- Adonias Soares
- 01/08/2014
- Deixar Comentário
O promotor de justiça Pedro Lino Silva Curvelo, titular da 29ª Promotoria de Justiça Criminal, que atua na área de execuções penais, foi ameaçado de morte por um detento dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas nesta quinta-feira (31).
O preso arremessou objetos contra a autoridade, jogou café no promotor e disse que vai matá-lo assim que deixar do presídio.
O caso por ameaça de morte foi registrado no 12º Distrito Policial em Pedrinhas.
Do Blog de Luis Cardoso
- Adonias Soares
- 01/08/2014
- 2 Comentários

Não é de hoje que a população de Presidente Dutra reclama da péssima qualidade da água que chega às suas torneiras, oferecida pela CAEMA. A reclamação desta vez é dos moradores da Travessa Gonçalves Dias no Bairro Campo Dantas. Segundo eles, além da péssima qualidade da água, a conta chega religiosamente todo mês; “Estamos pagando para beber lama”, afirma seu Francisco Romeiro, morador do local.
Ainda de acordo com os moradores, quem não tem condições de comprar água mineral é obrigado a utilizar a água da CAEMA, correndo um sério risco ser contaminado. “Se um filho da gente bebe uma água dessa, como num fica? É doença na certa”, declara dona Maria Oliveira, que também mora na Tavessa Gonçalves Dias.
O Blog entrou em contato com o Gestor da Unidade Regional da CAEMA em Presidente Dutra, Claudionor de Jesus Galdino Soares e recebeu a informação de que o mesmo estaria viajando para Santo Antonio dos Lopes. O espaço continua aberto para eventuais explicações da cúpula local da empresa.
- Adonias Soares
- 01/08/2014
- Deixar Comentário
ASCOM – O candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS), que percorreu nos últimos dias cerca de 10 cidades da região do Médio Sertão maranhense, massificou sua campanha entre os dias 25 e 27 de julho no município de Paraibano, distante 505 km da capital.

Em Paraibano, Wellington fez panfletagem, conversou com moradores e lideranças do município. Na sexta-feira (25/Jul), o candidato fez uma caminhada pelas principais ruas da cidade, mobilizando centenas de pessoas. Na tarde de sábado (26/Jul), fez uma grande carreata, que chamou a atenção da população, atraindo muitos simpatizantes.
Já no domingo (27/Jul), aproveitou para conversar e ouvir os anseios de alguns moradores, além de receber o carinho com o qual foi recepcionado, finalizando assim essa primeira caravana em algumas cidades do Sertão.
“A visita aos municípios do Médio Sertão maranhense me permitiu conhecer de perto a realidade local, um pouco da potencialidade econômica de cada uma das cidades que visitei e as necessidades da população, muitas vezes ignorada. Estou entusiasmado com a boa aceitação de minha candidatura e agradeço o apoio que recebi na região”, destacou Wellington.
Alguns moradores destacaram a passagem de Wellington por Paraibano. Veja alguns depoimentos:
Aristeu Neto (ex-candidato a vereador de Paraibano e acadêmico de Agronomia):
“Para nós jovens, que estamos “engatinhando” no meio politico é motivador e esperançoso termos Wellington do Curso na Assembleia Legislativa, pois acreditamos na mudança, nos seus projetos, principalmente ligados a educação que é alicerce da nossa sociedade.”
Amaury Carneiro (professor de geografia e blogueiro da região do Médio Sertão):
“Declaro meu apoio ao candidato a deputado estadual Wellington do Curso porque acredito na mudança, nos seus projetos em prol do sofrido povo maranhense. É nesse novo jeito de fazer política que temos que depositar nossa confiança.”
Ferdinan Júnior (advogado e professor de direito):
“Pela primeira vez tive a satisfação de encontrar um candidato que me representasse. Wellington não é só um candidato a deputado estadual, é a mudança verdadeira e necessária que queremos em nosso Maranhão. Tenho certeza que será o divisor de águas no legislativo maranhense, pois tem capacidade e vontade. Em Paraibano ficou evidente o sentimento de mudar, desenraizar da política suja que até então reina naqueles candidatos que só buscam o povo em época de pedir votos, e depois os esquecem, deixando-os à mercê de um sistema de saúde falho e humilhante, por exemplo. Nós que o acolhemos nesta cidade temos o compromisso de levar à população paraibanense o que enxergamos em Wellington, e o cumpriremos com a graça de Deus.”
Isabel Carvalho (68 anos e moradora de Paraibano):
“Nunca levantei bandeira de político nenhum e nunca vesti a camisa de candidato, mas por conhecer a história de superação e de luta de Wellington, além de dar o meu apoio, participei da caminhada e da carreata, por acreditar numa renovação na política.”
Fotos: Hilton Franco
- Adonias Soares
- 01/08/2014
- Deixar Comentário
Com a meta de alfabetizar 109.205 de jovens (a partir de 15 anos) adultos e idosos, em 171 municípios maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em ação conjunta com o Governo Federal, realizou, nesta terça-feira (29), o lançamento do ciclo 2013 (execução 2014 a 2015) do Programa Brasil Alfabetizado.
O PBA é um programa do Governo Federal em parceria com Estados, Municípios e Distrito Federal, que visa contribuir para uma política pública de educação de jovens, adultos e idosos, centrada na concepção de alfabetização como porta de entrada para a escolarização.
No último ciclo do programa, com execução no período de outubro 2013 a agosto 2014, foram alfabetizadas 75.357, em 6.039 turmas localizadas em 148 municípios maranhenses.
Para este novo ciclo (execução 2014 a 2015), a Seduc está convocando entidades parceiras, prefeituras, unidades regionais e secretarias municipais de educação para atingir a meta de alfabetizar 109.205 pessoas não-alfabetizadas, em 171 municípios, sob a coordenação de 1.693 alfabetizadores/ coordenadores e 8.467 alfabetizadores.
