Estelionato eleitoral

A campanha com que o candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, tenta engordar sua conta de campanha com doações feitas por eleitores de outros estados usando como argumento ataques ao Maranhão e a líderes como o ex-presidente e senador José Sarney (PMDB) pode levá-lo a responder na Justiça por estelionato eleitoral. Ataques e contra-ataques na seara política entre adversários são normais, principalmente em períodos eleitorais. Mas quando um candidato usa um líder que não é candidato para pedir dinheiro a pessoas de outros estados para forrar sua campanha comete um crime, que poderá se configurar pelo fato de o comunista pedir dinheiro para “enfrentar” um nome que não é candidato, o senador José Sarney. Todo maranhense sabe que o ex-presidente e senador decidiu não mais disputar mandatos e por isso não é candidato. Então, o comunista não pode pedir dinheiro para enfrentar uma candidatura inexistente. A campanha, portanto, é uma farsa, um crime de estelionato, pois, ao pedir dinheiro a eleitores de outros estados para combater um candidato que não existe, Flávio Dino está levando esses cidadãos a fazerem doações levados por uma mensagem falsa. O curioso é que Dino não pede dinheiro para enfrentar o candidato do PMDB, senador Lobão Filho, pois sabe que assim poderá embalar ainda mais a candidatura do peemedebista. Em resumo, o comunista engana cidadãos, no Maranhão e em outros estados, mas parece que não vai conseguir se beneficiar com a fraude que montou.

No rumo

A governadora Roseana Sarney (PMDB) avalia que a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) à sua sucessão está consolidada, ganha volume e deve sair vitoriosa das urnas. Roseana diz que o candidato é bom e que o grupo partidário que apoia a candidatura está mobilizado e motivado. A governadora avisa que vai entrar na campanha, dentro das limitações que o cargo impõe.

Enganação

O candidato do PMDB, Lobão Filho, viveu uma situação inusitada na região de Satubinha, ontem. Irmão do prefeito oposicionista de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), o candidato a deputado federal Fernando Alves (PRTB) fez questão de falar aos conterrâneos da região do Pindaré. E disse que também foi enganado ao acreditar na mudança pregada por Alves e os seus aliados do PCdoB, do PSB e do PDT.

Muito estranha

Muito estranha a situação criada em relação a posicionamentos da Embratur no que respeita às “imprecisões” financeiras da gestão de Flavio Dino. Na semana passada, a Redação recebeu uma nota em que supostamente o instituto se manifesta em relação às denúncias de má gestão financeira na administração do comunista. Agora, a assessoria de imprensa do órgão jura que tal nota não saiu de lá, ensejando a indagação: saiu de onde, então?

Censura

O PCdoB voltou a tentar proibir a divulgação da pesquisa Econométrica, após exigir até que a empresa entregasse cópias dos relatórios da pesquisa antes da divulgação. É a segunda vez que o partido de Flávio Dino censura divulgação de pesquisa que não o agrada no Maranhão. Para ele, só as pesquisas contratadas por seus aliados devem ser de conhecimento público.

Bem ruim

É pior do que aparenta o desempenho do pernambucano Eduardo Campos (PSB) na corrida presidencial. O melhor exemplo disso é que, segundo o Ibope, no estado dele, o eleitorado está dividido entre sua candidatura e a da presidente Dilma Rousseff. As avaliações feitas até agora indicam que a presidente derrotará o ex-governador na casa dele.

Azedume

É cada vez maior o mal-estar que a greve dos professores está causando no gabinete principal do Palácio de La Ravardière. O prefeito Edivaldo Júnior está prestes a sair da posição do “deixa como está para ver como vai ficar” para entrar numa linha de confronto. Seus assessores mais próximos já o aconselham a cortar o salário dos professores que continuarem de braços cruzados.

Não corta!

A proposta de cortar o salário de professores grevistas já foi até admitida pelo prefeito Edivaldo Júnior. Ele, no entanto, teria ouvido apelos da turma ligada à candidatura do comunista Flávio Dino para que não corte salários. Na avaliação dessa turma, a medida dura poderá prejudicar a candidatura do comunista.

Bandeira

Na última sessão da Assembleia Legislativa antes do recesso de junho, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) fez um pedido formal aos governos do Estado e da União. O seguinte: a pavimentação da MA-376 e da BR-235, que ligam Alto Parnaiba, no Maranhão, a Lizarda, no Tocantins. O líder petebista considera a obra de fundamental importância para os dois estados.

Plantão

O desembargador Jamil Gedeon mantém-se como plantonista na Justiça de 2º grau até domingo (3). Receberá neste período apenas demandas urgentes, nas esferas cível e criminal: pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros. O número do telefone disponibilizado para o plantão judiciário é o (98) 8815-8344.

