DSC_2440

O tema escolhido para o desfile deste ano foi a Literatura e as 24 escolas que desfilaram, esbanjaram criatividade e ousadia. Criatividade nas fantasias e adereços e ousadia na adaptação dos temas.

DSC_2233

Quem abriu o desfile foram os alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Presidente Dutra.

DSC_2422

O Colégio Elicéu Monteiro Alves, por exemplo, teve que adaptar a literatura à agricultura e deu um show.

As demais escolas fizeram um passeio por outros universos, como a música e as obras de escritores consagrados, como o maranhense Aluízio Azevedo, o pernambucano Ariano Suassuna e o baiano Rui Barbosa.

DSC_2293

DSC_2600

O mundo encantado de Monteiro Lobato, foi um dos principais destaques mostrando os personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo.

O diferencial deste ano foi o horário do desfile de sete de setembro, que começou a partir das 18 horas. O clima agradável foi muito bom para os alunos que desfilaram e pra quem foi assistir.

O desfile foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e no palanque a presença de vereadores, secretários municipais e do prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho, que aproveitou para fazer uma avaliação da evolução e criatividade das escolas municipais, estaduais e particulares; “Mais uma vez as escolas e os alunos de Presidente Dutra, mostraram talento e criatividade no desfile de sete de setembro, só tenho que parabeniza-los por este grande espetáculo cívico”, finalizou. Abaixo mais fotos do desfile. Clique na imagem para ampliar.

Antonio Pereira na casa do verador Pimentel

O deputado Antônio Pereira agradeceu o apoio político de dez veradores Imperatriz, de centenas de lideranças e de milhares de eleitores, que querem  o democrata no quarto mandato na Assembleia, para continuar trabalhando pela Região Tocantina e pelo Maranhão.

Na Câmara Municipal de Imperatriz, Antônio Pereira recebe apoio dos vereadores José Carlos (presidente eleito), Richard Silva, Antônio José, Antônio Pimentel, Esmeradson de Pinho, Eudes Silva, Fidelis Uchôa, Terezinha Soares e Fátima do Avelino.

Ao cumprir agenda política em Imperatriz – acompanhado da esposa Carol Pereira – Antônio Pereira recebeu, também,  apoio de milhares de eleitores, em reuniões nas residências dos vereadores Antônio José, Pimentel, Esmeradson Pinho e Fidelis Uchoa.

Antônio Pereira e os vereadores de Imperatriz

COMPROMISSO DE TRABALHO

 ntônio Pereira firmou compromisso para conseguir os benefícios cobrados pelo povo, e elegeu como prioridade no quarto mandato entregar o Hospital de Alta Complexidade de Imperatriz, com cirurgia cardíaca, transplante renal e cirurgia ortopédica.

Para os vereadores, as manifestações de apoio foram o reconhecimento do trabalho que Antônio Pereira realizou, durante três mandatos, em benefício do povo de Imperatriz e da Região Tocantina, especialmente no setores de saúde e infraestrutura.

Os vereadores entendem que apoiar a reeleição do deputado Antônio Pereira – o mais legítimo representante da Região Tocantina – é a certeza que o trabalho vai continuar e a população será beneficiada com importantes obras em todos os setores.

Antonio Pereira na casa do vereador Antonio José

De O Estado do Maranhão

Os dois principais candidatos na disputa pelo Governo do Maranhão, Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, e Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão”, reagiram de maneiras distintas ao resultado da primeira pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de voto no estado para as eleições de 2014.

Lobão Filho

Os números foram divulgados no sábado à noite, durante o JMTV 2ª- edição, e apontam que o comunista tem 42% das intenções de votos no atual momento da disputa, contra 30% do peemedebista, uma diferença de 12 pontos percentuais.

A confirmação de que a diferença entre o primeiro e o segundo colocado está perto da casa de um dígito animou Lobão Filho, que, durante passagem pelo município de Codó, logo após a oficialização dos números, disse acreditar que os próximos levantamentos atestarão a diminuição sistemática da distância entre ele e Flávio Dino. Por outro lado, a oposição bateu forte no instituto.

“Eu tenho certeza de que a próxima pesquisa a ser divulgada vai apontar a nossa vitória. Esse discurso deles não engana mais a população. As administrações deles revelam a incompetência, a falta de compromisso com o Maranhão e seu povo. Todas as cidades por eles administradas se tornaram um caos e a população sofre com a inércia e incompetência de suas gestões”, avaliou.

O candidato fez, ainda, um comparativo entre o tempo que seu adversário está em campanha e a sua entrada na disputa eleitoral, e traçou um paralelo entre esses dois momentos diferentes e o resultado da pesquisa Ibope/TV Mirante.

Flávio Dino

“Quando iniciei essa jornada, há apenas 80 dias, ele [Flávio Dino] tinha 55 pontos percentuais à minha frente. Ele está em campanha há mais de quatro anos”, completou. Para Lobão Filho, o resultado da pesquisa “reflete a consciência que a população tomou” da disputa.

“[A população] não admite mais ser enganada pelo falso discurso da mudança, pelas falácias de quem nunca nada fez pelo seu estado e a sua gente”, reforçou.

Repúdio – Desde a divulgação da pesquisa, Flávio Dino evitou comentar os números. Para contrapor o cenário desfavorável, ele preferiu repercutir por meio de suas redes sociais pesquisa Exata/TV Guará, que o aponta com liderança folgada, de quase 30 pontos percentuais.

