- Adonias Soares
- 22/07/2014
- Deixar Comentário
Raimundo Carvalho é Jornalista e Radialista em Barra do Corda, onde mantém o programa de maior audiência da Região Central do Maranhão.
Filho de Dona Vitalina Moura Carvalho, antiga moradora do Cai Nágua, localidade no Centro de Barra do Corda, o candidato a deputado federal Raimundo Carvalho (PTB), é que se pode chamar de representante do povo, genuinamente Barra-Cordense. Raimundo, nasceu e se criou aqui e estudou nas escolas do município, portanto não é nenhum forasteiro como alguns querem passar para a opinião pública.
“Quando coloquei meu nome para disputar a uma vaga à Câmara Federal foi para defender o povo da minha Barra querida e faço isso porque tenho compromisso com aqueles que todos os dias utilizam o meu programa de rádio para pedir ajuda junto às autoridades”, ressaltou Raimundo Carvalho.
Com mais de vinte anos de experiência atrás dos microfones de rádio, Raimundo Carvalho, afirma conhecer cada palmo do chão de sua terra natal, por isso não aceita ser taxado de desconhecido.
“Eu estou presente todos os dias nas ruas e nos bairros ouvindo o sofrimento do meu povo, diferentemente daqueles que só pisam no nosso município de quatro em quatro anos em época de eleição”, frisou Carvalho.
Impugnação
O petebista afirmou que sua candidatura sofreu um pedido de impugnação, ele diz que só não sabe de onde partiu.
“Deve ser da parte de alguém interessado em não me ver deputado federal sendo filho da terra. Aqui, temos apenas três candidatos a esse cargo, então não fica muito difícil saber de onde e de quem partiu”, declarou. Raimundo Carvalho já acionou sua assessoria jurídica e encaminhou defesa junto ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral. Ele espera a decisão da Justiça Eleitoral tranquilo. E tocando sua campanha normalmente.
Indignação
O Radialista se mostrou indignado com a notícia da impugnação de sua candidatura publicada em Blog local alugado pela coligação do comunista Flávio Dino, por, em nenhum momento citar que Raimundo Carvalho é Barra-Cordense e é candidato a federal.
“Mas eu até entendo a posição do tal “blogueiro” por ele morar em Barra do Corda, ganhar sua vida no nosso município, usufruir das coisas boas e bonitas da nossa terra, mesmo sem ser filho daqui”, finalizou Raimundo Carvalho.
- Adonias Soares
- 22/07/2014
- Deixar Comentário
O candidato a governador Lobão Filho (PMDB) foi recebido nesta segunda-feira em almoço com prefeitos de 60 municípios maranhenses, a convite da governadora Roseana Sarney, os gestores municipais reiteraram o apoio ao senador peemedebista. A reunião ocorreu um dia após Lobão Filho percorrer 13 municípios do médio sertão maranhense com a caravana Pra Frente Maranhão.
Além dos gestores municipais e da governadora do estado, estiveram presentes na reunião, os peemedebistas Gastão Vieira, candidato ao Senado pela chapa de Lobão Filho, o senador João Alberto e o ex-presidente da República, também senador, José Sarney.
Durante a reunião, todos os líderes fizeram questão de reafirmar o compromisso de seus municípios em eleger Lobão Filho. O prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira (PSDB), confirmou apoio à candidatura do peemedebista, mesmo filiado a um partido da oposição.
“Sou prefeito do PSDB, oposição, mas apoio Lobão Filho porque acredito que ele fará um grande governo e também porque a governadora já vem ajudando todos os municípios. Defendo a Roseana e defendo Lobão Filho, por ele ser o municipalista que é. Temos que nos aliar a quem ajuda nosso município, temos que estar ao lado de quem olha por nós”, confirmou.
O prefeito do município Governador Edison Lobão, Evandro Viana (PRB), também acredita na continuação de um governo atuante. “O Lobão Filho faz parte de um grupo que já vem administrando o estado com seriedade. Nosso município hoje é um canteiro de obras, graças à parceria com este grupo político, então só podemos querer essa continuidade. Mudar pra quê? Pra parar? Queremos que nosso Maranhão siga progredindo”, declarou o líder municipal.
O município de Bom Jesus das Selvas, representado pela prefeita Cristiane Damião (PTdoB) também declarou apoio e o desejo de continuidade. “Lobão Filho é a continuidade do progresso, do nosso trabalho. Quando meu povo precisa de alguma coisa, ele recorre a mim, e eu quando preciso de alguma coisa recorro à governadora.
