10336758_639154309488799_7961413195841005769_n

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), surpreendeu todos os professores da rede municipal de ensino do município e cortou os salários dos grevistas que reivindicam reajuste de salários, melhores condições de serviços e aumento do ticket alimentação.

A desagradável notícia deu-se após os educadores verificarem em suas contas bancárias a ausência dos seus respectivos salários. Antes em reunião com os professores o prefeito já tinha afirmado que o reajuste para a classe seria de 0%.
Segundo os professores o corte foi integral, sem que a justiça tenha julgado a legalidade do movimento. Assim deixando centenas de professores, pais e mães de família, sem recursos financeiros para cumprir os compromissos e alimentar suas famílias.
Corta_Salario dos Professores
Do Blogue do Jhivalgo Sales
Deputado Estadual Rigo Teles.
Deputado Estadual Rigo Teles.

O deputado Rigo Teles (PV) disse na quinta-feira (3), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que a escolha do deputado Arnaldo Melo (PMDB), como pré-candidato a vice-governador, vai melhorar ainda mais a aceitação popular do candidato a governador do Maranhão, senador Lobão Filho (PMDB).   

Para Rigo Teles, a pré-candidatura de Arnaldo Melo a vice-governador foi abraçada pela maioria dos 42 deputados com assento no Poder Legislativo, pela classe política e pela população, que vê no presidente da Assembleia Legislativa mais uma importante força política para conduzir os destinos do Maranhão.    

Na avaliação de Rigo, a aceitação popular de Lobão Filho cresceu muito, está boa, mas melhorará ainda mais com a escolha de Arnaldo Melo como candidato vice-governador. “Arnaldo é do sertão maranhense, conhece muito bem o Maranhão é um político muito comprometido com a população”, admite.

LOBÃO FILHO CRESCE

Rigo Teles disse que com a escolha de Arnaldo Melo como candidato a vice-governador, Lobão Filho vai continuar crescendo. “Em apenas 45 dias depois de anunciar a pré-candidatura, Lobão Filho ganhou a preferência do eleitorado, principalmente em São Luis, Imperatriz, Caxias, Timon e Santa Inês”, disse.  

O parlamentar comentou que o crescimento do candidato Lobão Filho começou a ser constatado no dia 8 de maio, quando o Instituto Exata divulgou pesquisa encomendada pela TV Guará para o Governo do Estado. Flávio Dino tinha 56% e o senador Lobão Filho 23%. Na pesquisa divulgada pelo Jornal O Imparcial, o pré-candidato Flávio Dino teria 50,2% e Lobão Filho 29,1%.

Lobao-e-ArnaldoLideranças políticas do grupo governista que atuam na Assembleia Legislativa avaliaram a consolidação do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), como o candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Lobão Filho (PMDB). Para os líderes, a escolha por Melo foi acertada e deve fortalecer ainda mais o candidato do grupo. De acordo com os parlamentares, Melo agrega valor político e eleitoral, tem forte articulação no Legislativo e no interior do estado e carrega consigo entusiasmo pela vitória na eleição de outubro.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), afirmou também ter ficado satisfeito com a escolha. “Arnaldo reúne um conhecimento político muito forte; tem densidade eleitoral fácil para retornar a esta Casa; é o deputado de maior número de mandatos hoje e que, com o apoio da Casa, disputou espaço para o Senado. Então, foi uma medida justa, oportuna e que valorizou ainda mais a chapa de Edinho”, finalizou.

Consolidação – Segundo o líder do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), a definição por Arnaldo Melo foi uma das melhores estratégias adotadas pelo grupo ao qual ele pertence. Ele afirmou que, após a decisão do Partido dos Trabalhadores de indicar apenas o suplente de senador, várias possibilidades foram abertas e discutidas, mas prevaleceu o nome de consenso entre os 18 partidos que sustentam a candidatura de Lobão Filho. “A indicação do presidente Arnaldo Melo é de fato a consolidação da chapa do senador Lobão Filho. Arnaldo é um parlamentar que tem o comando político muito forte de toda a região do sertão, com uma trajetória transparente e admirada por todos e que já estava preparado para ser governador do estado ou até senador da República. A decisão do grupo foi muito acertada”, afirmou.

O líder do Bloco Parlamentar Democrático, deputado Edilázio Júnior (PV), também elogiou a decisão do grupo de conduzir o presidente da Assembleia Legislativa à chapa majoritária encabeçada por Lobão Filho. “A classe política ficou muito feliz com a lembrança do nome de Arnaldo Melo para a composição de chapa. Ele já havia sido lembrado para assumir o Governo do Estado e para a disputa do Senado, e não tenho dúvida de que trará o devido equilíbrio para a candidatura de Lobão Filho. Arnaldo vai agregar e muito para esta chapa”, enfatizou.

Edilázio Júnior (PV) afirmou que o fato de Melo ser o decano da Casa e de agregar o maior número de parlamentares num mesmo grupo, o Legislativo estadual acabou valorizado. “A motivação aqui dentro da Casa aumentou mais ainda com a indicação de Arnaldo Melo. Ele é o decano da Casa e, se eu não me engano, pode até ser inédito o fato de um deputado estadual ir compor a chapa majoritária de governador. O Legislativo se sente valorizado com a decisão”, afirmou.

