20140523_130114

O deputado Rigo Teles (PV) – acompanhado da esposa Abigail Cunha, do pai e ex-prefeito Manoel Mariano de Souza, “Nenzim” e da mãe Francisca Teles de Souza – promoveu na sexta-feira (23), em sua residência, em Barra do Corda, um almoço com seu grupo político para deliberar sobre as eleições de 2014. Participaram ao almoço o deputado federal Alberto Filho, o empresário Pedro Teles, o ex-prefeito de Grajaú por dois mandatos, Milton Gomes,

a ex-prefeita de Grajaú, Bernadeth Nogueira, e os vereadores do município de Barra do Corda Doracy Nogueira, Rivelino, Chico do Rosário, Graça do Ivan e Nilda Barbalho. Também estavam presentes no almoço organizado pela senhora Abigail Cunha o vereador Itamar Lucena (Presidente Dutra), a vereadora Elizabete Nogueira (Grajaú), o vereador Zé Arão (Grajaú), o ex-vereador e líder político de Jenipapo dos Vieiras, José Hermógens, e expressivas lideranças da região Central do Maranhão.

APOIO NA REELEIÇÃO

Durante o almoço, Rigo Teles discutiu com os vereadores e lideranças as perspectivas com relação às eleições de 2014, especialmente as relacionadas com as pré-candidaturas da presidenta Dilma Rousseff, do senador Lobão Filho, e do próprio parlamentar, que concorre ao quinto mandato na Assembleia Legislativa. Todas as lideranças confirmaram o apoio á pré candidatura à reeleição de Rigo Teles, que ao longo dos seus quatro mandatos na Assembleia
Legislativa levou importantes benefícios para a região, especialmente para Barra do Corda, que viveu uma verdadeira revolução administrativa na gestão do ex-prefeito “Nenzim”. Rigo Teles agradeceu o apoio e disse que ao contrário do que alardeia a Oposição, a eleição para o Governo não será fácil para o pré-candidato do P C do B, pois a pré-candidatura do senador Lobão Filho vem crescendo diariamente em todo Maranhão, fato que o parlamentar comprova em suas visitas aos municípios.

De O Estado

Lobao-Filho-e-Dilma-1-1024x682O senador José Sarney (PMDB-AP), declarou ontem (30), em entrevista a O Estado após a inauguração das novas instalações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Calhau, que a presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu às lideranças do PMDB no Maranhão, em recente jantar em Brasília, que virá ao Maranhão fazer campanha para o senador Edison Lobão Filho, pré-candidato do partido do Governo do Estado.

A petista esteve com o próprio Sarney, com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e com o pré-candidato governista em evento no Palácio do Jaburu, em Brasília, a convite do vioce-presidente, Michel Temer (PMDB)

“A Dilma virá aqui ao Maranhão para apoiar o senador Edison Lobão Filho”, garantiu Sarney.

Segundo o senador, a aliança PT-PMDB também foi alvo de conversas durante o encontro. A ele, a presidente confirmou que os dois partidos estarão novamente unidos na eleição deste ano.

“Conversou-se sobre o PMDB, todos nós unidos para apoiar a presidente Dilma na convenção que será no dia 10 de junho. E em relação ao Maranhão, conversou-se sobre a decisão, que já foi tomada, que é da aliança do PT com o PMDB apoiando nosso candidato aqui”, destacou.

6priqw3lnu_28r2w2z0ur_fileO apresentador e narrador esportivo Mauricio Torres morreu neste sábado (31) em São Paulo. Internado desde o dia 1º de maio no hospital Sírio Libanês depois de passar mal durante um voo entre Rio de Janeiro e São Paulo, Torres teve complicações médicas e morreu no início da noite. 

Torres chegou a Record em 2005 para as transmissões de futebol. No mesmo ano, participou dos programas “Terceiro Tempo” e “Debate Bola”. O narrador também esteve na equipe olímpica da Record nos Jogos de Inverno de Vancouver (2010), nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011), na Olimpíada de Londres (2012) e nos Jogos de Inverno de Sochi (2014).

Atualmente apresentava o “Esporte Fantástico” ao lado de Mylena Ciribelli e Cláudia Reis.

É sabido de todos que na política o político faz tudo pelo poder e quando está nele faz o possível e o impossível para não perde-lo.

Um exemplo recente para isso é o do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), que anda longe de ser reconhecido como um político leal com quem lhe empresta apoio político.

MADEIRA-E-ROSEANA-SARNEYO prefeito de Imperatriz, iniciou um “namoro” com a Governadora Roseana Sarney (PMDB) e seu grupo político em meados de 2009, após a cassação de ex-governador, Jackson Lago (em memória). Durante os encontros o prefeito pediu apoio e fez uma parceria institucional entre o Governo e a Prefeitura de Imperatriz. Ao se aproximar das eleições de 2010, Madeira informou a governadora que não poderia apoia-la em sua reeleição, porque não poderia “trair” Jackson Lago que foi candidato derrotado em 2010.

