Mais outros dois novos aliados respondem ações do MP/MA e MPF pela mesma prática. Maioria do dinheiro desviado é de recursos federais

Embora carregue o discurso de que representa a mudança na política do Maranhão, o pré-candidato por uma parte da oposição, Flávio Dino (PCdoB), caso eleito em outubro próximo, deve mesmo governar com políticos envolvidos em corrupção.

Nos últimos 15 dias, após o fechamento de novas alianças ao seu projeto político, o comunista pousou alegremente para fotos abraçado com gente conhecida pela Polícia Federal. Para que se tenha uma ideia, o tamanho do histórico dos novos aliados de Dino, mesmo resumido, força a publicação de um longo texto.

COMANDO VERMELHO Comunista caminha para montar comitê no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
COMANDO VERMELHO: Flávio Dino caminha para montar comitê no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Alderico Campos

Um deles é o vereador de Paço do Lumiar, Alderico Campos, do DEM, que nos últimos meses de 2012 foi flagrado pela PF atuando numa quadrilha que fraudava licitações e desviava recursos públicos federais da educação do município, por meio de empresas fantasmas e vários tipos de documentos falsificados.

Além de responder por diversas ações do Ministério Público Estadual (MP/MA) e por corrupção passiva e prevaricação, o novo aliado de Dino carrega ainda em seu curriculum uma ação de improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), em março do ano passado.

O MPF descobriu que, mesmo sendo vereador e presidente da Câmara, Alderico permaneceu como sócio administrador da empresa Qualitech Engenharia Ltda., e firmou contrato para realizar obras para diversos órgãos federais, como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) e Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Soninha e Tema

Quem também decidiu apoiar Dino em prol da propalada mudança na forma de governar o Maranhão foi a ex-prefeita de Axixá, Maria Sônia Oliveira Campos, a Soninha. Ela foi ‘conquistada’ a pular para o barco comunista pelo ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema.

Em 2007, quando já caminham juntos nos mesmos projetos pelo Maranhão, Soninha e Tema foram presos na Operação Rapina, da Polícia Federal. De acordo com investigação da PF e da CGU (Controladoria Geral da União), a estimativa é que a dupla tenha desviado cerca de R$ 1 bilhão dos cofres públicos. Eles foram soltos após concordarem em em participar da delação premiada, benefício pelo qual indiciados ou acusados podem reduzir eventuais penas se ajudarem na elucidação de crimes.

ABRAÇADOS PELA MESMA CAUSA Dino pretende mudar o sistema político do Maranhão ao lado do monitorado pela PF por desvio de verbas públicas, Eduardo Castelo Branco.
ABRAÇADOS PELA MESMA CAUSA: Flávio Dino pretende mudar o sistema político do Maranhão ao lado do monitorado pela PF por desvio de verbas públicas, Eduardo Castelo Branco.

Eduardo Castelo Branco

Participante da mesma quadrilha do vereador Alderico Campos, o novo aliado de Dino, abraçado com o comunista na foto acima, é o ex-secretário de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Paço do Lumiar durante boa parte da gestão da prefeita Bia Venâncio, e fazendeiro de Anajatuba, Eduardo Castelo Branco, do PP.

Além de carregar várias denúncias do MP/MA por fraudes em licitações, ele foi um dos ‘presenteados’ pela Polícia Federal com uma tornozeleira eletrônica, por envolvimento no desvio de R$ 15 milhões de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Mousinho

Outro que recebeu o abraço apertado do ex-presidente da Embratur foi o ex-prefeito de Santo Antônio dos Lopes e fazendeiro de Capinzal do Norte, Raimundo Quinco de Lima Filho, o Mousinho (PSB), que estava no Grupo Sarney desde 1966, sem qualquer reclamação ao governo da Oligarquia, até perder a eleição para o novo prefeito da cidade, Eunélio Macêdo Mendonça.

fabio-macedo-flavio-dino-mousinho-marcelo-tavares
O MARANHÃO É DE TODOS ELES: No mesmo dia em que se aliou à Alderico Campos, Flávio Dino também recebeu o apoio do aliado de Ricardo Murad em Santo Antônio dos Lopes, o Mousinho (camisa branca). O acerto da aliança com o comunista foi feito após uma conversa generosa com o oligarca de Dom Pedro, Fábio Macedo, que quer ser deputado estadual.

Fiel escudeiro do secretário de Saúde e de Segurança Pública, Ricardo Murad, Mousinho deixou como marca de sua gestão a contratação de centenas de funcionários sem concurso público, o que motivou o MP/MA à acioná-lo. Logo nos primeiros meses que comandou Santo Antônio dos Lopes, em pouco mais de um ano, os gastos com pagamentos de funcionários pela prefeitura, que eram inferiores a R$ 270 mil, chegaram a R$ 458.696,77.

Portal Atual7

O engenheiro Marcos Fernando Jacinto assumiu o comando da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) em substituição ao também engenheiro Fábio Gondim. No comando da pasta desde o dia 2 de abril, ele afirma que dará continuidade ao trabalho já realizado e também implementará novas ações.

?O principal aspecto da nossa gestão é a orientação para resultados, com a aplicação da metodologia de gerenciamento de projetos e o trabalho em equipe para a continuidade dos projetos da secretaria, conforme as diretrizes estabelecidas pela governadora Roseana Sarney?, declarou Marcos Fernando.