Alexandre Almeida (PTN) completou: “A decisão valorizou ainda mais a Casa, disso não temos a menor dúvida”. Alexandre Almeida (PTN) afirmou que Arnaldo Melo dispõe de estatura política própria e cacife eleitoral para fortalecer a chapa do senador peemedebista.

lll1

A governadora Roseana Sarney e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, entregaram 119 motoniveladoras a municípios maranhenses nesta segunda-feira (30), em solenidade realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Tirirical), em São Luís. O evento integra a última etapa da ação desenvolvida dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no Maranhão.

Roseana Sarney destacou a importância da ação e da parceria entre os governos federal, estadual e municipais. “O Maranhão é um estado muito grande, é um estado produtor e que precisa desse apoio. É, também, o estado com maior população rural do Brasil”, declarou.

Roseana agradeceu o Governo Dilma pelo apoio em vários setores. “Só temos que agradecer ao governo federal pelos avanços, essas máquinas vão colaborar com as nossas ações em infraestrutura, pois estamos concluindo, em parceria com os municípios, 1.250 quilômetros de estradas vicinais. E abrindo estradas atendemos os produtores rurais, geramos emprego e renda”, ressaltou.

lll

O evento contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes; de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, deputados federais e estaduais, secretários estaduais Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), José Ribamar Vieira (Casa Militar) e Rodrigo Valente (Articulação Política em exercício); dezenas de prefeitos; vereadores e lideranças políticas e comunitárias.

O investimento é de R$ 55,3 milhões. As motoniveladoras fazem parte de um conjunto de equipamentos que visam à conservação contínua das estradas vicinais, que interligam o meio rural às cidades. A entrega beneficiará quase 1 milhão de habitantes da zona rural do estado, sendo 113 mil agricultores familiares. A solenidade marcou a conclusão da entrega dos equipamentos pelo MDA. No Maranhão, foram beneficiados 202 municípios com equipamentos do PAC 2.

“A ideia central é apoiar os municípios para que possam desenvolver melhor a manutenção das estradas vicinais. Isso significa apoiar as comunidades rurais, pequenos e médios produtores, além da agricultura familiar, pois a recuperação dessas estradas garante o escoamento da produção, o transporte escolar e a integração das comunidades”, declarou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.

lll8

Ele afirmou que, ao todo, foram entregues 744 máquinas no Maranhão, sendo 202 retroescavadeiras, 200 motoniveladoras, 200 caminhões-caçamba, 71 caminhões-pipa e 71 pás carregadeiras. O investimento total na aquisição dos equipamentos foi superior a R$ 210 milhões. “O programa não para por aqui, a expectativa é de realizar o PAC 3 com a entrega de novos equipamentos”, anunciou o ministro, que também revelou a liberação de R$ 500 milhões para o financiamento da agricultura familiar no Maranhão.

O prefeito de Peri-Mirim, João Ferreira Lopes, falou em nomes de todos os gestores de municípios beneficiados. O PAC é uma ação que está beneficiando mais de 237 mil agricultores familiares e quase dois milhões de moradores do meio rural. Além disso, dentro do programa, 71 municípios que enfrentam os efeitos da forte seca, também receberam equipamentos para auxiliar no transporte de água e em ações de enfrentamento da seca.

 lll3

Municípios

São beneficiados municípios com até 50 mil habitantes. Pelo menos 93% dos municípios maranhenses entraram na lista. Para o prefeito de Alcântara, Domingos Araquém, a iniciativa vai contemplar áreas da educação e da saúde, além da agricultura familiar e quilombolas.

“Estrada é fundamental, principalmente no nosso município que possui 207 comunidades rurais e mais de 400 quilômetros de estradas vicinais”, revelou.

O prefeito de Bacuri, Valdoíno da Silva, também aprovou a iniciativa. “Não teríamos condições de comprar esses equipamentos. Os kits vão ajudar em todos os sentidos, inclusive no transporte escolar. Além disso, teremos condições de melhorar o acesso das comunidades rurais e dos bairros da periferia da cidade”, destacou.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS:

