_MG_3677[1]O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e o vice, Carlos Brandão (PSDB), foram diplomados na noite desta sexta-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral para exercer mandato de quatro anos a partir de janeiro de 2015. Na solenidade, que contou com a presença de mais de 1500 pessoas, foram diplomados além do governador e do vice, o senador eleito Roberto Rocha, 42 deputados estaduais, 18 deputados federais e o primeiro suplente de cada partido e/ou coligação.

Acompanhado da esposa, Daniela Lima e dos pais, Rita Maria e Sálvio Dino, Flávio Dino reconheceu a união de esforços de todos que acreditam em novo momento para o Estado.

“Receber este diploma é um ato marcado de muitos significados. Este diploma não representa um ato solitário. Ele pertence primeiro a Deus, que inspira o bom fazer político, e ao povo do Maranhão. Este diploma é impregnado de vida, cada letra dele é um símbolo do nome de cada maranhense”, disse Flávio Dino. 

Ao se pronunciar na mesa, o presidente do TRE, desembargador Froz Sobrinho, fez um discurso de agradecimento aos setores profissionais envolvidos na eleição e à população pelo reconhecimento da lisura do pleito. O presidente do tribunal também desejou um bom desempenho aos diplomados. “Que uma vez empossados exerçam com determinação suas prerrogativas políticas para o bem comum do povo maranhense”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral explicou que a concessão do diploma é um ato certificativo que autoriza os vencedores do pleito a exercerem os mandatos que obtiveram nas urnas, por meio de resultados sem contestações.

A mesa foi composta por todos os membros da corte do Tribunal Regional Eleitoral,  além da desembargadora Cleonice Cunha representando o Tribunal de Justiça, do presidente do Tribunal de Contas, Edmar Cutrim, da desembargadora Nelma Sarney Costa, do deputado Marcelo Tavares, do presidente da OAB, Mário Macieira e pelo governador Arnaldo Melo.

Após receber o diploma, o governador Flávio Dino, que estava ao lado do seu vice Carlos Brandão e do senador Roberto Rocha, foi aclamado pela plateia.

O prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho aproveitou a solenidade de premiação do funcionário padrão 2014 para anunciar que a última parcela do décimo terceiro salário de todos os servidores públicos municipais, efetivos e contratados já foi depositada em suas respectivas contas; “Quero aqui anunciar a todos os servidores da prefeitura, os efetivos e os contratados que a última parcela do décimo terceiro salário já se encontra depositada em suas contas”, anunciou Juran.

A primeira parcela foi depositada em Junho. A Secretaria de Administração e Finanças espera entrar o ano novo com todas as obrigações financeiras e sociais do município devidamente pagas.

AAA
Deputado Estadual Rigo Teles

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na quarta-feira (17), para pedir que o governador Arnaldo Melo (PMDB) determine o pagamento dos convênios firmados com as prefeituras dos municípios do Estado do Maranhão.

O parlamentar confessou que presenciou nos últimos dias uma verdadeira romaria de centenas de prefeitos na capital, em busca do pagamento dos convênios celebrados com o Governo do Estado, de obras que já estão prontas ou estão em fase conclusão.

Como exemplo, Rigo citou os problemas enfrentados pelos prefeitos de Fernando Falcão (Adaliton), Fortaleza dos Nogueiras (Nogueira), Itapiava do Grajaú (Joãozinho do Dimaizão),  Formosa da Serra Negra (Dr. Edmilson) e São Pedro dos Crentes (Luiza). 

De acordo com Rigo, os referidos prefeitos mostraram documentos provando que os convênios foram legalmente celebrados, as obras e as devidas medições concluídas por engenheiros da Sinfra, mas ainda não receberem o dinheiro dos convênios.

Para Rigo Teles, o governador Arnaldo Melo – que conhece muito bem a peregrinação dos colegas em busca de melhorias para o povo – será sensível e mandará pagar os convênios com as prefeituras, antes de deixar o cargo no dia 31 de dezembro deste ano.

greve ciretran-01

Dezenove funcionários da IADESBI, empresa que presta serviços para o DETRAN-MA na 12ª CIRETRAN de Presidente Dutra entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira 16/12, ou até que os seus salários sejam colocados em dia. Os prestadores de serviços reclamam o atraso nos salários de outubro e novembro, além de férias, e parte do 13º salário que até a presente data não foram pagos. O medO deles, é que, finalizando o atual governo, todos fique a ver navios, uma vez que o contrato da empresa com o governo estadual expira no próximo dia 31 de dezembro.

Com a paralisação, a estimativa é que mais de duzentos mil usuários dos serviços do DETRAN espalhados em dezoito cidades da região fiquem prejudicados.

O lavrador Francisco de Assis, morador da cidade de Mirador distante 150 km de Presidente Dutra, esteve na manhã de segunda tentando emplacar sua moto, sem conseguir, reclamou a falta de atendimento; “Eu só tenho trinta dias para emplacar minha moto e não consegui, semana que vem entram de recesso e aí, como é que eu vou fazer? Isso é um desrespeito”, declarou.

