lobaoO senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão” traçou ontem (7), em Cururupu, o que considerou uma “linha divisória” entre o que ele defende como “verdadeira renovação” e a “mudança” proposta pela oposição maranhense.

Segundo o peemedebista, os modelos administrativos adotados pelos gestores ligados ao seu adversário, o comunista Flávio Dino, são a provado “desastre” da oposição na administração pública.

“A mudança pregada ao longo de seis anos só tem nos mostrado o desastre de várias administrações, da capital ao sul do Maranhão”, pontuou o peemedebista.

Há seis anos o comunismo roda o Maranhão pregando renovação, “e o que se vê é vergonha, desserviço e rejeição quase que 100% da capital ao sul do Maranhão”. “Isso é mudança ou renovação?”, questionou o peemedebista.

“O comunismo aqui não tem vez e nem voz”, alertou Júnior Franco (PMDB), prefeito de Cururupu, aplaudido pela população. “É fácil apoiar Lobão Filho, homem de palavra forte e que tem, além de um legado, experiência de administração e vida pública para mostrar”, enfatizou o líder municipal.

O deputado Alberto Franco, autor da lei que estabelece a Frente Parlamentar de defesa da Baixada Maranhense elencou benefícios trazidos pelo senador ao município de Cururupu. “A ponte do Pericumã, por exemplo, antigo sonho da população começa a ser uma realidade porque tem intervenção direta do senador Lobão Filho”. A obra que já esta licitada deverá interligar pelo menos 10 municípios na Baixada melhorando o escoamento da produção local e diminuindo a distância entre as cidades.

Também será em Cururupu a instalação da primeira Universidade de Pesca, anunciou Gastão Vieira, candidato ao Senado. “Vamos investir na qualificação dos jovens para que a formação superior seja uma realidade na baixada maranhense”, finalizou o deputado, falando ainda da destinação de cerca de um milhão de reais para a construção da área litorânea da cidade.

10534727_299239446920416_5057417088206065538_nDe nada adiantou alguns “poderosos” tentar “rifar” a candidatura do jornalista Raimundo Carvalho (PTB) rumo à Câmara Federal pela coligação Pra Frente Maranhão. Esta semana o TRE – Tribunal Regional Eleitoral deferiu, ou seja: liberou o registro e ele já pode tocar sua campanha tranquilamente em busca de um mandato de deputado federal. O petebista provocou a ira de alguns candidatos de maior poder aquisitivo, inclusive blogueiros alugados pelo chefão comunista, pelo simples fato de ser pobre e de todos acharem que Raimundo Carvalho tem que fazer como muitos políticos faz em Barra do Corda: baixar a cabeça, dizer amém apoiando um candidato de fora. Barra-Cordense da gema, Carvalho é o que podemos chamar de legítimo representante do município, pois aqui nasceu, cresceu, estudou, trabalhou, construiu família e é onde mora até hoje; “O deferimento da minha candidatura, foi a minha primeira vitória contra aqueles que não querem ver um filho de Barra do Corda deputado federal. Agora vou para a campanha com todo gás contando com a ajuda e os votos dos meus amigos e da população do nosso município, tenham certeza que eu, Raimundo Carvalho vou surpreender muita gente com a grande votação que o povo vai me dar”, finalizou.

Dos 823 processos julgados, 678 foram deferidos, 125 indeferidos, 5 cancelados, 1 falecimento, 1 não conhecido e 13 renúncias. Quanto às impugnações, foram protocoladas 28, sendo 10 consideradas procedentes, 17 improcedentes e 1 que teve renúncia.