“Essa é uma ação de Estado. Superar o índice de analfabetismo é um compromisso de todos nós, gestores da esfera pública. Estamos fazendo um grande esforço para alcançarmos o maior número de pessoas não- alfabetizadas e garantir que, após o ciclo do programa, possam dar continuidade aos estudos em níveis mais elevados”, destacou o secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado.
O período de inscrição acontecerá nos meses de agosto e setembro e as inscrições poderão ser feitas na Seduc, unidades regionais de educação e secretarias municipais. “É necessária a participação de todos. A superação do analfabetismo depende do compromisso de cada um de nós”, ressaltou Leila Tajra, coordenadora estadual do PBA.
- Adonias Soares
- 01/08/2014
- Deixar Comentário
Novo Hamburgo, RS, 31 – A festa de classificação do Novo Hamburgo às oitavas de final da Copa do Brasil não durou nem 24h. Nesta quinta-feira, o Nóia foi denunciado pela Confederação Brasileira de Futebol ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter escalado o jogador Preto de forma irregular na partida de volta diante do ABC, e pode ser eliminado da competição
João Luiz Ferreira da Silva, mais conhecido como Preto, foi expulso na primeira partida da segunda fase diante do J.Malucelli. Conforme a decisão do STJD, o jogador teria que cumprir dois jogos de suspensão. O primeiro foi cumprido no confronto de volta diante o próprio clube paranaense.
O segundo, consequentemente, seria na partida de ida contra o ABC, pela terceira fase da Copa do Brasil, que aconteceu após o recesso para a disputa do Mundial. Nesse período, porém, o jogador acabou ficando sem contrato, que foi renovado apenas dias antes do confronto de volta, ou seja, Preto não estava inscrito no Boletim Informativo Diário da CBF, o BID, no dia 23 de julho, data do confronto diante do clube potiguar, e, por isso, a suspensão não foi cumprida.
Então, como o Novo Hamburgo não disputa nenhuma competição além da Copa do Brasil, o jogador teria que ficar de fora da partida de volta diante do ABC, realizada na última quarta-feira e vencida pelo próprio clube gaúcho, por 2 a 0, resultado que o colocou nas oitavas de final. A escalação de Preto, porém, foi bancada pela diretoria do clube, que não avisara o técnico Itamar Schülle sobre a irregularidade do meia, mesmo com o aviso emitido pela CBF.
Com a denúncia em mãos, cabe ao STJD definir uma possível punição ao Novo Hamburgo. O julgamento será marcado em breve.
O Nóia deve ser enquadrado no Art. 214: “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009)”.
PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
O vice-presidente de futebol do Novo Hamburgo, Luisinho Valentin, se negou a comentar o caso. O técnico, Itamar Schulle, revelou que ainda não tinha sido comunicado de alguma denúncia e disse que os problemas administrativos são sempre tratados pela diretoria do Nóia.
“Não estou sabendo e nenhuma denúncia, mas acho que se aconteceu alguma coisa, a diretoria irá resolver e analisar o caso”, falou.
POSIÇÃO DO ABC
Bira Marques: O ABC está atento ao caso
Bira Marques: O ABC está atento ao caso
O diretor de futebol do ABC, Bira Marques, confirmou ao FI que a informação já chegou até o clube. O dirigente, porém, disse que esperará a determinação da CBF para depois lutar pela classificação caso ela realmente seja de direito do clube potiguar.
“A informação já chegou até a a gente e estamos analisando. A gente vai aproveitar a oportunidade para checar se realmente eles escalaram jogador irregular e se isso aconteceu, vamos tomar as medidas cabíveis. Acho que a a própria CBF já encontrou o erro”, disse o dirigente ao Futebol Interior.
HISTÓRIA RECORRENTE
Infelizmente, por motivos dos mais diversos, vários resultados de partidas vêm sendo decididas no STJD. No ano passado, a Portuguesa acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro após perder quatro pontos por ter escalado o meia Héverton na partida da 38ª rodada do Brasileirão, contra o Grêmio.
Neste ano, dois times também foram denunciados e punidos por escalações irregulares: o Criciúma, no Brasileirão e o Brasília, na Copa Verde.
Diante de tantas confusões e irregularidades, a CBF demitiu, no início desta semana, o diretor de registros da entidade, Luiz Gustavo Vieira. Mais uma vez, Marin e seus “companheiros” usam demissões como escudos para esconder a má administração.
Editoria de Esportes – DALVINO BARBOSA
- Adonias Soares
- 31/07/2014
- Deixar Comentário
O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma nesta quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda – cidade localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos rios Corda e Mearim.
Ainda na quinta-feira, Lobão Filho, lidera caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim, retornando a São Luís, às 20h, para reunião e eleição na Famem.
– A nossa meta é visitar todos os 217 municípios do estado para levar a nossa mensagem de fé e esperança de um Maranhão muito melhor para todos. Vamos também dialogar com as mais diversas lideranças políticas e comunitárias e com a população em geral para a construção de um amplo programa de governo que atenda aos anseios da nossa população – enfatizou Lobão Filho.
Nesta etapa de incursões ao interior, Lobão Filho visita ainda, na sexta-feira (01), as cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado (02), o senador visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um grande comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, ambos pelo PMDB.
No domingo (03), Lobão Filho encerra o roteiro em Tufilândia.
– Conclamo a população para participarem de nossos atos políticos e conhecer as nossas propostas de trabalho, bem como fazer sugestões para que possamos aprimorar nosso plano de governo, que será implementado com participação popular e com o apoio e parceria dos gestores municipais – finalizou o senador Lobão Filho.



