verdade para Flávio Dino.

Ao assumir o comando sobre os destinos de milhões de maranhenses – que votaram e que não votaram nele – o governador se depara com a realidade nua e crua. Terá à frente o Maranhão com todos os seus pontos positivos e negativos. E a realidade dos números, não só no estado como no país, o que, de qualquer forma, influencia na adoção das políticas públicas.

Flávio Dino leva uma vantagem, por exemplo, em comparação com a posse da ex-governadora Roseana Sarney (PDMB), que, em 2009, recebeu um estado caótico, sem crédito e sem dinheiro em caixa. Agora, o novo governador tem à disposição nada menos que R$ 2 bilhões em caixa, dívidas escalonadas e com garantias de pagamento, obras em andamento e recursos assegurados para concluí-las.

Pelo menos uma promessa de campanha ele já deixou de cumprir: disse, quando buscava com vencer o eleitor de seus propósitos, que iria enxugar a máquina pública, reduzir o número de secretarias. Não o fez. Pelo contrário, aumentou o número de pastas, criando a da Transparência e a da Agricultura Familiar.

Mas impôs metas aos auxiliares e estabeleceu prazo para que os resultados comecem a aparecer.

Até o final de março, próximo dos 100 dias de governo, todos os secretários precisarão dar conta do que fizeram para “reduzir as desigualdades do povo maranhense”, frase usada quase como mantra pelo novo governador.

Quem não tiver o que mostrar, terá de deixar o cargo.

E é com esta realidade que o governador começa a usufruir do sonho que acalentou desde a infância, e que alcançou aos 46 anos.

A hora da verdade chegou…

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

10368199_10203920949572470_619692627524387861_n
Daniela Cunha e o marido Tema Cunha, prefeito de Tuntum

O cargo de diretor ou diretora geral de um hospital do porte do Socorrão de Presidente Dutra deveria, pela via de regra ser ocupado por um médico ou médica com pós-graduação ou especialização. Deveria. Mas não é isso que acontece no maranhão e em especial aqui no município. O que sempre prevaleceu, foi o apadrinhamento político. E não está sendo diferente nesse início do “governo da mudança” de Flávio Dino (PC do B). O novo governador indicou para Diretoria Geral do Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (HUEPD) uma Nutricionista. Trata-se de Daniela Cunha, esposa do prefeito de Tuntum, Tema Cunha, não por critério técnico, mas por critérios meramente políticos.

Três pesos pesados da política que apoiaram Flávio Dino, Carlos Brandão, vice-governador, Orlando Pinto, vice-prefeito de Presidente Dutra e o vereador Zezão, entraram na briga pela indicação. Como rolo compressor, Tema esmagou todos exigindo de Flávio Dino a indicação da mulher. Uma fonte de dentro do novo governo revelou ao Blog o verdadeiro interesse do prefeito de Tuntum pela diretoria do HUEPD; “Ele (Tema) conseguiu convencer o governador (Dino) que, com a mulher no cargo, fica mais fácil elegê-la deputada estadual ou federal”, afirma a fonte. Só precisa mesmo é combinar com o eleitor.

Por muito pouco a indicação de Daniela Cunha não cria um grande problema para o governador Flávio Dino, não fosse os demais pretendentes terem usado o bom senso e aceitado de boa.

Explica-se: O mais cotado para a direção geral do Socorrão era o Odontólogo Osny Lima, pós-graduado e especialista em administração financeira hospitalar, ex-diretor do órgão e grande líder político de Santo Antônio dos Lopes. Sarneyzista histórico, Osny foi a primeira liderança a romper com a chamada oligarquia e declarar apoio ao projeto comunista de governo. Em troca, na época, teriam garantido seu retorno ao Socorrão como Diretor Geral. Mesmo traído, Osny Lima optou pelo bom senso, talvez não querendo desgastar o governo logo no seu início e aceitou a “traição comunista” numa boa.

Osny Lima, Marcos Pacheco (Sec. Est. de Saúde), Daniela Cunha e Orlando Mauro
Osny Lima, Marcos Pacheco (Sec. Est. de Saúde), Daniela Cunha e Orlando Mauro

A nova diretoria do Socorrão ficou assim:

Diretora Geral: DANIELA CUNHA – Nutricionista e Primeira Dama de Tuntum

Diretor Administrativo: OSNY LIMA – Odontólogo

Diretor Clínico: ORLANDO MAURO – Médico e Candidato derrotado à Prefeitura de Senador Alexandre Costa.

Estrada do Povoado Alegre.
Estrada do Povoado Alegre.

O prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho vem mostrando a cada dia que passa, está preocupado com o bem estar da população presidutrense. Uma prova disso foi a visita que ele fez às obras de recuperação da estrada de acesso ao Povoado Alegre em plena antevéspera de Ano Novo, 30/12.