Após a reeleição da Governadora Roseana Sarney (PMDB), no primeiro turno, o Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira se reaproximou politicamente de Roseana e do seu grupo político, onde fez acordos políticos e institucionais em benefício de Imperatriz.

Em meados de 2012, com a proximidade das eleições municipais, Madeira mudou de “mala e cuia” para o grupo político da Governadora Roseana Sarney, após ter todos os pedidos atendidos. Um dos seus pedidos foi retirada o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, que na época seria candidato a prefeito pelo PMDB e liderava as pesquisas, do “seu caminho” nas eleições municipais. E Ildon Marques fiel escudeiro foi fritado pelo PMDB municipal que não lhe derrotou nas convenções, retirando o direito de disputar as eleições.

Após a derrota nas convenções, o grupo liderado por Ildon Marques, lançou Rosangela Curado como candidata a prefeita de Imperatriz, na época candidata pelo DEM e seria vice de Ildon caso ele fosse candidato. Rosangela fez uma campanha de pés no chão, conseguiu o apoio popular em torno de sua candidatura e surpreendeu e no final da campanha chegou com chances reais de vitória. Eis que surge mais um pedido do Prefeito Sebastião Madeira em troca de seu apoio político ao grupo da Governadora Roseana Sarney, seria um freio nas pretensões de Rosangela que crescia a cada dia que passava, conseguindo até superar Madeira nas pesquisas, mais uma vez o grupo atendeu o pedido do prefeito e retirou o direito de sua ex-fiel escudeira Rosangela Curado vencer as eleições e ser prefeita de Imperatriz e reelegendo Sebastião Madeira prefeito de Imperatriz.

Depois de alcançar o seu objetivo, Madeira era só elogios a Governadora Roseana Sarney, “era Deus no céu e Roseana na terra”. Estava podendo realizar inúmeras obras porque a governadora lhe estava possibilitando e seria absoluta falta de caráter se não fosse grato e mostrasse à população de Imperatriz que ela, a governadora, é que estava investindo na cidade.

Inclusive o prefeito chegou a dizer isso ao Presidente Estadual do PMDB, o Senador João Alberto e a própria Governadora durante uma reunião na Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“Eu quero agradecer governadora e sei que muitos aliados diziam a governadora Roseana Sarney que eu queria apenas minha administração e me “reeleger prefeito de Imperatriz”, uma vez o senador João Alberto me perguntou o que garantiria que não seria isso e eu respondi: Senador se você não acreditar na minha palavra, acredite na minha inteligência, se eu ganhar a eleição a governadora vai continuar governadora e com o apoio que ela deu e depois eu seguir outro rumo eu estarei dando uma demonstração de burrice e falta de caráter”, disse o prefeito durante reunião com Roseana e aliados.

Foi aí que Sebastião Madeira então virou cabo eleitoral de Luis Fernando, ex-secretário de Infraestrutura e era dado como o futuro candidato a governador pelo grupo de Roseana Sarney.

O prefeito Sebastião Madeira chegou ser taxativo em dizer que a Governadora Roseana Sarney salvou a sua administração e que sem o apoio dela a cidade estaria destruída e certamente ele não conseguiria ser reeleito prefeito de Imperatriz.

“A Governadora Roseana Sarney salvou a minha administração, ela destinou muitas verbas e convênios para Imperatriz, para que eu pudesse melhorar a vida das pessoas e foi por isso que consegui me reeleger prefeito dessa cidade”, enfatizou o Madeira.

Após a desistência de Luis Fernando de disputar as eleições para o Governo do Estado, Madeira pulou fora do barco, pois desejava ser candidato a senador em 2018, quando havia duas vagas.

Quem conhece Madeira sabe que ele tem o direito de pular de galho em galho, mas que pulasse e mudasse com dignidade. Ele teria que ter feito o compromisso político apenas com a pessoa de Luis Fernando e não com o Grupo Sarney. Aí o ele estaria jogando limpo, mas aí seria o Madeira.

Há alguns dias atrás o prefeito de Imperatriz após pular para oposição, durante uma entrevista ao radialista Arimatéia JR, na rádio Nativa FM, esqueceu todos os elogios e gratidão que tinha a Governadora Roseana e ao seu grupo político.

– Em cinco anos, Imperatriz recebeu do Governo do Estado cinco milhões para saúde e 28 milhões para infraestrutura. Dos 28 firmados em convênio, recebi 12 e apliquei, ainda faltam 16 e espero que o estado cumpra o convênio, mas sei que teremos mais entraves de agora em diante.

– Imperatriz nunca foi tratada com o respeito que a cidade merece, onde pegam R$ 350 milhões e aplicam na Lagoa da Jansen; pegam mais R$ 50 milhões para colocar pedras no mar para fazer o “Espigão da Ponta da Areia”; R$ 400 milhões para obras no Coroadinho e mais R$ 100 milhões para construir uma Avenida Expressa em São Luís. Imperatriz é um quarto de São Luís, onde recebe apenas R$ 5 milhões, R$ 3 milhões ou R$ 2 milhões, pois isso não é justo.