Voluntariado

Os eleitores poderão participar das eleições como mesários voluntários. Para tanto, devem se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ligar para o número 0800 098 5000 (Disque Eleitor) ou indo nos cartórios eleitorais. Para isso devem ter acima de 18 anos e estar em dia com as suas obrigações eleitorais, podendo se inscrever até o dia 6 de agosto.

E MAIS

A chefe da Casa Civil, Anna Graziella, acompanhou ontem a governadora Roseana Sarney na visita de trabalho que fez às obras do Anel Metropolitano.

Os deputados estaduais Roberto Costa (PMDB), Eduardo Braide (PMN) e Edilázio Júnior (PV) estão embalados na corrida para renovar seus mandatos.

No mesmo embalo da corrida às urnas está um pequeno, mas ativo exército de candidatos a primeiro mandato, como o economista Adriano Sarney (PV).

O deputado Sarney Filho recebeu muitos telefonemas de congratulações por ser apontado pelo Diap como um dos 100 líderes do Congresso Nacional.

Lobão Filho foi ovacionado ontem, durante visita de campanha a Bom Jardim e Pio XII.

Mesário Voluntário: Interessados em participar tês até o dia 6 de agosto.
Mesário Voluntário: Interessados em participar tês até o dia 6 de agosto.

Os eleitores a partir dos 18 anos que têm interesse em participar das eleições 2014 como mesário voluntário podem inscrever-se até 6 de agosto, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, ligando para o número 0800 098 5000 (Disque Eleitor) ou indo a um cartório eleitoral.

De acordo com o TRT-MA, existem diversos benefícios para aqueles que se tornam mesários voluntários, por exemplo, o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral (que deve ser acertado com o empregador) e o de em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate.

O serviço prestado pelo mesário voluntário não é remunerado. Ele recebe um auxílio-alimentação e não pode fazer propaganda de candidato através de camiseta ou qualquer outro meio durante a votação.

No Maranhão, o projeto propõe, também, a parceria com universidades e faculdades, tendo como benefício para o estudante universitário a conversão dos serviços prestados à Justiça Eleitoral em atividade de extensão extracurricular/complementar, com carga horária correspondente a 30h para o 1º turno e 24h para o 2º turno, se houver, totalizando 54h extracurriculares, comprovadas por meio de certificado emitido pelos juízos eleitorais perante os quais servirem.

Até esta quinta-feira (31 de julho), o Regional já tinha registrado mais de 12 mil inscrições.

Quem pode ser

Todo eleitor, a partir de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, que servirá preferencialmente no local e na seção em que vota.

Não podem ser mesários voluntários candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais, os que pertencem ao serviço eleitoral e demais casos previstos na legislação eleitoral.

Flávio-Dino-em-Pinheiro

A imagem acima é o print de um perfil do facebook, que a divulgou com o destaque “multidão recebe Flávio dino em Pinheiro”. De fato, é um mundo de gente reunida para receber o comunista. tanta gente que é possível conferir um por um. E assim, segundo apurou o blog, foi a passagem de Dino pela região da Baixada, nos últimos dois dias.  E haja “multidão”

Do Blog de Marco D´Eça

Foto 3 Reunião Sinfra e construtores

O secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, esteve reunido com os representantes das construtoras responsáveis pelas obras de pavimentação de vias urbanas nos municípios maranhenses, na tarde desta sexta-feira (1º), na sede da Sinfra, no Calhau. O Governo do Estado, por meio do órgão, executa o programa de Pavimentação de Vias Urbanas em todos os 217 municípios. Ao todo, são R$ 290 milhões em investimentos e 822 km, distribuídos em 26 Regionais e mais a Grande Ilha.

“O objetivo da reunião é fazer com que as 17 construtoras que estão trabalhando na pavimentação de vias urbanas compreendam a importância dessas obras, de primar pela qualidade dos serviços e o cumprimento dos prazos de execução para que possamos levar esses serviços e benefícios o quanto antes para a população”, destacou o secretário José Raimundo.

Para a assessora da Sinfra, Anna Caroline Salgado, o encontro foi positivo e possibilitou o acompanhamento atualizado da execução dos trabalhos em todas as regiões. “Os construtores trouxeram relatório atual com a situação de cada obra e se comprometeram a cumprir todos os prazos de entrega”, relatou.

Foto 1 Reunião Sinfra e construtores

O secretario José Raimundo ressaltou que a Sinfra acompanha e fiscaliza todos os trabalhos em execução e é fundamental a parceria entre as construtoras e a secretaria. “Estamos próximos das empresas que realizam essas obras, fiscalizando para que a qualidade esteja presente do começo ao final do produto e principalmente, para que a obra tenha vida útil longa e mostre para a população que vale a pena investir recursos como os que a governadora Roseana está investindo em cada município”, afirmou o secretário.