Os candidatos que tiveram suas candidaturas confirmadas pelo Regional após análise das impugnações foram (por cargo):

Senador (1º suplente)
– Raimundo Monteiro dos Santos (Pra frente Maranhão)

Governador (2)
– José Luís Teixeira do Lago Neto (PPL) – deferido com recurso
– Edison Lobão Filho (Pra Frente Maranhão)

Deputado Federal (4)
– Antonio da Conceição Costa Ferreira (Por um Maranhão mais forte)
– Raimundo Moura Carvalho (Pra frente Maranhão)
– Fábio Gondim Pereira da Costa (Pra seguir em frente com muito mais mudança)
– Deoclides Antonio Santos Neto Macedo (Todos pelo Maranhão 2)

Deputado Estadual (10)
– Yglésio Luciano Moysés Silva de Souza (PT)
– Francisco Borges de Oliveira (PSL)
– Francisco Melo da Silva (Mudança para um novo Maranhão)
– João Luciano Silva Soares (Mudança para um novo Maranhão)
– Nina Ceres Couto de Melo (Pra frente Maranhão 2)
– Francisco Henrique Ferreira (Pra frente Maranhão 2)
– Hemetério Weba Filho (Pra frente Maranhão 2)
– Cleide Barroso Coutinho (Todos pelo Maranhão 4)
– Telma Pinheiro Ribeiro (Todos pelo Maranhão 4)
– Alexandre Araújo dos Santos (Vamos juntos Maranhão)

Os candidatos que tiveram seus registros indeferidos devido às impugnações (que podem recorrer ao TRE e TSE ainda) são:

– Jeová Alves de Sousa (deputado federal – Democrata Trabalhista)
– Ildon Marques de Souza (deputado federal – Por um Maranhão mais forte)
– Eliziene Barbosa Costa (deputado federal – Por um Maranhão mais forte)
– Graciete de Maria Trabulsi Lisboa (deputado estadual – PSL)
– Enoque Ferreira Mota Neto (deputado estadual – Força Jovem)
– José Franklin Skeff Seba (deputado estadual – Mudança para um novo Maranhão)
– Raimundo Nonato Alves Pereira (deputado estadual – Pra frente Maranhão 2)
– Magno Augusto Bacelar Nunes (deputado estadual – Pra frente Maranhão 2)
– Francisco Valbert Ferreira de Queiroz (deputado estadual – Todos pelo Maranhão 4)
– Francisco Pereira Lima (deputado estadual – Todos pelo Maranhão 4)

Foto 3 - Atletismo nos JEMs

A sexta-feira (8) será de disputas da Etapa Estadual Infantil (de 12 a 14 anos) dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). As competições dos esportes coletivos chegam à reta final, e os campeões começam a serem conhecidos. No atletismo, por exemplo, o dia será de finais na Pista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a partir das 8h.

As duas primeiras provas da sexta-feira já são finais: 1.000 metros rasos feminino e lançamento de peso masculino. Na sequência, de acordo com a programação matutina, haverá finais do salto em distância, salto em altura, 1.000 metros rasos masculino, 80m com barreiras e arremesso de peso. À tarde, ocorrerão outras dez provas finais, com destaque paraas provas de revezamento 4 x 75m, que serão responsáveis pelo encerramento da modalidade.

Além do atletismo, serão conhecidos os campeões do taekwondo, modalidade que será disputada no Ginásio Paulo Leite no período da manhã. Enquanto isso, no Colégio Divina Pastora, no Anil, ocorrem as provas de natação.

No ginásio da Apae, o badminton também chega nas fases finais da Etapa Estadual, assimo como o jogo de dama, na AABB, no bairro do Calhau. Outros esportes que estarão sendo disputados ao longo do dia são o tênis de mesa, no Colégio Batista, o tênis de quadra, no Centro de Excelência de Tênis, e o xadrez, no Colégio Vinicius de Moraes.

O último dia de disputas individuais dos JEMs ocorrerá no sábado (9), quando serão definidos os campeões da categoria Infantil. As competições de ginástica rítmica e caratê, por exemplo, ocorrem somente no sábado.

