- Adonias Soares
- 04/09/2014
- Deixar Comentário
Depois da festa na noite de quarta-feira (03), onde o candidato ao Governo do Maranhão pelo PMDB, Lobão Filho, inaugurou mais um comitê, dessa vez o Comitê do Parque Vitória, a caravana “Pra Frente Maranhão” retorna ao interior maranhense e nos próximos quatro dias, estará visitando mais 13 municípios.
Nesta quinta-feira (04), Lobão Filho inicia a viagem por Santo Amaro, uma das mais belas cidades do Maranhão. Em Santo Amaro, o peemedebista realizará uma carreata. Na parte da tarde, a carreata será em Humberto de Campos, seguindo para Barreirinhas, onde Lobão Filho inaugurará um comitê de campanha.
Já na sexta-feira (05), será a vez do candidato do PMDB realizar três carreatas, pela manhã em São Francisco do Maranhão, e na parte da tarde em Matões e Parnarama. A agenda será encerrada com um comício em Timon.
No sábado (06), a comitiva de Lobão Filho estará iniciando a programação com uma carreata em Aldeias Altas, e depois realizando duas caminhadas, pela manhã em São João do Soter e a tarde em Codó. No início da noite acontecerá um grande comício em Caxias.
Por fim no domingo (07), encerrando mais uma etapa de incursão no interior, Lobão Filho realizará dois comícios, o primeiro em Bacabeira e logo após em Rosário.
Vale lembrar, que a grande expectativa do fim de semana será a divulgação da pesquisa IBOPE, a primeira que estará realizando no Maranhão, nas eleições 2014. Por ser um instituto nacional, com credibilidade e com largo tempo no mercado, todos aguardam os números reais da corrida eleitoral no Estado.
- Adonias Soares
- 02/09/2014
- Deixar Comentário

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantiveram ordem judicial que determina que a Prefeitura de Barra do Corda dê continuidade ao concurso público regido pelo Edital N° 01/2009, garantindo a participação gratuita dos candidatos que se inscreveram à época da publicação do edital e a devolução dos valores àqueles que assim optarem.
A decisão fixa também o prazo de 120 dias para realização da prova de conhecimentos, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, a recair sobre os patrimônios pessoais do prefeito e do procurador municipal. O concurso público foi anulado em fevereiro de 2011 após instauração de inquérito civil pelo Ministério Público Estadual (MP), ante a constatação de diversas irregularidades.
A prefeitura firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, comprometendo-se a realizar novo certame em 150 dias, medida iniciada somente em novembro de 2012 com a contratação de organizadora para o concurso. Após o período de inscrições e com a troca da gestão municipal, no início de 2013 houve interrupção do processo administrativo de condução do seletivo.
Com o deferimento de liminar pelo juízo da comarca de Barra do Corda, o município recorreu, alegando que a suspensão decorreu de problemas herdados da administração municipal, que apenas teria iniciado o processo com o objetivo de endividar a gestão vindoura, não deixando em caixa os recursos necessários. Argumentou ainda que os salários previstos não foram precedidos de estudo de impacto orçamentário, sendo necessária a adequação do processo às leis municipais.
O desembargador Jorge Rachid, relator do recurso, afirmou que não há como afastar a obrigação do Município de arcar com as inscrições dos candidatos, ressaltando que a responsabilidade pelo cumprimento do TAC celebrado ultrapassa as pessoas dos administradores, sendo um compromisso da pessoa jurídica de direito público.
O magistrado acrescentou que não há comprovações de que o concurso comprometeria o orçamento do município, e que haveria fortes indícios de que o ente mantém mais de 800 servidores contratados de forma irregular.
“A regra constitucional é o provimento de cargo público mediante concurso, de modo que a prorrogação acarreta prejuízos tanto à administração, que deixa de preencher seus quadros com pessoal devidamente habilitado, quanto aos candidatos inscritos desde 2009 e que almejam ingressar no serviço público”, avaliou o magistrado ao negar o recurso do município.
Com informações ASSECOM/TJMA
- Adonias Soares
- 02/09/2014
- 1 Comentário
Pecuarista banca o transporte de campanha do comunista desde as últimas eleições, e chegou a ser cogitado para compor a chapa. Aparelho está registrado em nome de Hospital das Clínicas de Teresina.