Por isso essa continuidade é importante. Ele está na política há muito tempo, faz um excelente trabalho no Senado, tenho certeza que ele irá honrar o nome do pai que já fez tanto por esse estado”, disse confiante.
Em seguida, Lobão Filho esteve com lideranças de São Luís e do interior em seu comitê, onde recebeu mais demonstrações de apoio.
O presidente do grupo Força Jovem, eixo Itaqui-Bacanga, Don Diego, declarou seu apoio e destacou a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude na capital. “Apoiamos Lobão Filho porque precisamos de um nome forte no governo para olhar pela juventude do Maranhão.
Não é qualquer pessoa que tem a capacidade e a responsabilidade de assumir um cargo como esse, mas o Lobão é de extrema confiança, um homem de competência e com historia no Maranhão. Hoje a juventude está à mercê, não tem oportunidades e o índice de usuários de drogas cresce a cada dia. Esperamos e acreditamos que ele irá acolher a nossa causa”, afirmou o líder comunitário.
O município de Lago da Pedra também esteve no comitê com uma comitiva de oito vereadores, a prefeita Maura Jorge (DEM) e o vice-prefeito Laércio Arruda (PTB). O vereador Thiago Sá (DEM) de Lago da Pedra destacou: “Admiramos o trabalho realizado pela família Lobão e seu grupo político no Maranhão. Somos um grupo unido e essa união está nas ruas levando a mensagem do senador. Temos total convicção de que essa força nos fará vitoriosos”.
- Adonias Soares
- 20/07/2014
- 2 Comentários
Do Globoesporte.com
Dunga está de volta à seleção brasileira. O retorno do treinador, que comandou o time canarinho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será oficializado pela CBF na próxima terça-feira, às 11h (de Brasília), em coletiva de imprensa, na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
No mesmo dia, o treinador e o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, vão revelar o nome dos outros membros da comissão técnica da seleção brasileira. A tendência é que o novo técnico peça a contratação de um auxiliar. Em sua outra passagem, Dunga tinha Jorginho, outro remanescente do tetra, como fiel escudeiro.
A contratação de Dunga, hoje com 50 anos, foi alinhavada por Gilmar Rinaldi, pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo futuro comandante da entidade, o atual mandatário da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero. Nos últimos dias, a Rádio Jovem Pan já anunciava o acerto do treinador para comandar a seleção brasileira.
- Adonias Soares
- 20/07/2014
- 3 Comentários
Em visitas aos municípios de Lago da Pedra, Itapecuru-Mirim e Presidente Vargas, no último final de semana, o candidato a deputado federal pelo PMDB, Hildo Rocha, recebeu o apoio de importantes lideranças, contribuindo para o fortalecimento de sua candidatura.

Em Lago da Pedra, Hildo Rocha participou ao lado da prefeita Maura Jorge e do Deputado Neto Evangelista (PSDB) da abertura do Encontro de Líderes de Mocidade da Assembleia de Deus (ELMAD), na última sexta-feira (18). O peemedebista foi recebido pelos pastores Raimundo Francisco dos Santos e João Torres, demais pastores e por milhares de jovens lideranças religiosas simpáticas à sua candidatura à Câmara Federal, além de lideranças políticas.
“É um prazer enorme participar deste encontro de líderes. Quero dizer a vocês que Deus fez muito por mim, e eu o louvo todos os dias em agradecimento. Fui vereador, prefeito duas vezes, além de Secretário de Estado, cargos que me permitiram ajudar os meus conterrâneos”, ressaltou Rocha.

Ainda em Lago da Pedra, Rocha recebeu o apoio da prefeita Maura Jorge e do seu grupo político.
“Hildo Rocha e Neto Evangelista têm nos ajudado a construir a justiça social que tanto buscamos e nos comprometemos com o povo de lago da Pedra.”, justificou a prefeita.
Lançamento
Em Itapecuru-Mirim, Hildo Rocha participou do lançamento da candidatura do vice-prefeito da cidade, Pastor Silvano (PSDC), a deputado estadual, onde recebeu o apoio de lideranças comunitárias e políticas, entre elas, o vice-presidente do PSDC, Anderson Nogueira e o presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas do Maranhão, Benedito Bezerra. O evento aconteceu no Itapecuru Social Clube.