De acordo com o secretário, os preceitos que norteiam a atuação da Segep continuarão a ser seguidos. ?Continuaremos o trabalho de valorização do servidor e de melhoria na qualidade dos serviços, zelando pelos princípios da administração pública da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência?, afirmou Marcos Fernando Jacinto que ocupava o cargo de subsecretário desde a criação da Segep.

luisfernandonova1-221x300A propósito da minha pré-candidatura ao Governo do Maranhão, comunico à sociedade maranhense que:

1 – Na proximidade do período eleitoral, os grupos políticos iniciam um processo de articulação visando à escolha de nomes para a disputa. A cultura política brasileira instituiu para esse período a figura do pré-candidato;

2 – Em julho de 2013, as lideranças políticas do grupo ao qual pertenço atribuíram a mim tal condição de pré-candidato e não de candidato. Aproximando-se a campanha propriamente dita, é natural, no mundo político, que tal condição se altere, no interesse do êxito eleitoral;

3 – Concluída a missão de auxiliar do governo, na qual tive a honra de exercer, a convite pessoal da Governadora, os cargos de Secretário-Chefe da Casa Civil e de Secretário de Estado de Infraestrutura, após análise da conjuntura política e dos prováveis cenários em que ocorrerá a campanha eleitoral, manifestei a Sua Excelência, antes da data da minha desincompatibilização e do seu anúncio de permanecer ou não à frente do Poder Executivo até 31 de dezembro, a decisão de não concorrer ao pleito, deixando a critério do grupo político o momento adequado para promover a devida substituição;

4 – Ressalto a confiança, o apoio e a distinção de que sempre fui alvo por parte da Governadora Roseana no exercício dos referidos cargos de Secretário de Estado bem como na atividade político-institucional a eles inerentes;

5 – Destaco, também, que integro o círculo de amigos pessoais da governadora Roseana Sarney e dos seus familiares;

6 – Nesta oportunidade comunico, também, a decisão de permanecer como integrante do grupo, prestando apoio político ao Governo Roseana Sarney e me mantendo na luta pelo desenvolvimento do Maranhão;

7 – Valho-me desta oportunidade para manifestar a minha gratidão à Governadora, aos Senadores, aos ex e atuais deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que integram o nosso grupo político, assim como aos líderes comunitários e estudantis, dirigentes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, militantes partidários, imprensa, usuários das redes sociais, cidadãos e cidadãs de todo o Maranhão que me acolheram, apoiaram e estimularam o cumprimento da missão de levar obras públicas a todas as cidades maranhenses;

8 – Finalmente, ao Maranhão, que testemunhou em mim compromisso e dedicação ao trabalho, reafirmo a esperança, que me conduziu durante todos esses anos, por um futuro ainda melhor.

São José de Ribamar, 07 de Abril de 2014

Luis Fernando Silva

Tudo leva a crer que a pessoa acidentada, trata-se do empresário Raimundo Butão,  proprietário da Distribuidora Cordina.

DSC07399

Agora a tarde por volta das 15:00 empresário de Barra do Corda, que se identificou, ainda meio tonto, como Raimundo e disse ser da Distribuidora Cordino, o qual se envolveu em um acidente ao se aproximar da cidade de São Mateus.Segundo relato de outros motoristas o carro, uma S-10 prata com placa JKG-0613 de Brasília – DF saiu da pista após passar por uma curva em alta velocidade. O carro ficou totalmente imprestável, porém o motorista sofreu apenas escoriações e foi levado lúcido para o hospital em São Mateus para que o médico pudesse avaliá-lo melhor.

DSC07400

Curiosos chegaram logo e outros motoristas que passavam por ali no momento ajudaram-no a sair do carro, pois estava usando cinto de segurança e teve dificuldade e sair sozinho. Nós do blog chegamos um pouco depois e pudemos notar a aflição do motorista naquele momento.

Veja as imagens:

DSC07405

DSC07404

Do Portal Centro Sul Maranhense

Foto 1 Secid - obras de pavimentação
Secretário Silvano Neto e demais autoridades inauguram obra em Urbano Santos

O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto, inaugurou, nesta quinta-feira (3), obras de pavimentação de vias urbanas e a construção de sistema de abastecimento de água no município de Urbano Santos. Presentes, a prefeita Iracema Vale; o ex-secretário de Cidades, Hildo Rocha; além de lideranças políticas, trabalhadores rurais, secretários municipais e vereadores.A pavimentação em Urbano Santos ira beneficiar milhares de pessoas. A primeira etapa contemplou o bairro da Fazenda e a segunda interligará povoados do município. Na oportunidade foram inaugurados dois poços na comunidade Liberdade.”Urbano Santos é mais uma cidade contemplada por um programa importante de pavimentação de vias urbanas. A população está satisfeita com a presença do Governo do Estado, por fazer parcerias com a prefeitura, trazendo asfalto e construindo poços nos povoados, o que beneficia diretamente mais de 600 famílias”, declarou Silvano Neto.A prefeita Iracema Vale anunciou vários investimentos do Governo do Estado no município nas áreas de infraestrutura, habitação, educação, saúde e agricultura. Ela afirmou que o trabalho em conjunto do Governo do Estado com município é fundamental para promover o desenvolvimento. “Só temos a agradecer o apoio do Governo do Estado em investir em nosso município, através de obras de infraestrutura e de saneamento”.A presidente da Associação Sororoca, Francisca Sousa, lembrou que a pavimentação também promove a educação. “Esperamos muito e acreditamos neste trabalho da Prefeitura com o Governo do Estado, trazendo asfalto, água e acesso a moradia digna”.

Arquivos do blog