Tudo indica que o novo Secretário de Segurança Pública do Maranhão Ricardo Murad não está pra brincadeira. Na primeira reunião com o comando de greve da PM e com os comandantes de batalhões, a classe decidiu pelo fim da greve na tarde desta sexta-feira 04/04.

Os policiais militares decretaram greve no dia 26 de fevereiro. Eles ficaram aquartelados no estacionamento da Câmara Municipal de São Luís.

A reivindicação se deu ao reajuste de 7% concedido pelo governo do Estado à categoria. Os servidores queriam reajuste de 18% e questões relativas à jornada de trabalho.

Na tarde desta sexta, a greve dos policiais e bombeiros militares do Estado do Maranhão  chegou ao fim.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou nesta sexta-feira (4), o resultado do processo seletivo simplificado para contratação temporária de 304 profissionais que irão atuar no Programa Segundo Tempo (PST). A lista nominal dos candidatos aprovados está disponível do endereço eletrônico da secretaria (www.educacao.ma.gov.br)

Ao todo, foram ofertadas 300 vagas para os cargos de coordenador de núcleo e monitor de atividades esportivas (150 vagas por cargo) e 4 vagas para coordenador geral, coordenador pedagógico, coordenador setorial e técnico administrativo (1 vaga por cargo).

O programa, do Ministério do Esporte, visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional e promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Os contratos terão duração de 24 meses e as atividades serão desenvolvidas em 150 núcleos nos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (município de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar).

Os 150 núcleos do programa funcionarão em escolas e associações de bairros e cada um deverá atender 100 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos. Serão realizadas atividades cinco vezes por semana, sendo, no mínimo, 3 modalidades esportivas por dia.

Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Colinas e Bacabal são alguns dos municípios maranhenses que ainda não informaram a cobertura desta primeira fase da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que será encerrada na quinta-feira (10).  A campanha teve início no dia 10 de março em todo o país, com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero. No Maranhão, a meta é imunizar 221.146 mil adolescentes maranhenses do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade.

A chefe do Departamento de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria Helena Almeida disse que a cobertura registrou até agora 98.895 adolescentes imunizadas, o que corresponde a um percentual de 44,72% da meta. “O grande problema é que muitos municípios não estão informando no sistema do Ministério da Saúde. Os municípios de Pedreiras, Balsas e Riachão são alguns dos que já cumpriram as metas”, informou.

No Maranhão a vacina está disponível nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Esta é a primeira etapa da campanha que terá ainda mais duas doses. “A próxima dose será em setembro”, adianta Helena Almeida. Para atingir esta meta, a estratégia de vacinação será disponibilizar, além das doses nos postos e unidades da rede pública do país, vacinação também nas escolas públicas e particulares.

Doses

Cada adolescente deverá tomar três doses para ter proteção total, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose.  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. No Maranhão a meta é atingir 80% do público-alvo. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.

Na campanha será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) de HPV. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero – terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

governadora Roseana Sarney

“Em primeiro lugar boa tarde a todos vocês. Como eu tinha prometido a todos, que iria falar na sexta-feira, hoje eu estou aqui para dizer a todos vocês, comunicá-los, que eu vou ficar no governo. Eu vou ficar porque eu quero terminar o que eu iniciei. Quero terminar as minhas obras. Quero terminar as minhas ações do governo. Quero deixar aqui cumprido o compromisso que eu tive com o povo maranhense ao me eleger governadora do Maranhão nesse último mandato. Eu sei que tem oito meses pela frente de muito trabalho, de muito empenho, e vou me empenhar para fazer o melhor governo da minha vida e fazer com que o Maranhão continue crescendo, mudando, se desenvolvendo. Por isso eu resolvi ficar no governo até o final. Obrigada. Vou conversar com vocês em outra ocasião, mas no momento só tenho essa declaração a fazer”, disse.

Foto 3 Luis Fernando -  funcionários da Sinfra

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, reuniu funcionários do órgão nesta quarta-feira (2), para agradecer pelo trabalho prestado por eles durante o período de 1 ano e 3 meses em que ele esteve no comando da pasta. Na solenidade, que contou com a presença de funcionários de todos os setores do órgão, Luis Fernando passou o cargo interinamente para o engenheiro José Raimundo Frazão Ribeiro, atual subsecretário.

Foto 1 Luis Fernando - funcionários da Sinfra“Esse é um momento de agradecimento, em primeiro lugar a Deus, que nos dá tanta união, força e energia para fazer o trabalho que se faz aqui. E em segundo lugar quero agradecer a vocês, companheiros de trabalho, que entenderam que a Sinfra é um ambiente de muito trabalho e realizações”.

