exclusivoQuatro nomes que militam na política local aparecem no sitio do TSE com suas candidaturas registradas, três estaduais e um federal. São eles:

Orlando de Sousa Pinto, atual vice-prefeito de Presidente Dutra disputa o mandato de deputado federal pelo PT.

Aristeu Moraes Nunes Martins, ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito do município, encara as urnas como candidato a deputado estadual pelo PDT.

E a deputada estadual Priscylla Sá, que vai para a reeleição pelo PEN. Em 2010, Priscylla Sá foi candidata pelo PT do B nas eleições de 2010 obtendo 16.355 votos, destes, 8.999 só em Presidente Dutra sua terra natal, conquistando a primeira suplência. Por duas vezes assumiu o parlamento estadual.

E pelo PRP, o Ex-Gestor Regional de Educação do Estado e Ex-Secretário Municipal de Educação de Presidente Dutra Benedito Antonio Soares Nóbrega, o Biné Soares.

Até o fechamento deste post, 494 candidatos a deputado estadual, 232 Federais, 6 Senadores e 11 Governadores aparecem registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Clique nas imagens abaixo para ampliar.

ARISTEU

BINE

PRISCYLLA

ORLANDO

Por Prof. Carlos Wellington – Wellington do Curso
Foto de Wellington para DivulgacaoO acordar do Brasil, nesta terça-feira, envolve erguer a cabeça e repensar que país queremos para o nosso futuro. Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!… A beleza desse refrão só perde para a emoção de ouvir o Hino Nacional, cantado por milhares de pessoas nos estádios e propagado pela TV até nossos lares; trazendo, no coração, o sentimento de amor à Pátria. Essa é a nação brasileira que não está adormecida e que se veste de verde e amarelo, toda vez que é chamada.
Pois é, em época de Copa do Mundo, a pátria calça chuteiras, movida por um patriotismo ocasional, cantando, aos quatro cantos, o orgulho de ser brasileiro. Mas na tarde de hoje, fomos tomados pelo susto e pela ingrata surpresa de sofrermos 7 gols no mesmo jogo. Com isso, veio ao pensamento que, a partir de agora, acordaremos para os caos social, econômico e politico, instalados no nosso país e nosso estado.
Chegou a hora do povo brasileiro acordar e entender que Futebol e Copa do Mundo são muito menos importantes do que políticas públicas sérias. Não podemos esquecer dos graves problemas nacionais e, muito menos, deixar que um título mundial sirva como massa de manobra na eleição e reeleição de políticos inescrupulosos. Precisamos ser livres na essência da palavra. 
Como educador, eu acredito que está na educação – em seu mais amplo sentido – a solução para que o Brasil permaneça livre, ficando longe dessas ameaças oportunistas. Isso porque só o tesouro do conhecimento é capaz de tornar o ser humano livre para ser feliz .
Por tudo isso, não vamos desanimar e muito menos deixar de acreditar em nosso país. Vamos estudar, trabalhar e buscar um futuro com mais oportunidades. Vamos resgatar valores esquecidos, principalmente, nas escolas e mostrar que vale a pena acreditar no lema de ORDEM E PROGRESSO da nossa bandeira. 
Rogo a Deus para que o povo brasileiro tenha dignidade, educação e justiça social. Conclamo a todos para que, no dia 5 de outubro, exerçamos a nossa cidadania e possamos transformar a sociedade através do VOTO CONSCIENTE. Acorda Brasil, acorda Maranhão!”

O Plano de Governo do candidato Lobão Filho (PMDB) apresenta, em suas propostas voltadas para a saúde, destaque na implantação de novas unidades de atendimento em todo o estado.

“O Maranhão é territorialmente imenso, portanto precisamos de políticas voltadas à área da saúde que possam garantir o direito dos maranhenses a um tratamento digno e que seja feito em polos estratégicos montados em cada região”, detalhou o peemedebista.

Lobão Filho propõe, primeiramente, a ampliação dos serviços de especialidades médicas, incluindo oncologia, para todas as regiões do estado. Atualmente, o tratamento de câncer no estado é feito na capital, comprometendo o acesso aos maranhenses que vivem nos municípios mais afastados da sede. Para ampliar a oferta do tratamento também em São Luís, o candidato prevê a construção do Hospital Estadual de Referência em Oncologia, ou Hospital do Câncer.