“A minha trajetória e do Hildo na vida pública começou no mesmo ano, como candidato a vereador. Hoje ele é um homem público com uma vasta experiência, com certeza vai nos representar muito bem, o povo de Itapecuru-Mirim de todo o Maranhão, na Câmara Federal”, declarou Pastor Silvano.

Participaram ainda do evento o empresário Rogério Vilhena, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Secretário de Agricultura de Bom Jardim, Cesarino da Silva, Empresário Book Pimenta, Lideranças de Cantanhede, Zé João e Biran. Vereador Carlos Júnior (PTC), vereador Alderan Conceição (PMDB), entre pastores, apóstolos, lideranças religiosas e políticas de cidades vizinhas.
Candidatura mais forte
Encerrando a agenda do final de semana, Hildo Rocha foi recebido em Presidente Vargas pelos ex-prefeitos Gonzaga Júnior, Manuca Nicácio, Zezico, vereadora Cinete Barros (PHS) entre lideranças comunitárias.
“Quando assumi a prefeitura de Presidente Vargas em situação difícil, todas as vezes que liguei para Hildo sempre fui muito bem atendido. Quero dizer, Hildo, que você tem o meu apoio, e vou buscar mais apoios para você”, afirmou Gonzaga Júnior, relembrando a parceria do ex-secretário de Estado das Cidades.
O candidato reafirmou seu compromisso com o ex-prefeito e os demais presentes
“Quero agradecer a todos por nos receber dessa forma maravilhosa. Quero agradecer as palavras de apoio a nossa candidatura”.
- Adonias Soares
- 20/07/2014
- 1 Comentário

Os comunistas tentam desde sexta-feira, minimizar o assunto.
Mas o fato é que o candidato do PCdoB ao governo, Flávio Dino, corre sério risco de ser incluído nas próximas listas de fichas sujas do Tribunald e Contas da União, por causa de sua desastrada passagem pela Embratur.
Na quinta-feira, o Senado Federal aprovou o pedido de investigação do TCU nas contas da gestão de Dino no instituto, já investigado também pela Controladoria-Geral da União.
A investigação autorizada pelo Senado se dará no contrato 12/2009, onde já foram detectadas diversas irregularidades pela CGU
E se depender da investigação do TCU, não há como o comunista escapar.
Os auditores da CGU – espécies de fiscais do Governo Federal – já constataram irregularidades em vários processos assinados por Flávio Dino; e chegaram, inclusive, a recomendar a devolução de mais de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos – dinheiro aplicado de forma temerária pelo comunista.
Mas agora, a coisa complica mais, já que o TCU é um tribunal independente, que tem poder para julgar e decidir o futuro de maus gestores na vida pública.
E com base no que já disse a CGU, Dino tem muito com o que se preocupar.
É aguardar e conferir…
Do Blog de Marco D´Eça
- Adonias Soares
- 20/07/2014
- Deixar Comentário

Em seu primeiro teste como administrador, não se pode dizer que Flávio Dino ((PCdoB) tenha sido aprovado pelos auditores da Controladoria Geral da União, que costumam ser os primeiros a ter contato com as contas públicas dos órgãos federais. Dino assinou contratos sem orçamentos detalhados.
A lista de problemas para Flávio Dino é grande, segundo os auditores: contratos como a manutenção dos escritórios brasileiros de turismo no Exterior; o acerto feito com a CPM Braxis Outsourcing, que o Senado vai investigar são alguns dos exemplos de gestão desalinhada aos padrões contábeis.
A tabela abaixo mostra um contrato expandido (aditivo) assinado por Flávio Dino, em junho de 2012. A última coluna, custo por chamada, é a divisão do valor do contrato pelo número de chamadas anuais realizadas/previstas. Clique na imagem para ampliar.
O programa Goal to Brasil, que pretendia trazer mais turistas ao Brasil durante a Copa do Mundo (como se o marketing da Fifa já não bastasse para vender todos os ingressos que lotaram as 12 arenas recém-inauguradas) também foi pego pelos fiscais da CGU. A lista dos auditores traz ainda o contrato publicitário, fechado com três agências nacionais a um custo total de R$ 90 milhões.
Para os auditores, nenhuma dessas despesas está claramente orçada, justificada e livre do risco de ter provocado prejuízo aos cofres públicos. Em muitos casos, a lei de licitações 8.666/1993 foi desrespeitada no que se refere à ausência de profunda análise de custos antes do fechamento do contrato milionário.