Luis Fernando ressaltou que a governadora Roseana Sarney depositou missões importantes para serem realizadas pela secretaria. “Não tenho dúvida que a determinação da governadora, o compromisso que ela tem com o estado e a decisão política que ela tomou de realizar o maior programa rodoviário da história do Maranhão é o que constituiu o norte para que todos nós nos engajássemos neste propósito”

A ligação de todas as sedes municipais por uma estrada asfaltada, entre outras obras rodoviárias, totalizando 1.400 km de novas estradas; a pavimentação de ruas e avenidas nunca antes asfaltadas nos 217 municípios, somando 1.100 km de novas ruas e avenidas; o início da construção do Anel Metropolitano de São Luís; a recuperação de 2.500 km de estradas, são algumas das obras desenvolvidas durante o período de trabalho.

Presentes o diretor do Deint, Antonio José Garrido Costa; os adjuntos de Projetos, Jorge Fumio Kusaba; de Obras Rodoviárias, José do Vale Filho; de Obras Civis, Aparício Bandeira Filho; de Gestão de Transportes, Hilário Ferreira Filho; o presidente da Comissão de Licitação da Sinfra, José Miguel Lopes Viana; funcionários de todos os setores; além da classe política, como o deputado estadual Hélio Soares, o prefeito Zito Rolim, ex-prefeitos e o presidente do PMDB Estadual, Remi Ribeiro.

Foto 2 Luis Fernando - funcionários da Sinfra

Pavimentação de cidades e estradas

Sobre o programa de Pavimentação de Vias Urbanas, incluído no Viva Maranhão, Luis Fernando lembrou que todos os municípios estão contemplados, independente do partido político dos prefeitos, totalizando 1.100 km de ruas e avenidas asfaltadas.

“Esse programa é, para mim, o de maior repercussão na qualidade de vida das pessoas. E eu, na condição de ex-prefeito, com a convicção municipalista de que para mudar o Maranhão é preciso melhorar as cidades, fiquei muito contente e agraciado por estar no comando deste início de trabalho, que não está terminado”.

Ele lembrou de outro desafio da Sinfra, o de garantir que todas as cidades maranhenses tenham acesso pavimentado. Segundo Luis Fernando, esta não é apenas uma obra de engenharia, é uma obra de conotação social.  “É pela estrada que passa educação, saúde, passa a produção, a renda, a qualidade de vida, a satisfação e a autoestima dos maranhenses”, confirmou.

Sobre a emoção e alegria de ver maranhenses sendo contemplados por obras do Governo do Estado, Luis Fernando agradeceu e dividiu com os servidores as impressões deste mais de um ano de trabalho à frente da Sinfra.

“Quero compartilhar com vocês as alegrias deste período, vendo milhões de maranhenses sorrindo, por que aquela estrada que era um sonho virou realidade, aquela rua problemática que há muitos anos era prometida estava acontecendo ali. Esse sorriso visto em cada rosto e esse pulsar forte que eu senti em cada coração de um conterrâneo nosso, agraciado com as obras eu quero dividir com vocês, pois esse mérito é muito mais de vocês do que meu”.

Grande Ilha

Luis Fernando relembrou que já teve início a 2ª etapa do Anel Metropolitano da Ilha de São Luís, que é duplicação da MA-203 trecho Araçagi/MA-204. A obra é mais uma realização do programa Viva Maranhão, com recursos de financiamento do BNDES.

A obra vai beneficiar os quatro municípios da Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, melhorando a mobilidade urbana dessas cidades.

“Eu estive em Brasília, com o subsecretário José Raimundo e equipe técnica da Sinfra, apresentando o plano de mobilidade urbana da Ilha com valor de quase R$ 8 bilhões. Já iniciamos dois trechos e os outros trechos estão totalmente projetados e alguns com recursos já assegurados”. 

“Aqui, onde trabalhamos com obras de engenharia, a gente não trabalha com o passado e sim com o presente, construindo o futuro com muito amor, alma envolvida, para que o futuro seja cada vez melhor. Saio com a sensação de dever cumprido”, finalizou Luis Fernando.

Ricardo e Roseana: nenhum disputará eleição.
Ricardo e Roseana: nenhum disputará eleição.

O atual secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB), não vai disputar a reeleição de deputado estadual.

Ele permanecerá no governo, ao lado da governadora Roseana Sarney, que já decidiu não mais concorrer a cargo algum.

Murad e Roseana acertaram a permanência dele em reunião que terminou agora há pouco no Palácio dos Leões.

Há um detalhe, porém: Ricardo não permanecerá na Secretaria de Saúde.

Mas esta é uma outra história.

E ninguém perde por esperar…

Arquivos do blog