Apoio – Em parceria com o Governo Federal, a partir do apoio da presidente Dilma, Lobão Filho pretende também expandir a rede de UPA’s para todas as regiões do estado que ainda não contam com o serviço. Esta iniciativa deve reduzir a carência em pronto atendimento no interior, minimizando a sobrecarga dos hospitais de Urgência e Emergência na capital, como já acontece em São Luís desde que as unidades foram implantadas.

Em continuidade às ações do Governo do Estado, ainda serão concluídas as obras de todos os hospitais de 20, 50 e 100 leitos, iniciadas na gestão da governadora Roseana, inclusive os de alta complexidade, contemplados no atual Programa Viva Saúde.

Capacitação – Lobão Filho evidenciou em suas propostas de diferentes áreas a valorização dos profissionais como forma de assegurar melhorias na prestação dos serviços públicos. Na saúde, ele propõe atenção especial à formação inicial e continuada destes profissionais, além do desenvolvendo, em parcerias com universidades públicas e privadas, de estudos e pesquisas que contribuam com a melhoria da gestão dos sistemas públicos de saúde, dos diagnósticos e tratamentos.

Para melhorias na capacitação o candidato aposta na criação de novos cursos de medicina no interior. Ele propõe a elaboração de estudos, em parceria com a Uema, para a implantação destes cursos nos municípios-sede regionais e, ainda, agilizar, em parceria com a Ufma, a implantação dos cursos de medicina em Imperatriz, Pinheiro e Balsas.

A autonomia dos municípios vem sendo defendida por Lobão Filho em suas reuniões com lideranças desde o período de pré-campanha. “Vou governar com a participação dos prefeitos, uma gestão municipalista. Serei parceiro. Estarei com os prefeitos nos municípios para tocar as obras e realizar os serviços de que o Maranhão precisa”, afirma o candidato.

Aliados do candidato do PCdoB espalham nas redes sociais bizarra foto com ele ajoelhado em igreja católica, como se quisesse exibir sua profissão de fé diante da pressão contra sua ideologia partidária

rezaEle já usou termos evangélicos para pedir votos em eventos.

Ele também mudou a cor da camisa – que era sempre vermelha – nos eventos de campanha.

E passou a usar no pescoço um Tau, símbolo da religião católica. (Relembre aqui)

Desde sábado, no entanto, esta foto espalhada pelos próprios aliados comunistas na internet mostra que o candidato comunista Flávio Dino está mesmo disposto a tudo para convencer o eleitor de sua fé religiosa.

Segundo os perfis que a divulgaram no facebook, noInstragram e no twitter, a unção apostólica – ou seja lá o que o ato signifique – foi dada pelo padre no último sábado,  como uma espécie de “bênção para a campanha”.

flavio dido missa3
Foto: Tuntum News

Ao blog, a imagem bizarra – por mostrar cena incomum – chegou via Wathsapp, também por intermédio de um aliado comunista.

Leia também:

O Comunismo e a religião…

Flávio Dino censura posts em que se declara “servo do Senhor”…

Flávio Dino tem usado a Justiça Eleitoral para impedir que blogs, sites, jornais e rádios abordem aspectos de sua fé religiosa – ou da falta dela – em informações durante a campanha.

Para ele, a questão religiosa não deve ser abordada em debates eleitorais – o que este blog discorda, por entender que todos os aspectos da vida de um pretendente a mandato público devem ser analisados.

Mas é de estranhar que seus próprios aliados passem a divulgar imagens como estas, como primeiro ato de campanha, numa clara tentativa de convencer o eleitor de que, mesmo sendo comunista, o candidato tem relação com a igreja – ou com as igrejas, católica ou evangélica.

Até por que, não há outra notícia de Dino espontaneamente contrito em ambientes religiosos.

Também não é comum sua presença em igrejas nas épocas comuns do ano.

A ação midiática acaba parecendo uma forçação de barra.

