OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs prefeituras de Tuntum e Caxias foram as que receberam os maiores convênios destinados a realização do Carnaval 2015 em todo o estado. As duas prefeituras, com a maior partes das beneficiadas são comandadas por aliados do governador Flávio Dino.

Uma prova inconteste das contradições do comunista entre o discurso e a prática. Ao assumir o governo Flávio Dino disse que “O Maranhão de todos eles”, todos o municípios iriam ser tratados de forma igualitário e não foi isso que aconteceu durante o último carnaval quando da distribuição de recursos. Conforme publicação do Diário Oficial, Tuntum, administrada pelo prefeito Cleomar Tema recebeu nada menos que R$ 370.000,00 (trezentos e setenta mil reais) e Caxias R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).

Publicação do Convênio celebrado entre o governo Flávio Dino e de seu aliado Léo Coutinho, prefeito de Caxias.

caxias

Veja abaixo os dados completos.

Beneficiado Valor Concedente
Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos-AMBC R$ 3.765.140,00
Prefeitura Municipal de Bernardo do Mearim R$ 100.000,00
Associação Cultural Bloco Tradicional os Indomáveis R$ 150.000,00
Prefeitura Municipal de Lago da Pedra R$ 150.000,00
Associação Cultural Maracrioula R$ 125.000,00
Prefeitura Municipal de Santa Helena R$ 175.000,00
Prefeitura Municipal de Santa Luzia R$ 40.000,00
Instituto de Desenvolvimento Social Integrado-IDESI R$ 150. 000,00
Laboratório de Expressões Artísticas-Laborarte R$ 50.000,00
Centro de Atividades Rosa Branca R$ 300.000,00
Prefeitura Municipal de Duque Bacelar R$ 150.000,00
Prefeitura Municipal de Governador Archer R$ 50.000,00
Prefeitura Municipal de Presidente Juscelino R$ 50.000,00
Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Maranhão R$ 70.000,00
Companhia de Cultura Popular Catarina Mina R$ 200.000,00
Associação Brasileira para Administração de Eventos Promoção de Educação e Capacitação-ABRAOPEC R$ 150.000,00
Prefeitura Municipal de Loreto R$ 40.000,00
Prefeitura Municipal de São Mateus R$ 150.000,00
Prefeitura Municipal de Mata Roma R$ 50.000,00
Prefeitura Municipal de Pedreiras R$ 40.000,00
Prefeitura Municipal de Anapurus R$ 50.000,00
Instituto de Solidariedade e Inclusão Social-Solis R$ 50.000,00
Máquina de Descascar’Alho R$ 25.000,00
Associação dos Moradores do Residencial União R$ 83.000,00
Grupo Folclórico Asa Branca R$ 150.000,00
Prefeitura Municipal de Paulino Neves R$ 100.000,00
Prefeitura Municipal de Balsas R$ 150.000,00
Prefeitura Municipal de Lima Campos R$ 50.000,00
Prefeitura Municipal de Icatu R$ 40.000,00
Prefeitura Municipal de Governador Luís Rocha R$ 50.000,00
Prefeitura Municipal de Santo Antonio dos Lopes R$ 310.000,00
Prefeitura Municipal de Peritoró R$ 200.000,00
Prefeitura Municipal de Tuntum R$ 350.000,00
Prefeitura Municipal de Parnarama R$ 50.000,00
Prefeitura Municipal de Palmeirândia R$ 70.000,00
Associação Brasileira para Administração de Eventos Promoção de Educação e Capacitação-ABRAOPEC R$ 400.000,00
Instituto de Solidariedade e Inclusão Social-SOLIS R$500.000,00
TOTAL >> R$ 7.933.140,00
Luis Fernando Reunião PSD Ribamar3
Luis Fernando em Reunião do PSD de Ribamar

O ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (sem partido), participou no final da tarde desta sexta-feira, dia 20, de um encontro com o presidente do diretório regional do PSD, Cláudio Trinchão. Na reunião, que aconteceu em um dos auditórios da sede do partido, em São Luís, o comando do diretório municipal foi ratificado para um grupo liderado pelo jovem Antonio Filho, que assumiu a presidência da legenda em Ribamar. 

“É um momento importante para o PSD de São José de Ribamar com esses jovens vindo aqui receber das mãos desse grande amigo, o Cláudio Trinchão, o comando do diretório municipal ribamarense. Eu não estou filiado ao PSD, mas, atendendo a um convite do Trichão, estou aqui trazendo esse grupo para reforçar o partido no trabalho de fortalecimento do PSD em todo o Maranhão e, especialmente, na nossa querida cidade”, declarou Luis Fernando.

luis fernando e trinchão2
Luis Fernando e o Presidente do PSD Cláudio Trinchão

Para o presidente Cláudio Trinchão, o encontro serviu para consolidar ainda mais uma parceria que ele tem há muito tempo com o ex-prefeito Luis Fernando Silva.

