- Adonias Soares
- 09/06/2014
- Deixar Comentário
O diálogo com os pecuaristas em Imperatriz, do chefão do comunismo, Flávio Dino (PCdoB) fracassou novamente assim como os diálogos que fez com os empresários há algumas semanas atrás também em Imperatriz.
O comunista se reuniu com o presidente do Sinrural de Imperatriz e mais uma meia dúzia de pecuaristas da cidade pedindo apoio a sua pré-candidatura, mas segundo uma fonte os pecuaristas saíram nada satisfeito com o “gogó” do chefão do comunista.
Teve pecuarista saiu do sindicato rural, contrariado dizendo: “se eu soubesse que era pra isso, eu não teria perdido o meu tempo”.
Quem conhece os pecuaristas sabem que eles não são de se envolver em campanhas políticas, há não ser aqueles que tenham interesses posteriores. Pois o que a maioria pode oferecer é boi e vaca, mas esses animais não votam.
O que o comunista pode esperar seria uma certa ajuda financeira de algum desses pecuaristas para a campanha política que se avizinha, mas quem conhece pecuarista sabe que eles preferem investir na compra de gados, do que gastar seu dinheiro ajudando financeiramente político.
Portanto além do baixo número de pecuaristas presente no diálogo com o comunista, dificilmente ele terá ajuda financeira de alguns desses pecuaristas.
Por isso mais uma vez fracassou o diálogo da mudança de gogó.
Blog do Jhivago
- Adonias Soares
- 09/06/2014
- Deixar Comentário
Em postagem feita neste domingo (08), na sua página do Facebook, Hildo Rocha faz um agradecimento aos servidores e servidoras da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) que, por meio de um vídeo exibido no dia em que ele deixou o comando da instituição, prestaram-lhe uma homenagem.
“Homenagens como aquela confortam a alma, renovam a esperança e reforçam o meu desejo de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor” escreveu Hildo Rocha.
“A todos os servidores e servidoras da Secid, que contribuíram com o êxito da nossa administração, mais uma vez manifesto minha gratidão pelo apoio recebido e pela inesquecível homenagem eternizada neste vídeo”, enfatizou. Assista ao vídeo.
- Adonias Soares
- 08/06/2014
- 4 Comentários
Ao desembarcar no aeroporto de Presidente Dutra, o senador Lobão Filho (PMDB) foi recebido pelo prefeito Juran Carvalho (PV) e lideranças políticas locais e regionais.
Do aeroporto, Lobão Lilho foi visitar a construção do Centro Administrativo Municipal, atendendo convite do prefeito Juran Carvalho. O senador do PMDB, ficou impressionado com a obra que está sendo feita com recursos próprios do município.

Depois de visitar outras lideranças políticas do município, Lobão Filho chegou a AABB por volta do meio dia, onde um grande número de pessoas o aguardava.
Eram prefeitos, ex-prefeitos, vereadores deputados estaduais, federais e diversas lideranças politicas, e ainda, amigos, pessoas simples, que estavam ali para conversar e levar seu abraço a Lobão Filho.
Discursado para uma plateia atenta, o prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho falou da importância da parceria entre prefeitura e governo do estado. “Hoje estamos tocando obras nos quatro cantos do município, são várias obras, em todos os setores, principalmente asfaltamento, tudo isso fruto de parceira com o governo do estado e estas parcerias precisam continuar a partir do ano que vem”, declarou o prefeito.
Juran lembrou ainda o que poderá acontecer, caso a oposição vença a eleição no maranhão. “Serão dois anos de “sêca” como eles costumam dizer”, finalizou.
O deputado estadual Antônio Pereira (DEM) fez um breve relato da história de vida do senador Lobão Filho ressaltando suas preocupações com o crescimento do maranhão.
Logo depois falaram os deputados estaduais Priscylla Sá, Rogério Cafeteira, Rigo Teles e os federais, Gastão Vieira e Alberto Filho.
