milhomem1Ao que tudo indica, ainda nesta semana, o deputado estadual Tatá Milhomem (PSD) deve ser confirmado como novo secretário de Articulação Política do Governo do Maranhão.

O convite para Milhomem já havia sido feito pela governadora Roseana Sarney (PMDB), mas o parlamentar, com a permanência de Ricardo Murad na secretaria de Saúde, achou melhor continuar na Assembleia, pois entendeu ser mais útil no parlamento para o seu grupo político.

No entanto, Milhomem parece ter sido convencido do seu papel preponderante na Articulação Política e deve aceitar o convite de Roseana para a pasta, que ainda permanece vaga, apenas a secretaria-adjunta foi preenchida com a chegada de Rodrigo Valente, ex-secretário de Saúde de São José de Ribamar, na gestão Gil Cutrim.

Milhomem tem recebido alguns apelos para comandar a Articulação Política, alguns até público, como fez o deputado André Fufuca (PEN) na Tribuna da Assembleia Legislativa.

Mas, segundo informações obtidas pelo Blog, foi uma conversa e pedido feito pelo pré-candidato ao Governo do Maranhão Lobão Filho (PMDB), que parecem ter convencido Milhomem que ele pode ter papel importante na Articulação Política.

É aguardar e conferir.

Por Jorge Aragão

Por essa ninguém esperava. O juiz titular da comarca de Cururupu Celso Serafim Júnior tomou uma decisão pra lá de inusitada na última quarta-feira 09/04, após constatar a ausência do preso Marcos Rodrigues Piedade que não fora conduzido ao Fórum de Mirinzal, local da audiência, pela falta de viatura tanto civil como militar na Comarca. Serafim adiou a audiência para o próximo dia 21 de maio determinando que; “na falta de viatura, deverá a autoridade policial conduzir o acusado em lombo de burro, carro de boi, charrete ou taxi”.

Presente à audiência o advogado do denunciado, José Willima dos Santos e a testemunha arrolada pelo Ministério Público, Stênio da Costa Luna Júnior. A grande ausência, contudo, foi da Promotora de Justiça da Comarca, Lícia Ramos Cavalcante Muniz, justificada por telefone. O Juiz Celso Serafim Júnior deliberou que:

“Tendo em vista a dificuldade de locomoção do preso e a ausência da Senhora Promotora, uma ou outra injustificáveis, pois é risível os argumentos na medida em não é crível que o Estado não disponha de veículos para transportar seus presos, tanto quanto, diante da ausência da Senhora Promotora, embora justificada, pois, bastaria ao Estado através do seu órgão ministerial designar outro parquet (Promotor) para realização do ato, pois se trata audiência de réu preso que deve ser prioridade em sua tramitação. Redesigne-se audiência para o próximo dia 21 de maio às 15 horas, saliento que na impossibilidade de não haver viatura, deverá a autoridade policial deverá trazer o acusado em lombo de burro, carro de boi, charrete ou taxi”.

juiz mirinzal

Tucanos do Maranhão: jogo de interesses.
Tucanos do Maranhão: jogo de interesses.

Não é verdade que o senador Aécio Neves (MG) tenha ligado para o chefão comunista Flavio Dino, liberando o PSDB para apoiá-lo, em troca da vice.

Esta é uma invenção do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) para tentar construir um fato consumado em favor do afilhado do PCdoB.

Também não é verdade que o PSDB maranhense queira apoiar Flávio Dino em troca da candidatura a vice.

Este é um desejo pessoal apenas do deputado federal Carlos Brandão, que quer ser recompensado por ter que ceder suas bases eleitorais ao padrinho José Reinaldo.

Aécio Neves não falaria com Flávio Dino sem falar com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e com o ex-prefeito de São Luís, João Castelo.

Para Aécio Neves, estas são as duas lideranças que importam no contexto nacional do tucanato.

A lógica é simples: para o PSDB nacional – assim como para o PT, para o PMDB e qualquer outro partido que sonhe com o poder – mais vale um senador em Brasília que um vice de um estado como o Maranhão.

