Médico Marcos Pacheco, que assumirá pasta de Saúde no Governo Flávio Dino.
Médico Marcos Pacheco, que assumirá pasta de Saúde no Governo Flávio Dino.

O governador eleito Flávio Dino comentou as atribuições que serão desempenhadas pelo médico Marcos Pacheco, indicado para assumir a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a partir de 1º de janeiro. Probidade, eficiência nas despesas, ações em parceria com os municípios e valorização dos profissionais de saúde estão entre os pontos destacados.

Alinhado ao Programa de Governo de Flávio Dino, Marcos Pacheco terá o papel de investir na melhoria do atendimento na saúde pública do estado. “O secretário Marcos Pacheco vai também assegurar probidade e a eficiência nas despesas com Saúde no Maranhão”, disse Flávio Dino por meio de sua conta pessoal no twitter.

A saúde pública estadual passará a contar a partir de janeiro com um novo perfil de secretário, com sensibilidade social para minimizar os problemas do sistema e assegurar serviços de qualidade à população, além da experiência e conhecimento técnico na área de políticas públicas.

Marcos Pacheco é médico sanitarista, oriundo da FUNASA, professor de Medicina e é também Doutor em Políticas Públicas. Tem experiência nas áreas de planejamento e gestão estratégica. Com essa trajetória, terá o papel de ajudar o governador eleito a cumprir programas importantes defendidos durante a campanha, com a atenção à infraestrutura, incentivo à formação de mais médicos, valorização dos profissionais de saúde e retomada do pleno compromisso do Maranhão com as normas do SUS.

Outro ponto importante defendido por Flávio Dino e repetido ao longo da campanha política é o trabalho em parceria com todos os municípios. Ainda em campanha, assumiu o compromisso com os maranhenses, de que governaria para melhorar a vida das pessoas e que não haveria distinção quanto aos municípios na hora de desenvolver parcerias e ações para o povo.

A governadora Roseana Sarney visita Presidente Dutra na manhã desta quinta-feira a partir das dez horas da manhã. Antes da visita ao município, Roseana inaugura e vistoria obras nos municípios de Nova Iorque, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá e São Domingos.

Em Nova Iorque acontece a inauguração de um Hospital com 20 leitos, obra orçada em R$ 2 milhões de reais. Na cidade ela, também visita serviços de pavimentação de vias urbanas. Em Buriti Bravo, Roseana Sarney vai inaugurar a escola Manuela Costa e obras de asfalto em ruas da cidade e inspecionará as obras das escolas Lêda Tajra e Senador Carvalho Guimarães, das Moacir Coelho e Hercília Moreira Lima. També vai assinar ordem de serviço para melhoria e pavimentação da MA-034,  trecho entre Buriti Bravo e Brejo de São Félix.

Em Colinas a governadora Roseana entrega a Estação de Tratamento e Esgoto, além de visita a obra da Maternidade Regional e da Ponte do Riacho Curimatá. Em Jatobá, a governadora confere a pavimentação de vias urbanas e a obra de instalação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Em seguida segue para São Domingos, onde inaugura um trecho da MA-331 que liga o município a Governador Luiz Rocha.

Roseana Sarney encerra o roteiro em Presidente Dutra, onde inspeciona o asfaltamento do Povoado Calumbí – totalmente asfaltado – do Bairro Campeão e as obras de construção do CRAS e do CREAS. A governadora visitará também a Escola Municipal Tereza de Oliveira totalmente reformada e climatizada pela prefeitura de Presidente Dutra, a Praça do Centro Administrativo Municipal e as obras de construção do novo prédio da Câmara Municipal.

.

.

Com informações EMA

Vereadora Graça do Ivan
Vereadora Graça do Ivan

Durante sessão na noite desta terça-feira 11/11 a vereadora Graça do Ivan fez duras críticas ao atendimento à saúde do cidadão barra-cordense, principalmente no Hospital Acrísio Figueira. Segundo ela, falta tudo naquela unidade de saúde; “Alí, (no HAF) não tem nem lençol pra cobrir as camas”, disparou. Ainda de acordo com Graça do Ivan, os médicos trabalham em condições inadequadas e tem se recusado a atender pacientes por falta de materiais e medicamentos. “E os médicos não podem nem falar que falta material porque são ameaçados de demissão”, concluiu a vereadora.

O curioso é que Graça do Ivan utilizou seus dez minutos na tribuna da câmara criticando o atendimento à saúde no município e nenhum vereador da base defendeu o prefeito Eric Costa, apenas a vereadora Fátima Arruda se limitou a dizer que houve “significativas melhorias no setor nesses quase dois anos da atual administração”.

jurivan-menor-01
Jurivan Carvalho

O vereador Jurivan Carvalho de Souza (PV) deixa o comando da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) e reassumiu na sessão desta segunda-feira 10/11 na Câmara Municipal para cumprir o resto do mandato para o qual foi reeleito em 2012. Em janeiro de 2013, Jurivan foi empossado e se afastou para comandar a então falida pasta do esporte presidutrense, em seu lugar assumiu o segundo suplente da coligação Antonio Galdino.

pio menor-01
Lindomar Carvalho, o Pio

Em dois anos no comando da SEMEL, Jurivan Carvalho fez uma verdadeira revolução na área do esporte, promovendo grandes competições como os JEPRE´s e os Campeonatos Municipais de Futebol de Salão e Campo. E a mais importante delas: A Etapa Regional dos JEM´s – Jogos Estudantis Maranhenses, evento que revelou inúmeros atletas locais que disputaram diversas modalidades nunca praticadas no município, inclusive com revelações que estarão competindo em evento nacional.

O vereador Lindomar Carvalho, o Pio será o substituto de Jurivan na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Com isso, permanece na casa, o segundo suplente Antonio Galdino.

O Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado neste fim de semana em todo o Brasil. Acompanhe abaixo o gabarito extraoficial do segundo dia do exame. Em instantes divulgaremos também os gabaritos das outras provas. O gabarito e os comentários do primeiro dia do Enem já estão disponíveis abaixo. As provas foram corrigidas pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

enem-01 enem-02 enem-03 enem-04 enem-05 enem-06 enem-07 enem-08 enem-09

juliao
Julião Amin, futuro Secretário do Trabalho e da Economia Solidária

O governador eleito Flávio Dino fez mais um anúncio de composição de seu secretariado. O presidente estadual do PDT, Julião Amin, assumirá a Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelas redes sociais. 

A geração de emprego, renda e oportunidade para a população maranhense foi uma das principais bandeiras da campanha de Flávio Dino, eleito governador em primeiro turno. A Secretaria terá o importante papel de qualificar os trabalhadores e ampliar as oportunidades de emprego como caminhos para reduzir a desigualdade social. Outro objetivo será o de ampliar a atuação do Sine e estimular a economia solidária no estado.  

Conheça o perfil do novo secretário:

JULIÃO AMIN – Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária.

Julião Amin é presidente estadual do PDT e possui vasta experiência na área em que irá atuar. É militante social e sindical. Presidiu o Sindicato dos Bancários, foi diretor administrativo-financeiro do Banco do Estado do Maranhão, superintendente do Ministério do Trabalho no estado e advogado de trabalhadores rurais. Julião Amin foi também deputado estadual e federal. 

Arquivos do blog