- Adonias Soares
- 09/02/2015
- Deixar Comentário
Apesar de dá uma extensa explicação ao jornalista Diego Emir, o ex-deputado federal Domingos Dutra, o “Fute”, não conseguiu convencer seus amigos e correligionários de que foi ele quem pediu demissão e não fora demitido pelo governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B) do cargo que ainda nem tinha assumido em Brasília, o de Secretário-Chefe de Representação Institucional no Distrito Federal.
Domingos Dutra enviou carta de demissão a Flávio Dino na última quinta-feira. No documento o ex-deputado alega razões pessoais. “Eu quero deixar bem claro, eu não fui exonerado, eu desisti de assumir o cargo por questões que não vou expor a imprensa e deixarei reservada ao governador, através da minha carta”, declarou.
Dutra se viu enrascado com aliados próximos do governador comunista depois de se posicionar, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, sobre reportagem denunciando a contratação de parentes de secretários estaduais. “Do ponto de vista jurídico, é evidente que não caracteriza nepotismo. Sob o ponto de vista político, não deixa de ser um certo incômodo, porque afinal de contas a gente vinha se debatendo com o grupo Sarney”.
A declaração de Dutra teria causado um mal estar dentro do governo Dino e azedado as relações entre os dois.
Para piorar ainda mais a situação, no último dia 06 de fevereiro, o filho de Dutra foi demitido do ITERMA – Instituto de Terras do Maranhão. Domingos Francisco Dutra Neto, ocupava o cargo em comissão de Chefe da Divisão de Ação Fundiária IV, Símbolo DAS-3. O ato foi publicado no Diário Oficial. Dutra jura de pés juntos que vai atuar como advogado na região do Maiobão e Paço do Lumiar, mas é bem provável que ele mire sua metralhadora giratória contra o governo Dino, governo que ele ajudou eleger.
Somente agora, Domingos Dutra descobriu quem é o verdadeiro “Fute”.
Em tempo: “Fute” era o termo pejorativo que o ex-deputado federal Domingos Dutra sempre usou quando se referia ao ex-presidente José Sarney.
- Adonias Soares
- 02/02/2015
- Deixar Comentário

O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Raimundo Melo, revogou nesta segunda-feira (2) a prisão domiciliar de Salete Silva Varão, condenada a 16 anos de prisão, por ser a mandante do assassinato de seu marido Antonio Lopes Varão, em 11 de dezembro de 2010, no Hospital Municipal de Bom Jardim, onde atuava como médico.
A decisão do magistrado foi tomada após analisar habeas corpus ajuizado no plantão judicial do recesso forense. Na ocasião, a desembargadora plantonista Nelma Sarney deferiu liminar para que Salete Varão passasse a cumprir regime de prisão domiciliar, por ser portadora de pressão alta.
Ao receber o processo para dar continuidade ao julgamento, o desembargador Raimundo Melo (relator) entendeu não estarem presentes os requisitos necessários para análise do pedido defensivo.
Para o magistrado Melo, o pedido inicial não poderia ter sido analisado pelo TJMA, tendo em vista a inexistência de provas de que o pedido de prisão domiciliar tenha sido feito ao Juiz da 1ª Vara de Execução Criminal de São Luis, sendo inviável qualquer pronunciamento sobre a matéria neste momento, sob pena de se incorrer em supressão de instância.
Após rejeitar o habeas corpus, o desembargador determinou que fosse expedido mandado de prisão em desfavor de Salete Silva Varão, obrigando-a a retornar ao Complexo Penitenciário, para cumprir a pena pela qual foi condenada.
O crime
No dia 11 de dezembro de 2010, dois homens se dirigiram ao Hospital Municipal de Bom Jardim se passando por pacientes, e ao serem atendidos pelo médico Antônio Lopes Varão, dispararam dois tiros contra a vítima, que morreu no local.
Após o crime, os dois pistoleiros conseguiram escapar em companhia de mais outras duas pessoas em um Ford Fiesta branco. Quando da fuga, o automóvel em que os bandidos estavam capotou na BR-222, em Vitória do Mearim e um deles, identificado como Daniel Oliveira Rodrigues,que seria amante de Salete Silva, morreu.
Já no dia 3 de julho, a mandante do crime e mulher da vítima foi presa quando retornava a São Luís, vindo do Pará, de trem. Ela foi levada para o Presídio Feminino, em Pedrinhas, tendo sido condenada a 16 (dezesseis) anos de reclusão pelo Tribunal do Júri da Comarca de Bom Jardim.
As informações são do TJMA
- Adonias Soares
- 02/02/2015
- Deixar Comentário
O deputado Antônio Pereira (DEM) tomou posse na manhã de domingo (1º), durante concorrida solenidade na Assembleia Legislativa, para exercer seu quarto mandato confiado pelo povo no poder Legislativo Estadual, durante o quadriênio 2015/2018.
