- Adonias Soares
- 04/07/2014
- 1 Comentário
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), surpreendeu todos os professores da rede municipal de ensino do município e cortou os salários dos grevistas que reivindicam reajuste de salários, melhores condições de serviços e aumento do ticket alimentação.
- Adonias Soares
- 04/07/2014
- 1 Comentário

O deputado Rigo Teles (PV) disse na quinta-feira (3), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que a escolha do deputado Arnaldo Melo (PMDB), como pré-candidato a vice-governador, vai melhorar ainda mais a aceitação popular do candidato a governador do Maranhão, senador Lobão Filho (PMDB).
Para Rigo Teles, a pré-candidatura de Arnaldo Melo a vice-governador foi abraçada pela maioria dos 42 deputados com assento no Poder Legislativo, pela classe política e pela população, que vê no presidente da Assembleia Legislativa mais uma importante força política para conduzir os destinos do Maranhão.
Na avaliação de Rigo, a aceitação popular de Lobão Filho cresceu muito, está boa, mas melhorará ainda mais com a escolha de Arnaldo Melo como candidato vice-governador. “Arnaldo é do sertão maranhense, conhece muito bem o Maranhão é um político muito comprometido com a população”, admite.
LOBÃO FILHO CRESCE
Rigo Teles disse que com a escolha de Arnaldo Melo como candidato a vice-governador, Lobão Filho vai continuar crescendo. “Em apenas 45 dias depois de anunciar a pré-candidatura, Lobão Filho ganhou a preferência do eleitorado, principalmente em São Luis, Imperatriz, Caxias, Timon e Santa Inês”, disse.
O parlamentar comentou que o crescimento do candidato Lobão Filho começou a ser constatado no dia 8 de maio, quando o Instituto Exata divulgou pesquisa encomendada pela TV Guará para o Governo do Estado. Flávio Dino tinha 56% e o senador Lobão Filho 23%. Na pesquisa divulgada pelo Jornal O Imparcial, o pré-candidato Flávio Dino teria 50,2% e Lobão Filho 29,1%.
- Adonias Soares
- 04/07/2014
- Deixar Comentário
Lideranças políticas do grupo governista que atuam na Assembleia Legislativa avaliaram a consolidação do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), como o candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Lobão Filho (PMDB). Para os líderes, a escolha por Melo foi acertada e deve fortalecer ainda mais o candidato do grupo. De acordo com os parlamentares, Melo agrega valor político e eleitoral, tem forte articulação no Legislativo e no interior do estado e carrega consigo entusiasmo pela vitória na eleição de outubro.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), afirmou também ter ficado satisfeito com a escolha. “Arnaldo reúne um conhecimento político muito forte; tem densidade eleitoral fácil para retornar a esta Casa; é o deputado de maior número de mandatos hoje e que, com o apoio da Casa, disputou espaço para o Senado. Então, foi uma medida justa, oportuna e que valorizou ainda mais a chapa de Edinho”, finalizou.
Consolidação – Segundo o líder do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), a definição por Arnaldo Melo foi uma das melhores estratégias adotadas pelo grupo ao qual ele pertence. Ele afirmou que, após a decisão do Partido dos Trabalhadores de indicar apenas o suplente de senador, várias possibilidades foram abertas e discutidas, mas prevaleceu o nome de consenso entre os 18 partidos que sustentam a candidatura de Lobão Filho. “A indicação do presidente Arnaldo Melo é de fato a consolidação da chapa do senador Lobão Filho. Arnaldo é um parlamentar que tem o comando político muito forte de toda a região do sertão, com uma trajetória transparente e admirada por todos e que já estava preparado para ser governador do estado ou até senador da República. A decisão do grupo foi muito acertada”, afirmou.
O líder do Bloco Parlamentar Democrático, deputado Edilázio Júnior (PV), também elogiou a decisão do grupo de conduzir o presidente da Assembleia Legislativa à chapa majoritária encabeçada por Lobão Filho. “A classe política ficou muito feliz com a lembrança do nome de Arnaldo Melo para a composição de chapa. Ele já havia sido lembrado para assumir o Governo do Estado e para a disputa do Senado, e não tenho dúvida de que trará o devido equilíbrio para a candidatura de Lobão Filho. Arnaldo vai agregar e muito para esta chapa”, enfatizou.
Edilázio Júnior (PV) afirmou que o fato de Melo ser o decano da Casa e de agregar o maior número de parlamentares num mesmo grupo, o Legislativo estadual acabou valorizado. “A motivação aqui dentro da Casa aumentou mais ainda com a indicação de Arnaldo Melo. Ele é o decano da Casa e, se eu não me engano, pode até ser inédito o fato de um deputado estadual ir compor a chapa majoritária de governador. O Legislativo se sente valorizado com a decisão”, afirmou.