Já passava de uma hora da tarde quando o senador Lobão Filho começou seu bate papo com os amigos presentes. O ponto principal da conversa franca e aberta foi a sua história de vida. Empresário bem sucedido e gestor responsável, Lobão Filho focou sua conversa, falando dos pais, irmãos, esposa, filhos e neto como exemplo familiar. Dos amigos teve a solidariedade quando sofreu um acidente de automóvel em maio de 2011. “Eu descobri naquele momento, que tudo foi conduzido pra esse momento que eu vivo hoje e eu estou pronto pra cumprir essa missão”, declarou Lobão Filho.
Ao final o senador do PMDB, falou da forma emocionante como foi recebido no município. “Satisfeitíssimo com esse carinho, com essa energia, estou muito feliz com a receptividade”, finalizou.
- Adonias Soares
- 08/06/2014
- Deixar Comentário
O deputado Antônio Pereira (DEM) protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – já encaminhada à governadora Roseana Sarney e ao secretário de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro – pedindo obras de asfaltamento de vias urbanas, para beneficiar a população de 16 cidades do Maranhão.
O democrata solicitou que as obras de asfaltamento sejam feitas dentro do quantitativo mínimo sugerido, e das vias públicas indicadas pelos respectivos prefeitos, que recebem reclamações da população acerca do precário estado de conservação das avenidas e ruas das cidades que serão beneficiadas.
Para o deputado Antônio Pereira, as obras cobradas pelos prefeitos e pela população certamente serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), pois tanto a governadora Roseana Sarney quanto o secretário José Raimundo Frazão são sensíveis aos problemas enfrentados pela população.
CIDADES BENEFICIADAS
Devem receber obras de asfaltamento de avenidas e ruas – executadas pelo Governo do Estado – as cidades de Imperatriz (4 km), Buritirana (1km), Amarante do Maranhão (1,5km), Senador La Roque (1km), João Lisboa (1km), Cidelândia (1km), Vila Nova dos Martírios (1km) e São Pedro da Água Branca (1km).
Também devem ser contemplados com as obras de asfaltamento de avenidas e ruas, pedidas por Antônio Pereira, as cidades de São Francisco do Brejão (1km), Açailândia (2,5km), Itinga (1,5km), Buriticupu (3km), Bom Jardim (1,5km), Zé Doca (2km) Presidente Dutra (2km) e São Domingos do Maranhão (1,5km).
- Adonias Soares
- 08/06/2014
- Deixar Comentário
Em todos os cargos públicos que exerci sempre defendi a causa municipalista. Na condição de vereador e presidente da Câmara Municipal e prefeito de Cantanhede; presidente da Federação dos Municípios (Famem); Conselheiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM); na Assessoria da Liderança do Governo no Congresso Nacional; na Secretaria de Estado de Assuntos Políticos e na Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano coloquei em prática os ideais municipalistas.
Nas visitas que tenho feito aos amigos e amigas, residentes no interior, tenho constado que inúmeras comunidades subiram alguns degraus na escala da qualidade de vida. Os avanços registrados devem-se ao trabalho de inúmeras pessoas entre as quais posso me incluir. Isso porque, ao contrário daqueles que vivem a maldizer o nosso estado e expor nosso povo à humilhação perante a opinião pública nacional, faço parte do time dos que valorizam nosso Estado, querem um Maranhão melhor e tem serviços prestados aos maranhenses.
Um exemplo: na semana passada, estive em Barreirinhas a convite do ex-presidente do Iterma – Instituto de Terras do Maranhão, Raimundo Branco. Na oportunidade, visitei diversas comunidades, conversei com lideranças, trabalhadores e trabalhadoras rurais, jovens, líderes espirituais de várias igrejas e participei de reuniões com presidentes de associações dos povoados Armazém I e II, Cachoeira, Cangote, Cigana, Extrema, Guaribinha, Jabuti, Juçaral dos Canavieiras, Jucú, Jurubeba, Mirinzal, Olho D’água, Pacas, Palmeira dos Bentos, Palmeiras dos Reis, Pedras, Rio Grande, Santa Rosa, São José do Sousa, São José dos Viúvos, São Raimundo e Vera Cruz.
