DSC_5524As Secretarias Municipais da Mulher, de Saúde e de Assistência Social encerraram, na manhã desta quinta-feira, 30, uma manhã de atividades como parte do encerramento da campanha do Outubro Rosa, no hospital Elígio Abath.

Cerca de 30 mulheres, com faixa etária entre 25 e 70 anos assistiram a palestras sobre Lei Maria da Penha, sexualidade feminina, prevenção ao câncer do colo do útero e de mama, saúde bucal, direitos da mulher, alimentação saudável, demais temas relacionados à saúde feminina. Durante a manhã diversas mulheres participaram de um Dia de Beleza dando um toque especial no visual. A secretaria de Mulher em conjunto com o cerimonial da prefeitura um brechó comercializando roupas doadas por pessoas da sociedade presidutrense. O dinheiro arrecadado foi utilizado na compra de vários brindes sorteados entre as participantes.

DSC_5413

DSC_5416

DSC_5424

Foram treze dias de intensa programação durante o mês de outubro, voltada para as mulheres. A secretária da Mulher, Fátima Sodré, ressaltou a grande quantidade de mulheres que participaram da campanha e realizaram. “Eu estou muito satisfeita com a participação das mulheres durante a campanha do Outubro Rosa que foi um sucesso”.

O encerramento foi coroado com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade com o intuito de chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde das mulheres. A seguir fotos da caminhada. Clique na imagem para ampliar.

1461787_820544217968978_1004308218516120504_n
Yara Macêdo foi entrevistada pela repórter Stephanie Pacheco

Em entrevista nesta sexta-feira ao programa Balanço Geral da TV Cidade de Presidente Dutra, a advogada e presidente da Seccional da OAB Presidente Dutra Yara Macêdo, condenou veementemente a figura dos agenciadores de benefícios. Geralmente esses agentes ficam na porta do INSS ou em pontos estratégicos, tentando aliciar beneficiários do órgão com a promessa de resolver facilmente questões relacionadas a aposentadorias e benefícios. Yara Macêdo destacou a importância do pretendente a aposentadoria, procurar um advogado ou pedir informações sobre quem está tentando ajuda-lo: “Para saber mais informações de quem está tratando do seu benefício, basta nos procurar na sala da OAB que funciona no fórum que disponibilizamos todas as informações”, destacou Yara. 

Anda de acordo com a advogada, o pretendente a aposentadoria, antes de aceitar a “ajuda” dos chamados agenciadores, procure informações em órgãos como a OAB, Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS e no próprio INSS.

A próxima entrevista com a advogada será sobre Aposentadoria Rural, um assunto muito importante para quem está pleiteando ou pretende pleitear esse tipo de benefício.

Do Globo.com

dh6681A partir das 0h deste domingo (2), as ligações para celulares do AmapáAmazonas, MaranhãoPará e Roraima também deverão incluir o nono dígito. A medida, que já vale para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, consiste em discar 9 antes dos outros oito número do telefone móvel.

Essa regra vale tanto para chamadas partindo de outros celulares, independente da operadora, quanto de telefones fixos, privados ou públicos. Também será preciso incluir o nono dígito para envio de mensagens de texto (SMS). As ligações para telefones fixos não mudam.

Para evitar confusão, está previsto um período de transição, que vai deste domingo até o dia 11 de novembro, em que tanto as chamadas para os celulares daqueles cinco estados serão completadas discando-se oito ou nove números.

A partir de 12 de novembro, quem discar apenas os oito dígitos vai ouvir uma mensagem sobre a necessidade de digitar o 9 na frente. Nesta fase, fica a critério da operadora completar ou não a chamada.

Já a partir de 10 de fevereiro de 2015, a mensagem de orientação não será mais ouvida e apenas as chamadas com o nono dígito serão completadas.

No caso das mensagens de texto, o convívio duplo vai acontecer apenas até 12 de novembro. Depois dessa data, vão funcionar apenas com o nono dígito. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras vão oferecer aplicativos para que os usuários façam a correção de suas agendas telefônicas. Esses aplicativos, porém, só funcionam em smartphones.