“É uma parceria que surgiu de uma amizade de longas datas com o nosso Luis Fernando e, consequentemente, com seu grupo em São José de Ribamar. O Antonio Filho está assumindo a presidência do nosso partido, o PSD, nessa cidade, e com certeza vamos contribuir com esse novo momento do Luis Fernando e, mais ainda, na campanha eleitoral do nosso próximo prefeito de Ribamar, o meu amigo Luis Fernando”, ressaltou Trinchão. 

Muito contente e ciente de suas responsabilidades, o comandante do PSD de São José de Ribamar, o jovem Antonio Filho, não deixou de agradecer a Luis Fernando pela força e ao presidente Cláudio Trinchão pela confiança. Ele agradeceu também ao seu pai, o vereador Antonio Augusto, pela presença.

“Vamos trabalhar fortemente pela consolidação do partido em Ribamar. Com a ajuda de Luis Fernando e com essa parceria do nosso presidente Trinchão, vamos levar o partido para as comunidades e integrá-lo na juventude ribamarense que vai contribuir substancialmente com esse novo momento”, garantiu Antonio Augusto Filho.

Luis fernando PSD1
Luis Fernando em Reunião do PSD de Ribamar

Deputado Federal Hildo Rocha
Deputado Federal Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha foi indicado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/MA), para integrar a Comissão Especial do Pacto Federativo do país, instalada nesta terça-feira (17) com a missão de apresentar propostas capazes de promover o equilíbrio financeiro e orçamentário dos entes da federação brasileira.

Hildo Rocha ressaltou que o modelo de repartição de recursos entre os entes federados, definidos pela Constituição de 1988, se esgotou, está em desconformidade com a nova realidade do país. O parlamentar disse que muitas atribuições foram transferidas para os municípios, mas não houve o devido repasse de recursos orçamentários para arcar com essas obrigações. “Os grandes problemas que temos nas áreas da saúde, educação e segurança são decorrentes do atual pacto federativo. Os municípios estão sufocados” argumentou o deputado.

Bandeira de luta

A escolha de Hildo Rocha para integrar a Comissão Especial do Pacto Federativo simboliza o reconhecimento, no âmbito nacional, ao empenho do parlamentar na defesa das causas municipalistas ideologia que o deputado com a experiência adquirida nos cargos públicos exercidos: vereador, prefeito, presidente da Federação dos Municípios, conselheiro da Confederação Nacional de Municípios, e secretário de Estado.

A luta em defesa dos municípios é uma das bandeiras de luta do parlamentar, defendida durante a campanha eleitoral. Ao ser escolhido para integrar uma das comissões especiais mais importantes da atual legislatura Hildo Rocha consolida seu perfil municipalista.  É mais um compromisso que começa a ser honrado.

Deputado Estadual Antônio Pereira.
Deputado Estadual Antônio Pereira.

O deputado Antônio Pereira (DEM) declarou durante pronunciamento tribuna da Assembleia Legislativa, que o governador, Flávio Dino, e o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, estão de parabéns, por medidas para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população do Estado do Maranhão.

Ao participar de reunião com o diretor-presidente, David Telles, Antônio Pereira soube que a Caema pretende reduzir e eliminar seu déficit financeiro até o final de 2016. Hoje a Companhia tem despesas calculadas R$ 33, 34 milhões, mas está arrecadando apenas R$ 23,24 milhões, acumulando déficit de mais de R$ 8 milhões.

Na oportunidade, Antônio Pereira elogiou as metas do presidente Davi Telles, porque se tivermos uma Caema em condições fiscais equilibradas, teremos capacidade de investimentos muito maiores, e reduziremos definitivamente os problemas de abastecimento d’água e do esgotamento sanitário.

Para Antônio Pereira, as principais medidas da nova gestão da Caema para acabar com a falta d’água em São Luís, serão a inauguração do novo sistema de captação do Rio Itapecuru, e a eliminação dos rodízios nos bairros, com a colocação de hidrômetros nas regionais, reduzindo o consumo de água nas residências. 

TRINTA MUNICÍPIOS

O diretor-presidente da Caema prometeu que até o final de 2016 todos os 30 municípios do Estado do Maranhão, incluídos Programa “Mais IDH”, terão seus problemas de abastecimento d’água resolvidos. O Programa foi idealizado pelo governador Flávio Dino, para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses excluídos.

O presidente Davi Telles revelou que São Luis tem apenas 6% de esgotamento sanitário, mas nos próximos quatro anos esse índice deve subir para 70%.  As limpezas do Rio calhau e do Rio Pimenta e outros que correm para o mar, contaminando as praias da capital, já começaram a ser feitas por equipes da Caema.

Na reunião, Davi Telles prometeu também ao deputado Antônio Pereira que até o mês de agosto desse ano, a Caema vai eliminar 27 pontos de esgotos que derramam seus dejetos na Lagoa da Jansen.  A meta da Companhia é eliminar, em no máximo dois anos, todos os pontos de esgoto que hoje poluem a Lagoa.