O principal líder do movimento grevista Odisley Gouvêia, denunciou a falta de compromisso da empresa IADESBI que, ao que tudo indica, não quer resolver a situação; “Eles não estão empenhados, eles não querem é que feche a DERAN e a CIRETRAN tem que funcionar a qualquer custo e nós funcionários ficamos a ver navios, não há uma solução pra gente até agora”, afirmou Odisley.

O blog tentou entrar em contato com os diretores da IADESBI, mas os telefones celulares fornecidos estavam desligados.

greve ciretran-02

luis fernandoO ex-secretário de Estado de Infraestrura, Luis Fernando Silva, foi homenageado na noite desta segunda-feira, dia 15, em Senador La Roque, com a concessão de um título de cidadão do município e com a comenda “Salomão Cury Rad”, concedida pela Câmara Municipal por meio de proposição de autoria da presidente do poder legislativo, vereadora Ozima Cury Rad.

Os vereadores de Imperatriz, José Carlos (presidente eleito), Fidélis Uchoa, Fátima Avelino e Raimundo Roma fizeram questão de prestigiar a solenidade organizada pelos colegas parlamentares de Senador La Roque. “Estamos aqui prestigiando essa importante homenagem ao nosso Luis Fernando que foi um dos homens públicos que mais se dedicaram a essa região nos últimos tempos”, afirmou José Carlos.

A autora da proposta, vereadora Ozima Cury Rad ressaltou os relevantes serviços prestados pelo homenageado. “É uma das homenagens mais justas que esta Câmara presta a uma pessoa pública. Além da pavimentação de ruas e da restauração da rodovia estadual MA-122, Luis Fernando trouxe para nossa cidade o ensino médio na época em que foi secretário de Educação”, justificou Ozima.

Já o prefeito Francisco Nunes aprofundou-se ainda mais no resgate dos benefícios levados por Luis Fernando para o município. Ele lembrou que numa época em que só se falava em inclusão digital na capital, o então secretário de Desenvolvimento Social implantou em Senador La Roque uma escola de informática.

luis fernando1

“Os nossos vereadores estão de parabéns por homenagear um ilustre cidadão como Luis Fernando, que tem contribuído com o crescimento da nossa cidade há muito tempo, desde a época em que foi secretário de Desenvolvimento Social trazendo para os nossos jovens o mundo da tecnologia”, destacou o prefeito.

Luis Fernando Silva se disse muito contente com a homenagem e ressaltou que não poderia deixar de comparecer ao município para agradecer pessoalmente pela outorga. “Fico muito satisfeito com esse título e com a comenda que me foi concedida pelos vereadores e por isso fiz questão de estar aqui”, declarou.

Secretário Joaquim Haickel mostra o futuro gestor da Sedel, Marcio Jardim, o novo Costa Rodrigues.
Secretário Joaquim Haickel mostra o futuro gestor da Sedel, Marcio Jardim, o novo Costa Rodrigues.

Falta pouco para que o Ginásio Costa Rodrigues seja entregue pelo Governo do Estado. A reforma do “templo” do esporte maranhense está em fase final. E, em visita realizada nessa sexta-feira (12), o secretário de Estado do Esporte e Lazer Joaquim Haickel deu prosseguimento ao processo de transição da pasta e apresentou ao seu sucessor, o professor Márcio Jardim, as instalações desta importante praça esportiva.

Na visita, Haickel acompanhou o futuro secretário que estava com integrantes de sua equipe e fez questão de mostrar cada detalhe do novo Costa Rodrigues que será entregue no fim do mês. 

“Estamos felizes em poder conseguir entregar o Ginásio Costa Rodrigues devidamente reformado aos desportistas maranhenses. O novo secretário vai administrar um ginásio pronto para receber qualquer tipo de atividade esportiva. Por isso, fizemos questão em vim aqui hoje para apresentar tudo o que está sendo feito neste importante templo do esporte no Maranhão”, comentou o secretário Joaquim Haickel.

Joaquim Haickel e Márcio Jardim conversam em frente do Ginásio Costa Rodrigues.
Joaquim Haickel e Márcio Jardim conversam em frente do Ginásio Costa Rodrigues.

O Ginásio Costa Rodrigues possui, aproximadamente, 2.800 m² de área construída, distribuída entre os três pisos. O térreo abriga rampas – garantindo acessibilidade aos usuários -, áreas de bilheteria, alojamento, além da quadra esportiva e de um memorial, que visa manter viva a história do esporte amador no Estado.

Já o 1º piso abriga a arquibancada, com capacidade para mil espectadores. No espaço, também ficam as salas para associações esportivas. E o 2º e último piso conta com auditório, com capacidade para cerca de 100 pessoas, salas administrativas e área para reunião. O Costa Rodrigues vai dispor ainda de área para imprensa, tribuna de honra e salas destinada às federações esportivas.

Outras visitas

No mês de novembro, como parte do processo de transição da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), o secretário Joaquim Haickel fez algumas reuniões com seu sucessor e a futura equipe de trabalho para apresentar toda a situação da Sedel, das praças esportivas e projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos.

Ao lado de Joaquim Haickel, o futuro secretário de Esporte e Lazer visitou todas as dependências do Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz, o Ginásio da Barrigudeira, construído por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e por fim, o Ginásio Costa Rodrigues.

Arquivos do blog