Acompanhado do Secretario Chefe de Gabinete Clailson Nascimento e do Supervisor de Obras da Prefeitura Pedro Gomes, Juran Carvalho caminhou pela estrada, conversou com moradores da localidade e inspecionou a colocação de bueiros num trecho da estrada. Dos moradores recebeu e agradecimentos.

DSC_8765
Prefeito Juran Carvalho conversando com moradores

A estrada que está sendo recuperada com recursos próprios do município, começa na BR-226 sentido Graça Aranha e interliga o Alegre aos Povoados Poço Dantas, Rebôjo, São Francisco e Jenipapo, saindo na BR-226 próximo à entrada de acesso ao povoado Firmino. Uma obra esperada pelos moradores há mais de quarenta anos.

DSC_8782

luizim macedo
Luizinho Macêdo, futuro diretor da CIRETRAN

O empresário do ramo de venda de veículos Luizinho Macêdo é o nome indicado para dirigir a 12ª CIRETRAN de Presidente Dutra, garante ao Blog uma fonte ligada ao novo governo que toma posse às 17h desta quinta-feira.

A princípio a indicação seria o nome do filho do empresário, mas prevaleceu a escolha pessoal do governador Flávio Dino que preferiu Luizinho Macedo. O nome do empresário para direção do órgão foi muito bem recebida pela classe empresarial local e da região. Luizinho Macêdo é tio do prefeito de Dom Pedro Hernando Macêdo e mora em Presidente Dutra há quase vinte anos onde tem uma concessionária de veículos (Policar Veículos), portanto conhece muito bem ramo e deve encarar essa nova etapa de sua vida como um desafio, e com certeza, sairá vencedor, porque, quem conhece Luizinho, sabe da sua competência e por este motivo fará um grande trabalho à frente do órgão de trânsito.

O titular deste Blog é amigo de Luizinho Macedo há mais de Trinta Anos, desde os tempos em que o mesmo era dono de uma das primeiras Boates (era por este nome que eram conhecidas as danceterias da época) de Dom Pedro, a famosa Inflação, que fez muito sucesso na nossa juventude. Apesar de estarmos sempre em lados opostos, nunca misturamos amizade com política, eis aí o sucesso de sermos bons amigos há tanto tempo. O Blog deseja sucesso ao futuro diretor da CIRETRAN.

Flávio Dino registra “Programa de Governo” no TRE durante a campanha: “65 pontos” em quatro anos.
Flávio Dino registra “Programa de Governo” no TRE durante a campanha: “65 pontos” em quatro anos.

O doutor Flávio Dino (PCdoB) sequer assumiu o governo do Maranhão e já fala em “herança maldita”.

Parece discurso de quem precisa de uma “carta de seguro” para justificar um eventual fracasso na implantação, em apenas quatro anos, dos 65 pontos do “Plano de Governo” apresentado no horário eleitoral e registrado no Tribunal Regional Eleitoral pelo então candidato Flávio Dino.

Entre os “65 pontos” (“65? é uma alusão ao número do partido do governador eleito) destacam-se:

1. Programa Água para Todos, que visa garantir água e banheiro na casa de todos os maranhenses.

2. Programa “Minha Casa, Meu Maranhão”, proposta de transformar o governo do Estado em parceiro do Governo Federal também na construção de casas, com a meta de reformar ou construir 200 mil unidades habitacionais no Maranhão.

3. Programa Segurança para Todos, que pretende dobrar o número alternativas e no método APAC para execução penal.

4. Implantar o Pacto Pela Vida, programa inspirado no governo Eduardo Campos cujo objetivo é estabelecer um novo modelo de governança da segurança

5. Criar o Programa “Mais Médicos Maranhão” com a finalidade de superar o déficit de profissionais no Estado, já que o Maranhão possui, segundo a campanha do comunista, somente 0,7 médicos para cada 1.000 habitantes (a pior relação do país).

Veja o “Programa de Governo com 65 metas”.

Vale ressaltar, que muitas das propostas contidas no “Programa de Governo” do comunista vão precisar de ajuda substancial do governo da presidenta Dilma para possam ter algum êxito, e a previsão da economia do país para 2015 não é das melhores.

Os políticos que ganham eleição, seja ela em qual nível for, têm que parar com essa história de “herança maldita”.

Ora, será que ao decidir por uma candidatura de prefeito, governador ou presidente, o pretende não tem conhecimento de que corre o risco de pegar uma “bomba”? É justo ou mesmo honesto com o eleitor o sujeito ganhar uma eleição, assumir o cargo e passar quase o mandato inteiro pondo culpa no antecessor por não conseguir honrar os compromissos de campanha?

Seja como for, não pega bem para um governador eleito no bojo de um sentimento renovador e mudancista, nem sequer tomar posse e já começar com essa conversa fiada de “herança maldita”.

É aquele velho ensinamento da vovó: “Quem não pode com o pote, não segura na rodilha”.

.

.

Por Robert Lobato

Arquivos do blog