O Governo do Maranhão através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia vai implantar em Presidente Dutra uma unidade do – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em parceria com a Prefeitura Municipal que fará a doação do terreno para a construção do prédio. Mais 22 cidades também receberão unidades do IEMA, órgão estadual que funcionará nos moldes do IFMA.
O anuncio foi feito durante o Seminário de Educação, Ciência e Tecnologia que aconteceu na última quinta-feira (18/06) na capital São Luis com as presenças do Governador Flávio Dino, do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Bira do Pindaré e de várias lideranças políticas e prefeitos do interior do estado, entre eles o de Presidente Dutra Juran Carvalho, que já havia assinado os termos da parceria.
O IEMA tem como objetivo principal levar ensino de pesquisa e extensão com qualidade de acordo com a realidade local, na perspectiva de oferecer cursos técnicos para jovens e adultos, capacitar e pós-graduar professores e demais profissionais. O Instituto é ligado a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e vai atuar em parceria com os Institutos Federais (IFMAs). O IEMA substitui a extinta UNIVIMA (Universidade Virtual do Maranhão).
Durante o Seminário de Educação, Ciência e Tecnologia, em que Flávio Dino anunciou o projeto pedagógico e arquitetônico dos 23 primeiros Institutos Estaduais do Maranhão, o governador destacou ainda a importância do investimento em educação para todo o estado. “O Maranhão tem agora o maior programa de investimentos na educação. Acredito nos meus colegas educadores, na juventude maranhense e acredito na educação. Esse é o caminho para combater a violência, a criminalidade e as injustiças sociais”, disse Flávio Dino.
Para o prefeito Juran Carvalho, a implantação do IEMA em Presidente Dutra só vai profissionalizar ainda mais a educação no município e na região. “É uma excelente oportunidade que o Governador Flávio Dino está dando aos nossos jovens, de buscar uma melhor qualificação profissional e oportunidade também, para aqueles que buscam novas oportunidades de capacitação, pesquisa, estudo e trabalho e é por estes e outros motivos que a nossa administração jamais poderia deixar de firmar essa parceria”, finalizou Juran.
Confira abaixo a lista das 23 cidades do Maranhão beneficiadas nesta primeira fase de implantação do IEMA:
Paço do Lumiar
Tutóia
Balsas
Chapadinha
Santa Luzia
Coelho Neto
Coroatá
Santa Helena
Colinas
Estreito
Cururupu
Matões
Pindaré-Mirim
Vitória do Mearim
São Mateus
Carutapera
Dom Pedro
São Vicente Ferrer
Presidente Dutra
São Luis
Bacabeira
Imperatriz
São José de Ribamar