Kárita (PT) e Jarbas Araújo (PRB)
Kárita (PT) e Jarbas Araújo (PRB)

A novidade no mundo da política nesta semana foi protagonizada pelos vereadores Kárita (PT) e José Jarbas Araújo (PRB), ambos mudaram de grupo. A petista fez o anúncio do seu desligamento do grupo do atual prefeito de Presidente Dutra durante sessão da câmara municipal da última segunda-feira; “A partir de hoje não faço mais parte do grupo do prefeito Juran Carvalho, passo a fazer oposição, mas uma oposição responsável votando tudo que for de interesse da população”, declarou Karita.

Kárita de Guadalupe é casada com o atual vice-prefeito de Presidente Dutra e candidato a deputado federal Orlando Pinto (PT). Na eleição passada, foi eleita para um primeiro mandado com 1.533 votos.

Já o vereador José Jarbas é um veterano da política presidutrense, está no quinto mandato consecutivo. Funcionário público estadual, José Jarbas começou sua carreira política em 1996 se elegendo vereador pela primeira vez pelo grupo do então prefeito Jurandy Carvalho de Souza. Em 2004 liderou uma grande frente juntamente com Joaquim Figueiredo, prefeito naquela época, com Mirtes Brito Muniz e Ronaldo Pereira de Freitas em apoio à Irene Soares, que disputaria o primeiro mandato de prefeita. Irene foi eleita, e a partir de então, Jarbas passou a ser um dos principais próceres do grupo irenista até semana passada, quando decidiu voltar ao seu grupo político de origem.

Jarbas disse que tomou essa decisão depois de conversar muito com todos os seus amigos, eleitores, correligionários e familiares; “Procurei ouvir a opinião de cada um para poder tomar a minha decisão. E se decidi pela volta ao grupo, hoje liderado pelo prefeito Juran Carvalho, é porque recebi o apoio da minha família e dos meus amigos. E o que mais me motivou a tomar essa decisão é o grande trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Juran Carvalho no município de Presidente Dutra”, finalizou Jarbas.

Lobão-Filho-foto-Gilson-Teixeira--261x310O candidato ao governo do Maranhão, senador Lobão Filho (PMDB), estabeleceu 18 diretrizes em seu Plano de Aceleração do Maranhão – PAM, entre as quais está contemplada a educação. O objetivo é reduzir o índice de analfabetismo, elevar o grau de aproveitamento escolar e preparar os jovens para o mercado de trabalho.

Entre as metas estabelecidas, Lobão Filho propõe no PAM da Educação, a implantação de escolas de tempo integral no interior do estado. O peemedebista vê na ação o desenvolvimento do tripé, escola, família e comunidade.

“Nossas crianças precisam de oportunidade e com um tempo maior dedicado à educação, sem dúvida, elas terão um melhor desenvolvimento em todas as áreas do ensino”, explicou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.

Também é proposta do candidato, a implantação do programa “Escola Total”. O objetivo é focar no aproveitamento dos alunos do ensino fundamental e médio, evitando a evasão escolar, por meio da qualificação dos professores, da oferta adequada da merenda e do material didático e do acompanhamento rigoroso do rendimento de cada aluno.

“Já como primeira medida de governo vamos baixar um decreto corrigindo a distorção idade/série. Todas as crianças terão que entrar no ensino fundamental alfabetizadas”, pontuou Lobão Filho.

O PAM da educação também estabelece diretrizes para a qualificação profissional dos jovens por meio do programa “Escola de Profissões”. A meta é oferecer um sistema de educação técnica profissionalizante em que os alunos de baixa renda terão direito ao “Bolsa Profissional”, um auxilio financeiro para o custeio dos estudos.

Zona rural – Segundo o IBGE, 9,6% dos adultos brasileiros não sabem ler nem escrever. No Maranhão, o índice chega a 20,9%, com maior incidência de analfabetismo no interior do estado. Para combater essas estatísticas, o senador desenvolveu algumas medidas voltadas para a zona rural. “Vamos investir também em nosso setor rural com a implantação de salas específicas para a educação no campo, alfabetização de adultos, oferta de transporte e merenda escolar”, garantiu o peemedebista.

Prefeito Hernando Macedo acompanhado da primeira dama e do engenheiro Antonio Delfino
Prefeito Hernando Macedo acompanhado da primeira dama e do engenheiro Antonio Delfino

Vontade de trabalhar pelo seu povo e competência marcam a administração do Prefeito Hernando Macedo em Dom Pedro. Desde que assumiu a prefeitura em 2013 Hernando Macedo enfrentou uma batalha jurídica para conseguir realizar o grande sonho da população dompedrense,  que é ver o açude Lourenção transformado em uma grande área de lazer. Na tarde da ultima terça-feira o prefeito fez o lançamento da Obra do Lourenção, considerada uma das mais importantes obras do seu governo.

O recurso destinado à obra em 2010 ainda na administração anterior,  teve parte desviada, mais de 900.000,00 foram retirados da conta e não foram aplicados na obra, Hernando Macedo e sua equipe jurídica comandada pelo renomado advogado Roricio Vasconcelos  entraram em ação e conseguiram ganhar na justiça o direito de fazer a tão sonhada obra.

“Corríamos o risco de perder o recurso pela irresponsabilidade da administração anterior, e trabalhamos muito para que isso não acontecesse e justiça foi feita, hoje estamos aqui, fazendo mais que um lançamento, estamos mostrado a população que nossa administração quer o melhor para Dom Pedro, a construtora que ganhou a licitação tem até o dia 9 de Dezembro para entregar a obra, dia do aniversário da nossa cidade e queremos que Dom Pedro receba como presente pelos 62 anos essa obra, que vai transformar a cidade em um  polo turístico, vai trazer emprego e renda e muito lazer para nossa população e para os visitantes” Declarou Hernando Macedo.