O contrato para abertura dos escritórios brasileiros de turismo (EBTs), por exemplo, foi orçado em R$ 7.4 milhões. Quando viram a papelada, os auditores escreveram as seguintes críticas:
“Não foi identificado orçamento contendo a estimativa das despesas operacionais e adminsitrativas, necessárias à execução do objeto, o que representou descumprimento da Lei nº 8.666/1993.”
O inciso II do parágrafo 2º do art. 7º determina o contrário daquilo que foi feito pela diretoria de Flávio Dino, à frente da Embratur:
“As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários”
No relatório de auditoria de 2013, que analisou as contas de 2012, os auditores escreveram coisas piores quanto à gestão do dinheiro público, transferido pela Embratur em uma série de 38 operações entre convênios mantidos com entidades por todo o País.
A Embratur não foi eficiente na prestação de contas de R$4,4 milhões repassados a várias entidades civis.
Eis a análise dos auditores:
“No ano de 2012, esteve vigente o total de 38 transferências, somando o montante de R$ 4.419.320,98. Em 31/12/2012, observou-se que das 38 transferências, 36 não tinham sido avaliadas em prestações de contas e duas estavam com prestação de contas sob análise”.
Mas não é só na contabilidade que a Embratur apresentou problemas sérios. Na gestão de tecnologia da informação, por exemplo, os auditores registraram o seguinte:
“Quanto aos recursos humanos, a Embtratur apresenta déficit de pessoal especializado em TI.”
“Desempenho de atividade de gestão de TI por servidores que não possuem formação espescífica ( na área) e por mão de obra terceirizada”.
A falha estrutural na gestão de TI levou o Senado Federal a pedir investigação no contrato assinado entre a Embratur e a empresa CPM Braxis Outsourcing.
Os auditores pedem a devolução de R$ 1,75 milhão referente ao pagamento feito à Braxis: “proceder ao ressarcimento dos valores fincanceiros pagos por serviços contratados e quantidas superiorires às reais necessidades do Instituto “(Embratur).
Na página 90 do relatório emitido pelos auditores da Controladoria Geral da União, o foco foi a ausência de controles internos de gestão, na autarquia presidida por Flávio Dino:
“Insuficiência da estrutura de controles internos administrativos para a gestão do patrim6onio imobiliário da Embratur, especialmente quanto à formalização das atividades e à definição clara das responsabilidades”.
A auditoria de 2013 identificou também falta de transparência nos gastos da Embratur:
“Incongruência das informações quanto às metas financeiras realizadas, bem como quanto às metas físicas previstas”
As despesas relativas à Copa do Mundo, segundo os auditores, deixaram de ser publicadas no portal da Transparência, montado pela Presidência da República:
“Ausência de publicação das ações realizadas pela Embratur referentes à Copa do Mundo Fifa 2014, no Portal da Transparência”.
A auditoria federal analisou também as ferramentas de gestão (indicadores objetivos) usados por Flávio Dino e toda sua diretoria no comando da Embratur:
“Deficiência de gestão na utilização de indicadores de desempenho na Embratur durante o ano de 2012”…”ausência de instrumento de diagnóstico de planejamento e de gestão dos r ecursos e prcocessos de TI”.
Os fiscais da Presidência da República foram verificar também o grau de atendimento das recomendações dos auditores que analisaram as contas de 2011. Eis o resultado da aferição e da correção dos problemas contábeis.
“… Constatou-se que 82,35% das recomendações emitidas pela Secretaria Federal de Controle Interno continuam pendentes de atendimento…e 23,5% estão parcialmente atendidas”. Ou seja: nenhuma recomendação dos auditores fora totalmente atendida em 12 meses.
Os problemas continuaram na auditoria das contas de 2013, cujo relatório foi entregue em 4 de julho de 2014.
De todas recomendações feitas pelos auditores em 2013, a Embratur se prontificou a corrigir parcialmente apenas 30% das falhas.
Ao final do relatório de 2014, os auditores mencionam que outros contratos da autarquia federal foram feitos com poucos critérios de gestão do dinheiro público. Os auditores falam em “contratos antieconômicos”.
No programa Goal to Brasil, por exemplo, o sobrepreço foi de R$ 786.125,64, na realização de 14 eventos de promoção da Copa do Mundo. O contrato custou cerca de R$ 7.4 milhões aos cofres públicos.