E desejo de Castelo, do deputado federal Pinto Itamaraty, dos deputados estaduais Gardeninha Castelo e Neto Evangelista, e de outras lideranças do PSDB nada tem a ver com o projeto de Flávio Dino.

Que segue acendendo vela para deus e para o diabo na tentativa de chegar ao poder.

Mas esta é uma outra história…

Por Marco D´Eça

O Governo do Estado publicou Medida Provisória, nº 169, reabrindo o prazo para adesão ao Plano de Carreiras do Servidor (PGCE). Agora, os cerca de seis mil servidores que deixaram de aderir ao Plano, poderão fazê-lo no prazo de 90 dias a contar da data de edição da medida, 01/04/2014.

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), por meio da secretaria adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep) e Assessoria de Projetos (Asspro), disponibilizará o acesso ao formulário próprio do termo de adesão, através de um link no Portal do Servidor, a partir da próxima segunda-feira, (14).

Os servidores ativos que quiserem aderir ao Plano de Carreiras devem se dirigir ao setor de Recursos Humanos do seu órgão de origem, para formalizar a opção.

Os aposentados e pensionistas deverão se dirigir à Superintendência de Pagamento de Benefícios Previdenciários, situada no Centro Administrativo do Estado, no Calhau, para saber se estão aptos a fazer a adesão ao Plano de Carreiras.

Deputado Antonio Pereira.
Deputado Antonio Pereira.

O deputado Antônio Pereira (DEM) protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, já encaminhada gerente de Relações Institucionais da Claro no Maranhão,   Dr. Antônio Leomagon, solicitando a imediata instalação de uma torre de telefonia celular no próspero Povoado Passagem Boa, localizado ás margens das BR-226, no Município de Lajeado Novo.

Antônio Pereira esclareceu que a torre é muito importante para atender a população, tendo em vista que o sistema de telefonia da Claro implantado na sede do  município de Lajeado Novo não alcança o Povoado Passagem Boa, deixando-o desta forma isolado das demais comunidades pelo sistema de telecomunicação.

Na indicação, o deputado Antônio Pereira reconhece o competente trabalho do gerente de Relações Institucionais da Claro, Dr. Antônio Leomagon, e acredita  que a Empresa de Telefonia  atenderá a reivindicação, que tem como objetivo beneficiar cerca de 4 mil pessoas do próspero Povoado Passagem Boa.

Prefeito Juran Carvalho, Vice Orlando Pinto e Dona Fátima Sodré durante entrega de Peixe no ano passado.
Prefeito Juran Carvalho, Vice Orlando Pinto, Dona Fátima Sodré e o vereador Irábio Brandão durante entrega de Peixe no ano passado.
DSCF2685
Prefeito Juran Carvalho e a Primeira Dama Dona Fátima Sodré fazendo a entrega de peixe ano passado.

A exemplo do que fez ano passado por ocasião da Semana Santa, quando distribuiu mais sete toneladas peixe, a prefeitura de Presidente Dutra, este ano, vai garantir novamente a pascoa de milhares de famílias carentes. Durante a reunião para elaboração do roteiro e locais de distribuição, o prefeito Juran Carvalho garantiu que a quantidade de peixe a ser doado será o dobro do ano passado; 16 Toneladas: “Este ano vamos expandir a distribuição de peixe a todos os povoados, o que não foi possível ser feito ano passado porque estávamos em início de administração e passando por certas dificuldades, mas nesta páscoa vamos entregar na sede e também nos povoados”, adiantou Juran.

Reunião para definir dia e locais de distribuição do Peixe durante a Semana Santa.
Reunião para definir dia e locais de distribuição do Peixe durante a Semana Santa.

O processo de seleção deste ano segue o mesmo critério do ano passado para tudo que é distribuído ou sorteado pela prefeitura, que são os beneficiários do Programa Bolsa Família do governo federal. Os mais de cinco mil cadastrados serão sorteados pelo número do benefício. “Vamos fazer de tudo para que todas as famílias carentes do nosso município, que estejam cadastradas no Bolsa Família, recebam o peixe e com isso ter uma alimentação melhor na semana santa”, finalizou a Secretária de Assistência Social Winistan Oliveira.

Arquivos do blog