Foto 1 - Atletismo nos JEMs

Medalhas no atletismo

Tradicional modalidade dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), o atletismo teve o seu primeiro dia de competições na manhã desta quinta-feira (7), na Pista da UFMA. Em provas válidas pela categoria infantil (12 a 14 anos) da Etapa Estadual, foram definidos os primeiros classificados para as finais e, também, as primeiras escolas e atletas a conquistar títulos.

A primeira disputa a conhecer suas campeãs foi o lançamento de dardo feminino, que contou com oito finalistas. De cara, o Justino Batista (Açailândia) emplacou as duas principais medalhas da prova, com Kerciane Silva levando o ouro após um lançamento de 25,56m e Mariza Marreiros conquistando a prata, após atingir a marca de 23,86m. Representante do Vital Brasil, de Governador Edison Lobão, a atleta Adriana Marinho ficou com o bronze, depois de lançar o dardo a 21,40m.

Foto 2 - Atletismo nos JEMs

JEMs 2014

A Etapa Estadual dos JEMs 2014 teve início em 31 de junho com disputas de três modalidades coletivas: futebol de campo, handebol e vôlei. Os campeões destes esportes foram conhecidos, na terça-feira (5), após a realização das finais.

No futebol de campo, o título ficou com a escola Gumercindo Fernandes (Miranda do Norte). No handebol masculino, a medalha de ouro foi para o Barbosa de Godóis, enquanto que no feminino, o ouro foi para as meninas do Cebama (Imperatriz). Nas disputas do vôlei, o Peniel (Imperatriz) levou a melhor no torneio masculino, enquanto que o Adonai (Açailândia) sagrou-se bicampeão dos JEMs no feminino.

As demais disputas coletivas terão início somente na segunda-feira (11), data em que serão iniciados os torneios de basquete, beach soccer e futsal. No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está a programação completa da Etapa Estadual dos JEMs 2014. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

Antonio Pereira foi aclamado pelas sociedade de BuriticupuO deputado Antônio Pereira (DEM) agradeceu, nesta quinta-feira (7), o  apoio de correligionários políticos e amigos do Município de Buriticupu, para conquistar seu quarto mandato na Assembléia Legislativa, e continuar trabalhando em benefício do povo do Maranhão.

Na terça-feira (5), Antônio Pereira recebeu o apoio do prefeito Buriticupu, Zé Gomes, do ex-prefeito, Gildan Medeiros e de sua esposa e vereadora, Joelda Medeiros, de oito vereadores, liderados pelo presidente da Câmara, Ely Josélio, e de expressivas lideranças políticas.

O apoio foi dado durante uma reunião promovida pelo prefeito Zé Gomes, em sua residência, para apresentar o deputado Antônio Pereira como seu candidato a deputado estadual nas eleições de outubro desse ano. O evento político reuniu cerca de duas mil pessoas.

O TRABALHO VAI CONTINUAR                               

Durante o evento, o deputado Antônio Pereira agradeceu o apoio de todos, destacou o trabalho do prefeito Zé Gomes, dos vereadores, do ex-prefeito Gildan Medeiros e Joelda, e prometeu continuar trabalhando por Buriticupu, na Assembléia e em todas as esferas de poder.

Em seu discurso, o prefeito Zé Gomes agradeceu o apoio de Antônio Pereira para o sucesso de sua gestão. O democrata beneficiou o povo de Buriticupu com a pavimentação de ruas, estradas, poços artesianos, posto de saúde e com uma UPA, que começa a ser construída em setembro.

(ASSECOM – Antonio Pereira)

dino_wagnerO candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, tem imposto dificuldades para participar de debates na disputa eleitoral deste ano.

Líder nas pesquisas, o comunista usa uma estratégia comum a quem está na posição dele: evitar o quanto puder a superexposição, para não cair em armadilhas, nem perder pontos que podem fazer falta mais à frente.

Pensando nisso, Dino já anunciou que não participará, por exemplo, do debate da TV Difusora, se algumas de suas exigências não forem atendidas.