Também presentes o subsecretário Antônio Garrido; o adjunto de Obras Civis, José do Vale Filho; a assessora Especial da Sinfra, Anna Caroline Marques Salgado; o coordenador de fiscalização da gerenciadora do BNDES, Hernani Anconi; e o assessor de fiscalização, Ribamar Garcia.

Foto 2 Reunião Sinfra e construtores

Foto 1 governadora vistoria obra avenida dos holandeses foto Handson ChagasA governadora Roseana Sarney confirmou, para o final deste ano, a entrega dos serviços de duplicação da avenida dos Holandeses (MA-203), que compreende um trecho de três quilômetros entre o Araçagi e o entroncamento com a MA-204, próximo ao condomínio Alphaville.

Nesta sexta-feira (1o), a governadora, acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, vistoriou a obra orçada em R$ 31,1 milhões.

O trecho corresponde a uma primeira etapa do Anel Metropolitano, que integra uma série de melhorias de mobilidade urbana na Ilha de São Luís executadas pelo Governo do Estado. Após concluída a obra vai beneficiar 300 mil moradores de 56 bairros.

– Esta obra é o começo da Avenida Metropolitana que vai passar por todos os municípios da Ilha de São Luís e, evidentemente, vai melhorar muito a infraestrutura urbana, o trânsito e a qualidade de vida das pessoas – anunciou Roseana Sarney que estava acompanhada, também, das secretárias Anna Graziella Costa (Casa Civil), Carla Georgina (Comunicação Social) e do chefe do Gabinete Militar, José Ribamar Vieira.

Durante a vistoria, a governadora conversou com os engenheiros da obra e operários e reforçou que os trabalhos devem ser intensificados. Roseana Sarney lembrou que outras obras de mobilidade urbanas estão sendo executadas pelo governo, em São Luís, para desafogar o trânsito em vias de grande fluxo de veículos.

– Estamos trabalhando, também, na Via Expressa, que deve ser inaugurada em setembro. Temos a avenida IV Centenário, que está sendo construída, além da pavimentação asfáltica em algumas vias da nossa cidade – completou.

Segundo censo do IBGE/2010, o Maranhão é o estado mais rural do país, com 36,9% da população vivendo na zona rural. Para atender às demandas dessa parcela da população, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), desenvolveu o PAM Rural, plano acessório do Programa de Aceleração do Maranhão – PAM, que visa a atender as necessidades emergenciais do estado no período de quatro anos.

O PAM Rural contempla cinco programas voltados para o homem do campo. O programa “Alimentar”, por exemplo, deverá capacitar agricultores familiares, piscicultores e pescadores artesanais para que estes se tornem fornecedores de alimentos para a merenda escolar, rede hospitalar e restaurantes populares do estado, ampliando assim sua de renda.

Em 2013, a Organização das Nações Unidas – ONU apontou que a agricultura familiar é uma das principais atividades geradoras de novas fontes de trabalho na América Latina. No Brasil, a participação desta atividade nos empregos agrícolas é de 77%, com o Maranhão ocupando o sétimo lugar no ranking nacional, em termos de número de estabelecimentos (262.295).

O Programa “Grão Maranhão”, de incentivo à agroindústria e ao agronegócio, sobretudo de soja, milho, arroz e feijão, agregará valor aos nossos produtos e aumentará a participação do Maranhão no mercado nacional e internacional.

Sobre o cultivo de grãos no estado, Lobão Filho, em recente visita à região do Baixo Parnaíba, sublinhou o potencial da região. “Temos uma capacidade produtiva imensa, que precisa ser melhor explorada, melhor desenvolvida. Nós temos uma fronteira agrícola que já está avançando aqui, já temos uma plantação de grãos de grande força e temos que atacar outras culturas também, como a piscicultura”, assinalou.

Outra grande iniciativa dentro do PAM Rural é programa “A Baixada que faz”. Ele prevê a construção da barragem de Cajari, expandindo a produção e geração de emprego e renda na Baixada Maranhense, além de construir pequenas barragens em apoio à agricultura familiar e à pesca e criatórios de peixes.

O programa “Boi sem Febre” contempla ações de prevenção à febre aftosa, para manter nosso rebanho com o certificado internacional de território livre com vacinação e, ainda, aumentar nossa competitividade nos mercados nacional e internacional.

Fortalecendo a parceria entre governo e Embrapa, o programa “Frutas do Maranhão” tem como objetivo estimular a pesquisa, oferecer cursos de capacitação e reciclagem dos pequenos produtores rurais para aumentar a produtividade e dar à nossa fruticultura o selo de qualidade “Frutas do Maranhão”.

A iniciativa visa a eliminar os índices de atraso, redistribuir a riqueza do estado e resgatar a imagem do Maranhão diante do país, como forma de elevar a autoestima dos maranhenses.

“Ao alcançarmos os objetivos do PAM, teremos cumprido nosso papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos nossos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e mais feliz”, finalizou Lobão Filho.

Arquivos do blog