No final da reunião, Davi Telles adiantou ao deputado Antônio Pereira que Governo do Estado está trabalhando projetos, para garantir a melhoria dos serviços de abastecimento d’água e de esgotos na cidade de imperatriz. Segundo ele, os projetos já estão sendo elaborados pela Caema e brevemente serão executados.

Deputado Federal Hildo Rocha (PMDB)
Deputado Federal Hildo Rocha (PMDB)

Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) afirmou que a adoção de novo modelo de financiamento das campanhas eleitorais é fundamental para melhorar o sistema eleitoral brasileiro.

O deputado reconhece que, diante da complexidade do tema, é praticamente impossível se fazer uma reforma capaz de resolver todas as distorções do sistema eleitoral brasileiro. Porém, acredita que mudanças em critérios essenciais podem contribuir, decisivamente, para a melhoria do sistema político vigente e, consequentemente, aperfeiçoar a democracia brasileira.

Limite de gastos

Hildo Rocha defendeu, com veemência, a limitação dos gastos de campanha em todos os níveis. Segundo o parlamentar, o modelo de financiamento vigente privilegia o poder econômico. “As propostas e os currículos dos concorrentes, critérios que deveriam ser decisivos para a eleição, tornam-se irrelevantes diante da dispendiosa máquina que move o marketing eleitoral. Por essa razão, penso que a reforma política deve começar pelo estabelecimento do limite de gastos para as campanhas eleitorais”, ressaltou Hildo Rocha.

O deputado revelou que já apresentou projeto de lei, de sua autoria, atribuindo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderes para fixar os limites de gastos nas eleições caso o Congresso Nacional não estabeleça por lei, até o dia 30 de maio do ano das eleições, o limite de gastos. A data estabelecida na proposição é dia 30 de junho.

Fortalecimento dos partidos

O parlamentar é favorável ao fortalecimento do caráter programático dos partidos políticos. Porém, ressalvou que isso só será alcançado por meio da adoção de listas preordenadas flexíveis nas eleições de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.

Outro ponto que o deputado Hildo Rocha considera relevante é a não obrigatoriedade do voto. “Voto tem que ser entendido como um direito e não como uma obrigação. O Estado não pode tutelar o cidadão nas suas individualidades”, argumentou.

Enquete

Por meio de enquete online, que será encerrada sexta-feira (20.03), o parlamentar está colhendo opiniões da população acerca do tema. Os dados coletados servirão de subsídios para a formatação final das propostas que Hildo Rocha irá defender durante a votação da reforma política. Participe. Contribua. Dê a sua opinião.

http://reformapoliticaopine.blogspot.com.br/

Governador Flávio Dino (PC do B)
Governador Flávio Dino (PC do B)

O governador  Flávio Dino fez campanha batendo duro na gestão da sua rival política Roseana Sarney. Condenava todas as ações do governo anterior e hoje, pasmem os senhores, se utiliza de todas elas.

O empréstimo de mais de R$ 2 bilhões junto ao BNDES tem sido a principal delas. Na campanha, Dino dizia que o dinheiro era maldito por comprometer posteriormente os recursos do Estado, aumentando a dívida pública.

No final do ano, os advogados do atual governador  conseguiram na Justiça bloquear a liberação do dinheiro satânico. Foi só assumir o cargo, Flávio Dino arregalou os olhos para a montanha de dinheiro e dela vem fazendo uso abusivo.

Ontem, o deputado Edilázio Júnior lembrou que os deputados da oposição ao governo de Roseana Sarney criticavam duramente o empréstimo e hoje, na maior cara de pau, se regozijam do uso dele.

“No último domingo participei, junto da prefeita Talita Laci, da vistoria de obras no município de Raposa e o que mais me chamou a atenção é como tudo o que a mídia vende hoje de positivo do governador Flávio Dino é oriundo de projetos apresentados e deixados pela governadora Roseana Sarney. Projetos que foram muito criticados pela oposição na época, mas que agora alavancam a atual administração”, recordou o parlamentar.

Edilázio Júnior desafiou o governador a devolver os R$ 2 bilhões encontrados em caixa para o BNDES, já que eliminaria, de imediato, dois terços da dívida contraída pelo Estado.

“Falavam que o empréstimo era eleitoreiro, que deixaria o estado quebrado, com dívidas e que o empréstimo era uma medida irresponsável do governo passado. Agora, não conseguem admitir que tudo aquilo que Flávio Dino tem feito é com a utilização do dinheiro do empréstimo. Se o Governo tem feito alguma coisa, tem conseguido investir, é graças ao empréstimo do BNDES. Mas não há sequer a humildades de nenhum deles em reconhecer isso. Por que o governo não faz um novo acordo com o banco e devolve os R$ 2 bilhões que encontrou em caixa? Porque ele sabe que o dinheiro beneficia a sua gestão”, disse.

.

.

Do Blog de Luis Cardoso

Arquivos do blog