Por meio de sua coordenação de campanha, tentou impor regras como o estabelecimento de uma banca de advogados da OAB-MA para julgar direitos de resposta e a convocação de um mediador do SBT nacional.

A emissora não aceitou, e o candidato, então, não vai.

Em breve haverá reunião para a definição do debate na TV Mirante. Inicialmente, apenas três candidatos devem participar, mas a emissora comprometeu-se com os representantes de candidatos, a tentar garantir a inclusão de um quarto.

Novamente, espera-se que a coordenação do comunista imponha dificuldades para participar desse debate.

Ao candidato Flávio Dino interessa isso – o que é compreensível. Cabe aos adversários saber usar isso contra ele…

Em tempo: o comunista já confirmou, por meio de sua assessoria, participação no debate da TV Guará. Não sem antes também impor várias condicionantes a sua presença na emissora.

por 

11 - IMG_1393
O senador Lobão Filho (PMDB) candidato ao governo estadual – numa aliança de 18 partidos – em discurso nesta terça-feira (dia 6), no Senado, apresentou o Programa de Aceleração do Maranhão (PAM).

“Propomos no PAM ações setoriais regionais, para atingir todas as áreas. Nosso programa comtemplará Educação, Saúde, Produção, Agropecuária, Infraestrutura e tantos outros necessários para alavancar de vez a economia de nosso estado”, afirmou o senador peemedebista.

Lobão Filho disse que é um homem movido por grandes desafios e governar o Maranhão será o maior deles. “O maior desafio de minha vida será transformar o Maranhão em Estado desenvolvido por inteiro, com melhor distribuição de renda e oportunidades”, disse o peemedebista.

Aos senadores, Lobão Filho assegurou que, a partir de 2015, promoverá a maior transformação da história do Maranhão. “Sou determinado, sou trabalhador. Vamos desburocratizar a máquina estatal para que o cidadão se sinta parte de sua estrutura, e seja bem tratado pelo poder público, atendido com dignidade, acabando de vez com a sensação de que esteja pedindo um favor”, declarou o senador.

O senador pemedebista apresentou, primeiramente, o programa acessório PAM da Educação. Inspirado em projeto bem sucedido no Ceará, o plano é baseado na meritocracia e visa à criação de unidades escolares com nível mais elevado, estabelecendo a competição entre os alunos para ingressar nestas escolas.  

“Vamos implantar o sistema de ensino em tempo integral de uma forma diferente, regionalizada, onde os alunos terão, além das matérias curriculares, modernos laboratórios, cultura e esportes”, assegurou o senador que prioriza, ainda, a valorização dos professores, com bons salários e incentivos para suas reciclagens.

Lobão Filho anunciou também o PAM para a Produção que, num primeiro momento, fará uma análise criteriosa do potencial econômicos de todas as regiões do estado para, em seguida, levar a cada uma, instrumentos eficazes para o seu desenvolvimento, de acordo com a vocação econômica de cada uma.

“Naqueles setores que tiverem potencial de agricultura e pecuária nós iremos qualificar e criaremos agências técnicas, para fomentar as lavouras, principalmente voltada para os pequenos agricultores que não têm acesso às tecnologias”, detalhou o peemedebista.

Sobre produção, ele destacou ainda que, para incentivá-la é preciso investir em infraestrutura. “A experiência mostra que, de nada adianta produzir se não houver capacidade de escoamento da produção agrícola, por isso vamos ampliar a malha ferroviária do Maranhão, e organizar sua logística”, explicou.

Para a realização destes projetos, Lobão Filho anunciou parcerias com empresas públicas e privadas. “Vou visitar todas as grandes Federações de Indústrias do país, o Banco de fomento do Brasil e do Exterior, para atrair os melhores e mais capacitados que queiram investir com seriedade em meu Estados”, finalizou entusiasmado o peemedebista.

Arquivos do blog