Alcântara

Altamira do Maranhão

Alto Alegre do Pindaré

Alto Parnaíba

Amapá do Maranhão

Anajatuba

Apicum-Açu

Araguanã

Araioses

Arame

Axixá

Bacabeira

Bacuri

Bacurituba

Benedito Leite

Bequimão

Bernardo do Mearim

Boa Vista do Gurupi

Bom Jesus das Selvas

Bom Lugar

Brejo de Areia

Buritirana

Cachoeira Grande

Cajapió

Campestre do Maranhão

Candido Mendes

Capinzal do Norte

Carolina

Carutapera

Cedral

Central do Maranhão

Centro do Guilherme

Centro Novo do Maranhão

Cidelândia

Conceição do Lago-Açu

Cururupu

Davinópolis

Dom Pedro

Esperantinópolis

Estreito

Feira Nova do Maranhão

Fernando Falcão

Formosa da Serra Negra

Fortaleza dos Nogueiras

Godofredo Viana

Governador Edison Lobão

Governador Eugênio Barros

Governador Luiz Rocha

Governador Newton Bello

Governador Nunes Freire

Graça Aranha

Humberto de Campos

Icatu

Igarapé do Meio

Igarapé Grande

Itaipava do Grajaú

Itinga do Maranhão

João Lisboa

Joselândia

Junco do Maranhão

Lago do Junco

Lago Verde

Lajeado Novo

Loreto

Luis Domingues

Maracaçumé

Maranhãozinho

Matinha

Miranda do Norte

Monção

Montes Altos

Morros

Nova Colinas

Nova Olinda do Maranhão

Olho d’Água das Cunhãs

Pedreiras

Penalva

Peri-Mirim

Pindaré-Mirim

Pio XII

Pirapemas

Poção de Pedras

Porto Franco

Porto Rico do Maranhão

Presidente Juscelino

Presidente Médici

Presidente Vargas

Primeira Cruz

Raposa

Riachão

Ribamar Fiquene

Rosário

Sambaíba

Santa Luzia do Paruá

Santana do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão

Santo Antônio dos Lopes

São Bento

São Domingos do Azeitão

São Félix de Balsas

São Francisco do Brejão

São João do Caru

São João do Paraíso

São Luis Gonzaga Do Maranhão

São Pedro dos Crentes

São Raimundo das Mangabeiras

São Vicente Ferrer

Satubinha

Senador La Rocque

Sítio Novo

Tasso Fragoso

Timbiras

Trizidela do Vale

Tufilândia

Turiaçu

Turilândia

Vila Nova dos Martírios

Vitoria do Mearim

Vitorino Freire

Foto 1 Secid - asfaltamento

O Secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto (Secid), e o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, inauguraram, neste fim de semana, o asfaltamento de todas as ruas do povoado Calumbi, obra efetuada em parceria com o Governo do Estado, e entregaram aos moradores da localidade uma praça e um posto de saúde.

As inaugurações aconteceram como parte da programação alusiva ao aniversário de 70 anos de emancipação política do município, comemorado sábado (28), com entrega de obras, cavalgada, eventos religiosos e shows.

Acompanhado do prefeito, do deputado estadual Antônio Pereira, de secretários municipais e de vereadores, Silvano Neto visitou as obras da Praça do Centro Administrativo, outro empreendimento que está sendo efetuado pela prefeitura em parceria com o Governo estadual.

“É motivo de satisfação para o Governo do Estado entregar mais um empreendimento efetuado em parceria com a prefeitura de Presidente Dutra”, declarou Silvano. Ele explicou que todas as obras são executadas com alto padrão de qualidade. “A população de Presidente Dutra está de parabéns porque chega aos 70 anos com uma gestão que trabalha em parceria como o Governo do Estado e está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou Silvano Neto.

Foto 3 Secid - asfaltamento

Sucesso das parcerias

O prefeito Juran Carvalho agradeceu o apoio que o município tem recebido por parte do governo estadual. “Com a valiosa ajuda do Governo do Estado, e com a colaboração dos vereadores e da população, Presidente Dutra só tem a ganhar, avançar, crescer e se desenvolver”, declarou.

Saúde

Ainda como parte da programação de aniversário da cidade, o prefeito inaugurou laboratório do Hospital Jean Carvalho, equipado com aparelhos de última geração, entre os quais um mamógrafo de última geração instalado no Hospital Materno Infantil. Também foram inauguradas a Escola Municipal Ciro Evangelista de Souza (Povoado Taboa dos Lopes), uma praça com academia de ginástica, reforma e ampliação da Escola Murilo Braga, do Colégio Teresa de Oliveira e do Posto de Saúde Raimunda Barros, (Bairro de Fátima).

Com informações da SECOM

Foto 1 Caema - nova equipe - Posse Gerente Presidente Dutra

O diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema, engenheiro José Antônio Ribeiro Bastos, esteve em diversos municípios do interior do estado para dar posse aos novos Gerentes das Regionais.

Na ocasião, Claudiomar de Jesus Galdino Soares, que era chefe da Coordenadoria de Operação da Gerência de Presidente Dutra, foi empossado gerente de Negócio dessa mesma gerência; Erione José Campelo do Nascimento, que era gerente de Negócio de Presidente Dutra, foi empossado no cargo de gerente de Negócio de Itapecuru e José Carlos de Araújo Vieira, gerente de Negócio de Itapecuru, foi nomeado gerente de Negócio de Chapadinha.

Foram empossados ainda, o gerente de Negócio de Chapadinha, Francisco Guimarães de Oliveira, no cargo de gerente de Negócio de Pinheiro e Afonso de Ligório Alencar Santos, que era gerente de Negócio de Pinheiro, foi nomeado coordenador de Tratamento de Água Metropolitano.

Arquivos do blog