Vejam que a desculpa do prefeito para pular de galho em galho é a mesma de sempre. Quando ele pulou de “mala e cuia” para o grupo de Roseana ele disse que seria o motivo de o adversário de Roseana, Flávio Dino queria lhe tomar a prefeitura de Imperatriz e que a única emenda do comunista para a cidade nunca seria liberada, da mesma forma após pular para o barco comunista todas as verbas e convênios que o Governo fez com a prefeitura passaram a ser migalhas.

Se tudo isso não são palavras de um homem for falta de compromisso e caráter aleatório. Devemos então criar uma nova palavra para o dicionário para o significado de expressão de uma pessoa elegia e destrata de acordo com as consequências de sua conivência pequena que se vive.

Do Blog de Jhivago Sales

Na tarde desta terça (27), os nove partidos que compõem a frente ampla chamada de “Partido do Maranhão” voltaram a se reunir para discutir a composição das chapas proporcionais. Presidentes e vice-presidentes estaduais estiveram presentes para organizar os últimos detalhes relacionados às coligações para a disputa de vagas para deputado federal e estadual.

A reunião deu prosseguimento às negociações acerca das coligações em reunião coordenada pelo vice-presidente do PDT, Chico Leitoa – que contou com a presença de representantes de todos os nove partidos que declararam apoio à pré-candidatura de Flávio Dino para governador do Maranhão. A reunião anterior aconteceu na última sexta (24), com a presença do pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB). Além do PDT, estiveram presentes representantes estaduais do PCdoB, PSB, PTC, PPS, PP, PROS, Solidariedade e PSDB.

Representando o PCdoB, o presidente estadual da sigla, Márcio Jerry, destacou a união dos partidos para enfrentar as próximas eleições. “A aliança que fazemos é em favor do Maranhão, tendo como norte a mobilização e a vontade do povo,” disse, ao destacar a importância da unidade de forças políticas para superar o modelo político que privilegia poucos. Jerry informou ainda que nesta quarta (28) haverá uma nova rodada de debates.

Com a aproximação das convenções estaduais que homologarão as candidaturas para deputado federal, estadual, senado, governador e presidência da República, os partidos fecham os detalhes para a organização das chapas. A opção das siglas que compõem o Partido do Maranhão é pela descentralização das convenções, fazendo com que os eventos aconteçam em várias cidades maranhenses.

A decisão unânime foi da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

SÃO LUÍS – A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foi condenada a pagar indenização de R$ 200 mil, por danos morais, além de pensão mensal, por danos materiais, aos pais de um rapaz que morreu vítima de choque elétrico. A decisão unânime foi da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

Segundo os autos, os três estavam em casa, no dia 12 de março de 2005, quando foram atingidos por um choque elétrico depois de o transformador da empresa, instalado em frente à residência, entrar em curto-circuito. Os pais afirmaram que o fato provocou repercussão da energia elétrica no interior do imóvel, causando a morte do filho, de 18 anos, e lesões corporais neles.

A sentença de primeira instância determinou o pagamento de danos materiais no valor de R$ 141.476, além dos R$ 200 mil por danos morais.

A Cemar apelou ao TJ-MA, alegando prescrição da pretensão dos pais. Sobre o mérito, destacou que a responsabilidade seria do proprietário, já que o sinistro teria ocorrido por conta de problemas com as instalações elétricas do imóvel.

Relação de consumo

O desembargador Kleber Carvalho (relator) rejeitou a alegada prescrição, por entender que o caso se trata de relação de consumo, não se aplicando o Código Civil. Explicou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece prazo prescricional de cinco anos para casos de defeito de produto ou serviço. Destacou que o fato ocorreu em março de 2005, enquanto a ação foi proposta em outubro de 2008.

No mérito, disse que a empresa não comprovou a alegada responsabilidade exclusiva do consumidor, enquanto os pais do rapaz apresentaram fotos e testemunhas para demonstrar que o fato se deu por conta de uma explosão no transformador da Cemar, que provocou descarga elétrica na casa dos consumidores.

O relator citou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o dano material. Seguindo o mesmo entendimento da Corte superior, ele reformou apenas a forma de pagamento, para que seja feita mensalmente, no valor correspondente a 2/3 do salário mínimo, até a data em que o filho completaria 25 anos, e 1/3, até a data em que completaria 65 anos. Manteve a indenização por danos morais em R$ 200 mil, a ser paga de uma só vez.

Os desembargadores Angela Salazar (revisora) e Jorge Rachid também deram provimento parcial ao recurso da Cemar, apenas modificando a forma de pagamento dos danos materiais. (Processo nº 133402014).

Arquivos do blog