O aparelho foi fotografado pela primeira vez nesta campanha na cidade de Mirador, no fim de semana, como se pode ver na imagem acima, divulgada em primeira mão no blog de Robert Lobato.(Leia aqui)
A imagem abaixo comprova tratar-se do mesmo helicóptero usado por Dedé Macêdo, em uma imagem de fevereiro deste ano, quando ele foi, ao lado dos filhos, para um evento de Dino em Coelho Neto. (Saiba aqui)

Estranhamente, mesmo usado por Flávio Dino e seu patrono Dedé Macedo, o helicóptero está no nome do Hospital das Clínicas de Teresina, como revelou o blog Atual 7. (Leia aqui)
Mas é Macedo o dono de fato da aeronave, cedida a Dino para sua campanha.
A relação de Flávio Dino com o homem tido como um dos maiores agiotas do Maranhão – título que o próprio Macedo nega – gera polêmica desde as eleições de 2010.
O helicóptero de 2010, adesivado para Dino, era branco
Foi Dedé Macedo quem bancou o transporte de Dino em 2010 – conforme revelado com exclusividade neste blog. Ele também cedeu carros de som – mais de 80 – para a campanha de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) em São Luís, em 2012. (Relembre aqui)
Na época, o helicóptero era outro, de cor branca. (Veja imagem acima)
A relação é tão estranha, que o Helicóptero sequer foi registrado na prestação de contas do comunista após aquela eleição. (Relembre aqui)
O novo helicóptero, vermelho, foi comprado recentemente, exatamente nas cores usadas por Dino em campanha.
A força de Dedé Macedo na campanha de Flávio Dino é tão grande que o pecuarista chegou a ser cogitado para ser vice na chapa do comunista.
Mas, mesmo trocado por Carlos Brandão (PSDB), indicação do presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), o empresário continua firme bancando o comunista pelo Maranhão.
E as imagens não mentem, jamais….
Do Blog de Marco D´Eça
- Adonias Soares
- 02/09/2014
- Deixar Comentário
A Paróquia São Sebastião de Presidente Dutra realizou no último domingo 31/08 a XII Caminhada da Família. A concentração para a saída aconteceu na Praça Wabner Américo. A caminhada seguiu pelas ruas Graça Aranha, Luis Teixeira, Rio Branco, Dr. Paulo Ramos até chegar ao Colégio Sagrada Família em frente à Praça São Sebastião por volta das 08h30 da noite onde foram realizadas missa e benção especial para as famílias.
O evento, que já se tornou uma tradição no município, reuniu mais de duas mil pessoas representando suas paróquias, pastorais, movimentos e serviços e não só os setores que atuam na promoção e evangelização das famílias, mas todos os segmentos e a comunidade em geral.
De acordo com o Bispo da Diocese de Grajaú Dom Franco, os objetivos da Caminhada da Família são confraterniza as famílias, rezar por paz nos lares, defender os direitos e os valores que beneficiam as famílias, além, é claro, de manifestar publicamente a fé e a alegria em ser família. Abaixo mais fotos da caminhada. Clique na imagem para ampliar.
- Adonias Soares
- 02/09/2014
- Deixar Comentário
Na disputa para conquistar seu primeiro mandato como deputado federal, Hildo Rocha(PMDB) ampliou apoios com o lançamento da sua candidatura em Duque Bacelar e Buriti. Nas duas cidades da região Leste Maranhense, o ex-secretário de Estado das Cidades recebeu a adesão do grupo de oposição, formado por ex-prefeitos, vereadores e lideranças populares.
“O Hildo Rocha já mostrou a sua disposição em ajudar Duque Bacelar. Graças a ele, vamos concretizar o sonho da casa própria para centenas de famílias. Viabilizou o poço artesiano de Salamanca e muitos outros benefícios”, afirmou o ex-prefeito Chico Bulamarqui, líder do grupo de oposição junto com o segundo colocado nas últimas eleições de municipais, Rildo Aguiar.
Hildo Rocha visitou Duque Bacelar, na manhã desta sexta-feira (29), acompanhado da deputado estadual Graça Paz (PSL), e foi recepcionado por uma grande carreata. Ele também caminhou pelas ruas da cidade, conversou com os moradores e recebeu o apoio da população e das lideranças.
“Estamos depositando uma grande confiança no Hildo. Ele desenvolveu um trabalho abrangente como secretário da governadora Roseana Sarney , com obras em todos os municípios maranhenses. Em Duque Bacelar, não foi diferente. Nosso grupo vai retribuir com uma grande votação”, assegurou Rildo Aguiar.
“Você será o candidato a deputado federal mais votado de Duque Bacelar e do Maranhão”, completou o vereador José Júnior (PDT).
A presença de Hildo Rocha na cidade foi prestigiada ainda pela ex-primeira-dama Maísa Burlamaqui, os exs-vice-prefeitos Chico Carnaúba e Dedinho, os vereadores Raimundinho (PMDB), Luís Gilberto (PMDB), José de Deus (PDT), os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Antônio Dodô (atual) e João Rocha (eleito para nova gestão), ex-vereadores, estudantes, entre outras lideranças comunitárias.
Hildo Rocha agradeceu os apoios lembrando que as obras viabilizadas para Duque Bacelar só foram possíveis pelo compromisso da governadora Roseana Sarney.
“A Governadora Roseana Sarney foi muito parceria e amiga de Duque Bacelar e deste grupo. Além de 150 casas populares, viabilizamos com o governo recursos para construção de praças, pavimentação, calçamento em bloquete e de pedra, escolas e para a melhoria e construção de estradas vicinais do município”, lembrou ex-secretário.
Buriti
Congregando mais apoios, Hildo Rocha recebeu adesões à sua campanha em Buriti, também na região Leste Maranhense. O ex-prefeito Zé Vilar reuniu, em sua residência, lideranças e amigos em apoio a campanha do peemedebista.
“É meu amigo, e eu apoio com a convicção de que o Hildo Rocha está aqui para somar esforços com a nossa luta, para nos ajudar”, declarou José Vilar.
A reunião contou com a presença do candidato a deputado estadual Sousa Neto (PTN); o coordenador da campanha de Lobão Filho na região, ex-prefeito de Afonso Cunha, o Mário Bacelar, o ex-prefeito de Lago do Junco e ex-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Haroldo Léda.
- Adonias Soares
- 02/09/2014
- Deixar Comentário
Plataforma Geekie Games oferece plano de estudos personalizado. Provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro.

Quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode fazer o primeiro simulado Geekie Games até este domingo (31). Serão ao todo três simulados até as provas do Enem, marcadas para 8 e 9 de novembro. Na plataforma online, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e as duas provas com 90 questões cada, nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).
Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.
Três simulados
Até novembro, o Geekie Games oferecerá três simulados seguindo as mesmas regras do exame do Ministério da Educação para que os estudantes testem a evolução do seu desempenho. O simulado da Geekie usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova.
Assim como o Enem, o simulado é dividido em duas partes, cada uma com duração de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com 45 perguntas de ciências humanas e 45 perguntas de ciências da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.
A segunda parte traz 45 questões de linguagens e 45 questões de matemática. Depois que o estudante começa a responder os cadernos de questões, não é mais possível parar, assim como a prova real. Também não há opção de fazer o mesmo simulado mais de uma vez.
Outros dois simulados estarão disponíveis entre os dias 1º de setembro e 30 de setembro, e 1º de outubro e 9 de novembro.
Uso da plataforma ajuda a aumentar a nota

O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro para um número recorde de inscritos: 8.721.946 estudantes. No ano passado, mais de dois milhões de estudantes se cadastraram, e 600 mil deles utilizaram o sistema ativamente. “Em 2013 a plataforma ficou aberta por 60 dias. Agora serão cinco meses até o Enem. Esperamos ter mais de 3 milhões de alunos cadastrados”, diz Claudio Sassaki, co-fundador da Geekie.
Segundo a empresa, a análise do desempenho dos alunos cadastrados que fizeram todos os simulados em 2013 mostra que tiveram uma melhora de 25% a 30% na nota. Além disso, 20 secretarias estaduais já firmaram acordo para oferecer o conteúdo aos alunos da rede pública.




