Alexandre Almeida (PTN) completou: “A decisão valorizou ainda mais a Casa, disso não temos a menor dúvida”. Alexandre Almeida (PTN) afirmou que Arnaldo Melo dispõe de estatura política própria e cacife eleitoral para fortalecer a chapa do senador peemedebista.
- Adonias Soares
- 01/07/2014
- 1 Comentário
A governadora Roseana Sarney e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, entregaram 119 motoniveladoras a municípios maranhenses nesta segunda-feira (30), em solenidade realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Tirirical), em São Luís. O evento integra a última etapa da ação desenvolvida dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no Maranhão.
Roseana Sarney destacou a importância da ação e da parceria entre os governos federal, estadual e municipais. “O Maranhão é um estado muito grande, é um estado produtor e que precisa desse apoio. É, também, o estado com maior população rural do Brasil”, declarou.
Roseana agradeceu o Governo Dilma pelo apoio em vários setores. “Só temos que agradecer ao governo federal pelos avanços, essas máquinas vão colaborar com as nossas ações em infraestrutura, pois estamos concluindo, em parceria com os municípios, 1.250 quilômetros de estradas vicinais. E abrindo estradas atendemos os produtores rurais, geramos emprego e renda”, ressaltou.
O evento contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes; de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, deputados federais e estaduais, secretários estaduais Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), José Ribamar Vieira (Casa Militar) e Rodrigo Valente (Articulação Política em exercício); dezenas de prefeitos; vereadores e lideranças políticas e comunitárias.
O investimento é de R$ 55,3 milhões. As motoniveladoras fazem parte de um conjunto de equipamentos que visam à conservação contínua das estradas vicinais, que interligam o meio rural às cidades. A entrega beneficiará quase 1 milhão de habitantes da zona rural do estado, sendo 113 mil agricultores familiares. A solenidade marcou a conclusão da entrega dos equipamentos pelo MDA. No Maranhão, foram beneficiados 202 municípios com equipamentos do PAC 2.
“A ideia central é apoiar os municípios para que possam desenvolver melhor a manutenção das estradas vicinais. Isso significa apoiar as comunidades rurais, pequenos e médios produtores, além da agricultura familiar, pois a recuperação dessas estradas garante o escoamento da produção, o transporte escolar e a integração das comunidades”, declarou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.
Ele afirmou que, ao todo, foram entregues 744 máquinas no Maranhão, sendo 202 retroescavadeiras, 200 motoniveladoras, 200 caminhões-caçamba, 71 caminhões-pipa e 71 pás carregadeiras. O investimento total na aquisição dos equipamentos foi superior a R$ 210 milhões. “O programa não para por aqui, a expectativa é de realizar o PAC 3 com a entrega de novos equipamentos”, anunciou o ministro, que também revelou a liberação de R$ 500 milhões para o financiamento da agricultura familiar no Maranhão.
O prefeito de Peri-Mirim, João Ferreira Lopes, falou em nomes de todos os gestores de municípios beneficiados. O PAC é uma ação que está beneficiando mais de 237 mil agricultores familiares e quase dois milhões de moradores do meio rural. Além disso, dentro do programa, 71 municípios que enfrentam os efeitos da forte seca, também receberam equipamentos para auxiliar no transporte de água e em ações de enfrentamento da seca.
Municípios
São beneficiados municípios com até 50 mil habitantes. Pelo menos 93% dos municípios maranhenses entraram na lista. Para o prefeito de Alcântara, Domingos Araquém, a iniciativa vai contemplar áreas da educação e da saúde, além da agricultura familiar e quilombolas.
“Estrada é fundamental, principalmente no nosso município que possui 207 comunidades rurais e mais de 400 quilômetros de estradas vicinais”, revelou.
O prefeito de Bacuri, Valdoíno da Silva, também aprovou a iniciativa. “Não teríamos condições de comprar esses equipamentos. Os kits vão ajudar em todos os sentidos, inclusive no transporte escolar. Além disso, teremos condições de melhorar o acesso das comunidades rurais e dos bairros da periferia da cidade”, destacou.