Uma mutidão compareceu ao lançamento da Obra do Lourenção
Multidão comparece ao lançamento da Obra do Lourenção.

Durante a solenidade de lançamento uma multidão compareceu as margens do açude Lourenção, ouviram atentos o engenheiro Delfino Guimarães descrever os detalhes da obra e aplaudiram muito o discurso do prefeito que se emocionou ao entregar simbolicamente a ordem de serviço a um morador da área. Estavam presentes todos os secretários que formam a equipe do prefeito Hernando Macedo, a primeira dama Everuzia Macedo, o vereador e presidente da Câmara Fabio Amâncio e várias representações politicas e de movimentos sociais.

Prefeito Hernando Macedo e sua equipe de governo
Prefeito Hernando Macedo e sua equipe de governo

Dentro2

O deputado Rigo Teles (PV-43.200) reuniu no último dia 31 (quinta-feira) na Catedral Eventos, em Barra do Corda, acompanhado da esposa Abigail Cunha e familiares, uma multidão calculada em mais de seis mil pessoas, durante o lançamento oficial de sua candidatura para o quinto mandato na Assembleia Legislativa.  

Para Rigo Teles, a festa marcou uma grande energia positiva de apoio à sua candidatura ao quinto mandato. “Agradeço pelo apoio. Vou partir para a campanha com a certeza que tenho compromisso com todos. O apoio político de meus aliados me dá a certeza da vitória nas eleições de outubro, com a benção de Deus”, disse.     

Prestigiaram a festa o candidato a governador, Lobão Filho, o ministro de Minas e Energias, Edison Lobão, o candidato a vice-governador, Arnaldo Melo, o candidato ao Senado, Gastão Vieira, e outras lideranças políticas de todo o Estado do Maranhão, estiveram presentes também o prefeito de Bacabal, Zé Alberto, pai do  deputado federal Alberto Filho, que além de Bacabal e Barra do Corda é apoiado com o Deputado Rigo Teles em vários outros municípios.

dentro3

Também foram apoiar a reeleição de Rigo Teles os prefeitos Adailton Cavalcante (Fernando Falcão), Joãozinho do Dimaizão (Itaipava do Grajaú), Dr. Edmilson (Formosa da Serra Negra), Luiza Coutinho (São Pedro dos Crentes) e Nogueira (Fortaleza dos Nogueiras).  

Durante a festa, o ministro de Minas e Energias Edison Lobão destacou que Rigo Teles é sério, trabalhador, e isso o qualifica para assumir mais um mandato na Assembleia Legislativa. O ministro Lobão disse ainda que, em parceria com o ex-prefeito “Nenzin”, contribuiu para trazer estradas, asfalto e benefícios para a população.

Dentro 1

APOIO POLÍTICO EM 30 MUNICÍPIOS

A festa também contou com a presença do ex-prefeito de Barra do Corda e grande liderança da Região Central, “Nenzim” e dona  Santinha (pai e mãe de Rigo Teles), o ex-prefeito de Barra do Corda, Elizeu Freitas e lideranças de São Luís, São Mateus, Dom Pedro, Alto Alegre do Maranhão, Presidente Dutra, Tuntum, São Domingos, Mirador, Fernando Falcão, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras.

A festa foi prestigiada ainda por ex- prefeitos e lideranças de Itaipava do Grajaú, Arame, Grajaú, Sítio Novo, Imperatriz, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes, Feira Nova, Balsas, Água Doce, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Lajeado Novo, Aldeias Altas, Paraíso, Bacabal e Urbano Santos.      

Durante a festa, Rigo Teles recebeu também manifestações de apoio político do irmão e empresário Pedro Teles e de vários  vereadores com atuação na Região Central do Estado do Maranhão, entre eles as vereadoras de Barra do Corda, Graça do Ivan, Nilda Barbalho e os vereadores Rivelino do Alim e Chico do Rosário e mais dezenas e dezenas de vereadores de outros municípios.

Capa

O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público de Contas farão uma auditoria nas contas da Embratur na gestão de Flávio Dino, candidato ao governo pelo PCdoB. A investigação do TCU foi pedida pelo Senado Federal, para apurar as ressalvas apontadas em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

O presidente em exercício do TCU, Raimundo Carreiro oficiou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) informa informando da abertura de processo de auditoria nas contas da Embratur. O comunista presidiu a autarquia até abril deste ano

O Senado solicitou a auditoria para apurar a legalidade e a economicidade da prorrogação do contrato nº12/2009 com a CPM Braxis Outsourcing. A auditoria no TCU recebeu o número 014.958/2014-7.

O aditivo do contrato da Embratur com  a CPM Braxis Outsourcing foi assinado em 2012, pelo então presidente do instituto Flávio Dino.

Os auditores da CGU chegaram a dar parecer pela devolução de R$ 1,7 milhão que foram pagos irregularmente pelo contrato.

Para confirmar a abertura do processo contra a gestão de Flávio Dino, o TCU encaminhou Aviso ao gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Já o MP de Contas enviou Ofício ao senador Lobão Filho (PMDB), autor do requerimento de investigação. O procurador-geral do MP de Contas, Paulo Bugarin afirma que “existe uma possível ocorrência na execução do contrato”, com CPM Braxis Outsourcing.

AVISO DO TCU

Arquivos do blog