Cerca de 20 milhões de usuários nos cinco estados serão atingidos pela mudança. Somados aos de São Paulo, Rio e Espírito Santo, chega a 90 milhões os celulares que exigirão o nono dígito para serem chamados. O Brasil tem hoje cerca de 280 milhões de aparelhos ativos.

biraFlávio Dino indicou mais um nome que irá compor a equipe de governo a partir de 1° de janeiro. O deputado Bira do Pindaré assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governador eleito fez o anúncio por meio de redes sociais na noite desta quinta-feira (30). 
A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino. Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado.
BIRA DO PINDARÉ – Secretaria de Ciência e Tecnologia
Bira do Pindaré é deputado estadual reeleito para o segundo mandato. Egresso dos movimentos sociais, Bira é advogado e tem mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professor Universitário no estado.
Foi bancário e presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão. Ocupou também o cargo de delegado regional do Trabalho. Sua atuação política e social sempre esteve ligada aos movimentos da Pastoral da Igreja Católica. Na universidade, foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

domingos-dutraO deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade) continua ainda desorientado pela sua não reeleição e tenta agora, de todas as formas, um espaço no governo Flávio Dino.

Dutra obteve 40.424 votos e terminou na segunda suplência do “chapão” da Oposição. No entanto, na briga particular que travou com Simplício Araújo, Dutra venceu, pois terminou à frente do colega de partido, mas desafeto político.

O problema é que Simplício Araújo já teve seu nome ventilado para a equipe de Dino, já Dutra ainda não teve tal “privilégio”.

Na semana seguinte a eleição de Primeiro Turno e sua consequente derrota nas urnas, Domingos Dutra fez um discurso na Câmara Federal sem nenhum nexo e reclamando da sua não reeleição.

Agora Dutra vai apelando para que amigos e aliados próximos, façam lobby junto ao governador eleito para que o ex-petista não seja esquecido e possa ocupar uma pasta no governo Flávio Dino.

Dutra, que foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, “tem se oferecido” para ocupar duas secretarias no futuro governo, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.

O problema é que outros nomes mais fortes e menos problemáticos que o de Dutra aparecem à frente do ex-petista, e por esse motivo, o deputado federal que ficará sem mandato a partir de fevereiro de 2015, já pensa num plano B.

O plano B de Dutra será a disputa da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar em 2016. Nas últimas eleições a candidata foi a esposa do parlamentar, Núbia Dutra, mas agora o candidato pode vir a ser o próprio Domingos Dutra.

E com a administração desastrosa que o atual prefeito, Josemar Sobreiro, vai fazendo, o “futi” pode entrar como favorito na disputa, mas antes pode ter que ralar dois anos sem mandato e sem “emprego” público.

.

.

Do Blog de Jorge Aragão

FullSizeRenderO próximo secretário de Saúde do estado foi anunciado hoje (30) pelo governador eleito, Flávio Dino, através das redes sociais. O médico Marcos Pacheco comandará a organização das políticas de saúde no Maranhão a partir do dia 1º de janeiro.
Com o objetivo de implementar os compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado por Flávio Dino à população maranhense, Marcos Pacheco fará parte da equipe da próxima administração. Entre as principais metas estão a humanização do atendimento, a consolidação das redes assistenciais, Urgência e Emergência e a implementação do programa Mais Médicos Estadual.
Conheça o perfil do indicado para a pasta:
MARCOS PACHECO – Secretaria Estadual de Saúde
O médico sanitarista Marcos Pacheco (UFMA / FioCRUZ) é funcionário público egresso da FUNASA cedido ao município de São Luís. Mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, é também bacharel em Direito.
Foi deputado estadual pelo PDT na legislatura de 1995-1999. Marcos Pacheco ocupou diversos cargos de gestão no Estado. Entre eles, o de secretário adjunto de Ações e Serviço de Saúde de São Luís; superintendente de Educação em Saúde e Gestão do Trabalho.
Professor universitário, é coordenador pedagógico do curso de Medicina e leciona no mestrado de Gestão em Serviços e Programas de Saúde da Universidade CEUMA, com foco em planejamento e gestão estratégica.
Arquivos do blog