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS:
Alcântara
Altamira do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Alto Parnaíba
Amapá do Maranhão
Anajatuba
Apicum-Açu
Araguanã
Araioses
Arame
Axixá
Bacabeira
Bacuri
Bacurituba
Benedito Leite
Bequimão
Bernardo do Mearim
Boa Vista do Gurupi
Bom Jesus das Selvas
Bom Lugar
Brejo de Areia
Buritirana
Cachoeira Grande
Cajapió
Campestre do Maranhão
Candido Mendes
Capinzal do Norte
Carolina
Carutapera
Cedral
Central do Maranhão
Centro do Guilherme
Centro Novo do Maranhão
Cidelândia
Conceição do Lago-Açu
Cururupu
Davinópolis
Dom Pedro
Esperantinópolis
Estreito
Feira Nova do Maranhão
Fernando Falcão
Formosa da Serra Negra
Fortaleza dos Nogueiras
Godofredo Viana
Governador Edison Lobão
Governador Eugênio Barros
Governador Luiz Rocha
Governador Newton Bello
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Humberto de Campos
Icatu
Igarapé do Meio
Igarapé Grande
Itaipava do Grajaú
Itinga do Maranhão
João Lisboa
Joselândia
Junco do Maranhão
Lago do Junco
Lago Verde
Lajeado Novo
Loreto
Luis Domingues
Maracaçumé
Maranhãozinho
Matinha
Miranda do Norte
Monção
Montes Altos
Morros
Nova Colinas
Nova Olinda do Maranhão
Olho d’Água das Cunhãs
Pedreiras
Penalva
Peri-Mirim
Pindaré-Mirim
Pio XII
Pirapemas
Poção de Pedras
Porto Franco
Porto Rico do Maranhão
Presidente Juscelino
Presidente Médici
Presidente Vargas
Primeira Cruz
Raposa
Riachão
Ribamar Fiquene
Rosário
Sambaíba
Santa Luzia do Paruá
Santana do Maranhão
Santo Amaro do Maranhão
Santo Antônio dos Lopes
São Bento
São Domingos do Azeitão
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João do Caru
São João do Paraíso
São Luis Gonzaga Do Maranhão
São Pedro dos Crentes
São Raimundo das Mangabeiras
São Vicente Ferrer
Satubinha
Senador La Rocque
Sítio Novo
Tasso Fragoso
Timbiras
Trizidela do Vale
Tufilândia
Turiaçu
Turilândia
Vila Nova dos Martírios
Vitoria do Mearim
Vitorino Freire
- Adonias Soares
- 01/07/2014
- Deixar Comentário
O Secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto (Secid), e o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, inauguraram, neste fim de semana, o asfaltamento de todas as ruas do povoado Calumbi, obra efetuada em parceria com o Governo do Estado, e entregaram aos moradores da localidade uma praça e um posto de saúde.
As inaugurações aconteceram como parte da programação alusiva ao aniversário de 70 anos de emancipação política do município, comemorado sábado (28), com entrega de obras, cavalgada, eventos religiosos e shows.
Acompanhado do prefeito, do deputado estadual Antônio Pereira, de secretários municipais e de vereadores, Silvano Neto visitou as obras da Praça do Centro Administrativo, outro empreendimento que está sendo efetuado pela prefeitura em parceria com o Governo estadual.
“É motivo de satisfação para o Governo do Estado entregar mais um empreendimento efetuado em parceria com a prefeitura de Presidente Dutra”, declarou Silvano. Ele explicou que todas as obras são executadas com alto padrão de qualidade. “A população de Presidente Dutra está de parabéns porque chega aos 70 anos com uma gestão que trabalha em parceria como o Governo do Estado e está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou Silvano Neto.
Sucesso das parcerias
O prefeito Juran Carvalho agradeceu o apoio que o município tem recebido por parte do governo estadual. “Com a valiosa ajuda do Governo do Estado, e com a colaboração dos vereadores e da população, Presidente Dutra só tem a ganhar, avançar, crescer e se desenvolver”, declarou.
Saúde
Ainda como parte da programação de aniversário da cidade, o prefeito inaugurou laboratório do Hospital Jean Carvalho, equipado com aparelhos de última geração, entre os quais um mamógrafo de última geração instalado no Hospital Materno Infantil. Também foram inauguradas a Escola Municipal Ciro Evangelista de Souza (Povoado Taboa dos Lopes), uma praça com academia de ginástica, reforma e ampliação da Escola Murilo Braga, do Colégio Teresa de Oliveira e do Posto de Saúde Raimunda Barros, (Bairro de Fátima).
Com informações da SECOM
- Adonias Soares
- 01/07/2014
- Deixar Comentário
O diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema, engenheiro José Antônio Ribeiro Bastos, esteve em diversos municípios do interior do estado para dar posse aos novos Gerentes das Regionais.
Na ocasião, Claudiomar de Jesus Galdino Soares, que era chefe da Coordenadoria de Operação da Gerência de Presidente Dutra, foi empossado gerente de Negócio dessa mesma gerência; Erione José Campelo do Nascimento, que era gerente de Negócio de Presidente Dutra, foi empossado no cargo de gerente de Negócio de Itapecuru e José Carlos de Araújo Vieira, gerente de Negócio de Itapecuru, foi nomeado gerente de Negócio de Chapadinha.
Foram empossados ainda, o gerente de Negócio de Chapadinha, Francisco Guimarães de Oliveira, no cargo de gerente de Negócio de Pinheiro e Afonso de Ligório Alencar Santos, que era gerente de Negócio de Pinheiro, foi nomeado coordenador de Tratamento de Água Metropolitano.