Antônio Pereira foi eleito com 73. 353 votos e se destacou como o quinto mais votado nas eleições do dia 5 de outubro de 2014. O parlamentar foi eleito pela coligação Pra Frente Maranhão 2 (PMDB, DEM, PTB, PV, PT do B, PSC, PRTB e PR), que elegeu 16 deputados.
Ao participar da posse ao lado da esposa Carol Pereira, familiares, amigos e correligionários políticos, Antônio Pereira agradeceu a Deus, aliados e eleitores, que favoreceram mais um momento de glória em sua brilhante a atuante careira política.
TRABALHO CONJUNTO
Antônio Pereira disse que com a experiência adquirida desde o primeiro mandato, será possível trabalhar ainda mais pelo Estado do Maranhão, especialmente pela população das regiões Tocantina, Sul e Central que muito precisam da ajuda do poder público.
O democrata defendeu um trabalho conjunto entre o Governo e a Assembleia. “Flávio Dino foi eleito com grande esperança do povo. Nossa experiência está à disposição. Entendemos que podemos trabalhar mais pelo povo nesse momento histórico”, afirmou.
Como prioridade de trabalho, Antônio Pereira elegeu sua principal bandeira de luta desde o primeiro mandato, em 2002: a saúde pública. Entretanto, o democrata promete trabalhar também pela infraestrutura, educação e outros reclamados pelo povo.
- Adonias Soares
- 31/01/2015
- Deixar Comentário
O presidente da OAB/MA, Mário Macieira; o presidente da Comissão de Prerrogativas, Erivelton Lago; e o procurador de Prerrogativas da Seccional Maranhense, Carlos Brissac; acompanham pessoalmente o caso envolvendo a advogada Thuany Alves, da cidade de Santa Inês, e o juiz do trabalho substituto da Vara do Trabalho daquela cidade, Mario Lucio Batigniani, que agiu de forma arbitrária durante itinerância na cidade de Zé Doca/MA, ferindo as prerrogativas profissionais da advogada.
A advogada relata que “devido à desorganização da pauta, a falta de acesso aos autos e erro primário do magistrado” entrou com pedido de desistência dos danos morais em ações de insalubridade. No momento em que a profissional começou a ditar o número da ação da qual havia requerido o pedido de desistência, de acordo com o pregão de cada reclamante, o magistrado em tom agressivo, alto e irônico, disse: “Doutora, assim não dá, cala a boca”. E, erguendo-se da sua cadeira continuou. “Quer sentar no meu lugar, quer sentar no meu lugar?”.
Após esses e outros fatos, o juiz ainda entrou com uma ação de indenização por danos morais contra a advogada. A audiência para julgar o recurso ocorreu nesta semana, com a presença da Thuany Alves, do presidente da Comissão de Prerrogativas, Erivelton Lago, e do procurador de Prerrogativas, Carlos Brissac. Não houve acordo entre as partes, mas a Seccional Maranhense já toma providência para prestar a devida assistência à advogada, como o encaminhamento de uma representação junto à Corregedoria do TRT da 16ª Região sobre o comportamento do magistrado.
Ainda conforme informações do presidente da OAB/MA, o juiz deverá ser notificado para, nos próximos dias, prestar informações sobre o caso, se assim desejar, e com ou sema manifestação do magistrado, o caso será levado ao Conselho Seccional para aprovação do Desagravo que deverá ser realizado lá na Vara de Santa Inês.
(Com informações da OAB-MA)
- Adonias Soares
- 31/01/2015
- 1 Comentário
A Caixa Econômica Federal (CEF), por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), abriu inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível médio e técnico.
A seleção será para composição de cadastro reserva e as vagas serão distribuídas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (6), na página do Ciee na internet. O edital e demais informações também podem ser obtidos no site.
Saiba mais acessando a nossa página em Concursos.
- Adonias Soares
- 30/01/2015
- 1 Comentário
O final de tarde desta sexta-feira chegou com uma triste notícia para os últimos 46 funcionários contratados do Socorrão de Presidente Dutra que trabalhavam no Anexo de Tuntum. A informação foi enviada via Watsapp por uma fonte do Blog naquela cidade. Entre os que foram colocados no olho da rua sem dó nem piedade estavam; Porteiros, Cozinheiras, Enfermeiras, Técnicos de Enfermagem, Maqueiros, entre outros. Só escaparam da degola duas enfermeiras e uma nutricionista de Presidente Dutra, e é claro, uma irmã do ex-secretário de saúde de Tuntum Marcos Carvalho, atualmente assessor da Secretaria Estadual de Saúde, esclarece a fonte.
Desta vez a Diretoria Geral do Socorrão inovou em não divulgar a lista com os nomes dos demitidos com medo de vazar para os blogs como aconteceu ontem (quinta-feira), mandando para o Anexo a chefe do Recursos Humanos Lucimar Quixaba cumprir “a missão”. Ela chamou um a um e foi dando a triste notícia da demissão. Muitos ficaram tristes, outros revoltados. Ficar triste e revoltado porque? Afinal, vivemos atualmente, um “governo de mudança”.