Tive a felicidade de constatar que, superadas as barreiras burocráticas, os trabalhadores e trabalhadoras rurais dessas localidades conseguiram o título de propriedade das terras, estão produzindo e conseguiram realizar o sonho de adquirir casas de tijolo e telha.
Por meio dos programas Luz para Todos, do Governo Federal, e Viva Luz, lançado pela Governadora Roseana Sarney, todas as famílias residentes nas comunidades visitadas estão atendidas com energia elétrica. Isso é conforto, segurança, insumo fundamental para produção e qualidade de vida. Da mesma forma no quesito habitação, quase todas as famílias já foram contempladas com habitações dignas e, aqueles que ainda não receberam o beneficio, serão muito em breve favorecidos com os programas habitacionais Viva Casa ou Minha Casa minha Vida.
As mudanças são visíveis, inegáveis. Entretanto o trabalho está longe de atingir a condição ideal. Por falta de manutenção nas estradas municipais, chegar às comunidades rurais que visitamos torna-se uma tarefa árdua, cansativa, demorada. Sabe-se que, na maioria dos casos, as prefeituras não possuem recursos suficientes para manter as estradas em boas condições de trafegabilidade. Ressalto que, essa é uma das deformações resultantes da injusta partilha do bolo tributário. Esse é mais um fato que demonstra a necessidade de promovermos alterações no Pacto Federativo.
A burocracia é outra questão que necessita ser alterada. Muitos presidentes de associações deixam de buscar benefícios junto aos órgãos governamentais porque não conseguem reunir a excessiva quantidade de documentos solicitados. A burocracia atrasa, desestimula, torna o trabalho árduo, lento, pouco produtivo.
Felizmente, com o apoio da Governadora Roseana Sarney, com a colaboração dos atuais gestores do Iterma, com o eficiente trabalho de Raimundo Branco e dos presidentes das associações, os moradores da zona rural de Barreirinhas obtiveram conquistas importantes e sabem que outras estão por vir.
Entretanto, os resultados seriam melhores se não fossem as limitações enfrentadas por todos aqueles que estão empenhados na busca de melhorias para a população maranhense. Diariamente, os gestores públicos se deparam com regras e rotinas administrativas, impostas por leis que dificultam o andamento dos trabalhos.
O exemplo de Barreirinhas é emblemático, reafirma que é imprescindível a criação de mecanismos que facilitem a reforma agrária; é imperativo diminuir a burocracia; dar mais autonomia aos órgãos públicos envolvidos nos trabalhos com as comunidades rurais; facilitar o financiamento da produção; e aumentar a participação dos municípios na partilha do bolo tributário, para que os governos municipais possam investir na infraestrutura rural.
Entendo que, por meio dessas fórmulas conseguiremos ampliar os benefícios, contemplar maior número de pessoas e alavancar o crescimento e o desenvolvimento do nosso estado. Esse é o motivo pelo qual sempre defendi e continuarei a luta em defesa dos municípios. Defender o municipalismo é defender as pessoas.
* Especialista em Administração Pública
- Adonias Soares
- 08/06/2014
- Deixar Comentário
O senador Edison Lobão Filho, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, deu uma alfinetada daquela no prefeito Cleomar Tema (PSB), um dos principais aliados do pré-candidato a governador do PCdoB, Flávio Dino.
Ao iniciar seu discurso, o peemedebista disse que não falaria mal do prefeito, mas lembrou um fato interessante sobre a prisão do socialista no bojo da Operação Rapina, da Polícia Federal, em 2007.
Segundo Lobão Filho, o pai dele, ministro Edison Lobão (Minas e Energia), foi “o único de terno e gravata” a visitar Tema na cadeia naquela ocasião.
E olha que ele já havia votado em Flávio Dino para deputado federal, em 2006.
Por Gilberto Léda