Na única menção direta ao Ibope, Dino apenas replicou mensagem publicada em rede sociail pelo presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry.

“Em nome da coligação ‘Todos pelo Maranhão’ manifesto veemente repúdio a essa grosseira fraude praticada pelo Ibope”, declarou o comunista.

Para analistas políticos, a reação dos comunistas é uma mostra de que eles não tinham segurança dos números que vinham apresentando até então, em pesquisas encomendadas por eles próprios.

IMG-20140906-WA0050

No último sábado (06), a apresentadora Paulinha Lobão esteve no município de Rosário, onde reuniu, mais uma vez, um multidão em torno da Caravana da Mulher, movimento em prol da candidatura de seu esposo Lobão Filho (PMDB) ao governo do Estado. Além do apoio popular, a idealizadora do evento contou ainda com a participação de prefeitos e demais lideranças da região. 

Paulinha foi recebida com carinho pelo povo rosariense. Crianças, adultos e idosos esforçaram-se para adentrar a multidão abraça-la. “Estou extremamente feliz por receber esse abraço e esse enérgico apoio. Com isso, sei que Rosário sabe que o melhor para o estado é Lobão Filho governador”, avaliou.

IMG-20140906-WA0054

A prefeita da cidade, Irlahy Moraes, teceu elogios à mobilizadora pela atitude tomada nessa campanha. “A importância da vinda de Paulinha é a representação da mulher maranhense forte e guerreira, e ela está de parabéns por estar desenvolvendo esse trabalho lindo”, elogiou a líder municipal.

Irlahy ainda ressaltou que a cidade por muito tempo fora esquecida e que esse é o tempo da verdadeira mudança, além de destacar que Lobão Filho entende que um dos pontos fundamentais para uma sociedade firme é a saúde.

Ela recordou o acidente do candidato e disse: “Ele, como um homem que já passou por tantas dificuldades na saúde, sabe que todos nós precisamos de uma maior atenção nessa área. Eu acredito que ele fará isso para todos nós, com mais hospitais e assistência básica melhorada”, afirmou.

Para o prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, o peemedebista representa o desenvolvimento do estado. Segundo o gestor, a atuação de Lobão Filho no Senado é uma prévia do belo governo que ele fará pelo Maranhão. Em meio à chuva que brindou a caminhada, Linhares ratificou seu apoio: “estou com Lobão Filho até debaixo d’água. Essa será uma campanha vitoriosa”, finalizou.

IMG-20140906-WA0049

IMG-20140907-WA0014No dia 7 de setembro, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e tornou-se independente. Inspirado nesse grande ato histórico, o candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) ressalta quão importante é a  independência para que se alcance todos os aspectos da nação, começando pela educação.

“Somente através de uma educação de qualidade é que se concede às crianças de hoje a perspectiva de criarem um país e um Estado que sejam plenamente independentes. Uma nação independente é uma nação composta por cidadãos conscientes e consciência se promulga com educação”, afirma o candidato, que com simplicidade, humildade e amor ao próximo, segue na disputa eleitoral para uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão, conquistando cada vez mais eleitores.

Além da forte presença nas redes sociais, o candidato está fortalecendo sua campanha através da realização de caminhadas, reuniões com comunidades e visitas a vários bairros e instituições, apresentando suas propostas com seu jeito novo de fazer política em várias cidades do Estado. Por onde vem passando, Wellington recebe manifestações de apoio, de carinho e de voto, pois a maioria do eleitorado se diz decepcionada e quer apostar em novos nomes e novas ideias para a política do Maranhão, o que comprova que mais do que nunca essa eleição nos coloca em uma situação, que, ou vamos à luta para mudar a realidade do nosso Estado, ou ficaremos calados e sofreremos por mais quatro anos.  

“Faltam apenas 28 dias para mudarmos os rumos da história do nosso Estado e nosso Brasil. Essa é a oportunidade de desempenharmos nosso papel de protagonistas nessa grande mudança. Precisamos nos unir ainda mais para que a nossa mensagem de um  Maranhão independente possa chegar nos lares de cada maranhense. Avante! A luta continua! Vote consciente!”, defende Wellington do Curso.

DSC_1752

As comemorações que antecederam o dia 7 de setembro movimentaram os povoados Angical, Palma e Calumbí. A Secretaria Municipal de Educação promoveu o desfile das escolas municipais dessas três localidades. Sexta-feira pela manhã alunos das escolas Eurico Gaspar Dutra, Eurico Ribeiro e José Gomes Cabral desfilaram pelas ruas do Angical saindo da Pedra de Fogo.

No final da tarde foi a vez da Escola Municipal São Jorge do povoado Palma colocar seus alunos para desfilar. O desfile foi acompanhado por vereadores e pelo Secretário de Educação Hermes Gomes. O vereador Antonio Galdino fez uma saudação especial aos alunos da Palma, povoado que ele é a principal liderança política.

Já no povoado Calumbí as escolas Governador Eugênio Barros e Jaime Ferreira de Araújo desfilaram com temas voltados para a leitura na era digital. Abaixo fotos dos desfiles nos três povoados. Clique na imagem para ampliar.

DESFILE DAS ESCOLAS DO POVOADO ANGICAL

DESFILE DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JORGE DO POVOADO PALMA

DESFILE DAS ESCOLAS DO POVOADO CALUMBÍ

Arquivos do blog