De alguém que parece querer provar alguma coisa…

Do Blog de Marco D´Eça

Blogue do Gilberto Léda

No mérito, desembargador Raimundo Barros julgou improcedente pedido do comunista

CCJC Reunião Ordinária Dep. Flávio Dino Foto: Diógenis SantosO desembargador Raimundo José Barros de Sousa, membro da Comissão de Juízes Auxiliares do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão revogou liminar concedida por ele próprio ao candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) e autorizou o blog a republicar dois posts que haviam sido censurados a pedido do comunista.

Os dois textos – que serão republicados abaixo – tratavam de declarações dadas pelo comunista, definindo-se como um “servo do senhor”, mas negadas por ele mesmo em nota oficial.

No primeiro texto havia a declaração. Depois do “desmentido” encaminhado pela assessoria, o blog publicou novo post com um vídeo confirmando o que ele havia dito. Dino classificou as publicações de propaganda eleitoral negativa.

O desembargador inicialmente acatou os argumentos do comunista, e concedeu a liminar, mas a revogou após analisar a defesa do blog e o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE).

“No presente caso, entendo que assiste razão ao Representado e ao Ministério Público Eleitoral, porquanto as críticas ácidas, tais como as realizadas pelo Representado em suas postagens aqui impugnadas, têm sido admitidas pela doutrina e jurisprudência eleitorais como inerentes ao debate político-eleitoral”, despachou.

Segundo Raimundo Barros, no caso em análise não há que se falar em propaganda, mas em crítica. Para ele, se houver ofensa, o candidato deve recorrer à Justiça Comum, não à eleitoral.

“Entendo ainda que no caso em exame não se configura propaganda negativa, mas se a crítica ácida resvala para possível ofensa pessoal, a lei assegura a quem de direito, a possibilidade de pleitear a reparação patrimonial e moral devida na Justiça Comum. Diante do exposto, revogo a liminar de fls. 21/23 e julgo improcedente o pedido de mérito formulado na inicial”, concluiu.

Curiosamente, foi a partir da denúncia do blog, inicialmente censurada a pedido de Flávio Dino, que o MPE protocolou ação contra o próprio candidato por propaganda eleitoral antecipada (reveja). Talvez por isso mesmo o comunista não quisesse a exposição do caso…

Abaixo os dois textos anteriormente cesurados e agora liberados pela Justiça:

TEXTO 1

O desempenho do senador Edison Lobão Filho, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, é o principal motivo dos mais recentes ataques que ele vem sofrendo do seu principal adversário, o pré-candidato do PCdoB, Flávio Dino.

Preocupado com a densidade eleitoral do concorrente, o comunista e seus aliados insistem, desde o início da semana, na cantilena de que o peemedebista é ficha suja – mesmo uma certidão negativa da Justiça Federal já tendo comprovado o contrário.

O objetivo é um só: desgastar Lobão Filho. E, para isso, Flávio Dino já está disposto até a acionar a Justiça Eleitoral, assim que for confirmada a candidatura do senador em convenção partidária, para impugnar seu registro de candidatura.

Dino quer vencer de WxO…

A tática usada hoje pelos comunas é a mesma da qual eles lançaram mão em 2010.

Naquela ocasião, espalharam pelo Maranhão inteiro que o ex-governador Jackson Lago (PDT) era ficha-suja por haver sido cassado em 2009 por um órgão colegiado, no caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O argumento era o de que, se eleito fosse, Jackson seria novamente cassado.

Sem apoio de mídia que o amparasse, o pedetista não conseguiu se defender e desmentir o factoide repetido mil vezes como verdade pelo PCdoB e satélites. A síndrome do “voto útil” falou mais alto e o ex-governador terminou aquela eleição apenas em terceiro lugar, atrás do próprio Flávio Dino e da governadora Roseana Sarney (PMDB), reeleita em primeiro turno com larga vantagem sobre os dois concorrentes.

É esse jogo que os comunistas tentam repetir agora. Justamente porque sabem que Lobão Filho já os ameaça perigosamente.

Nota (atualização às 18h11): Mais cedo, o blog publicou a seguinte declaração de Flávio Dino. “Na impossibilidade de votar nele, eu espero que votem neste servo do Senhor que aqui está”, disse o comunista. Inicialmente, achava-se que a afirmação havia sido proferia na campanha de 2010, mas, como se pode perceber, a logo atrás do púlpito de onde discursa o comunista parece ser do “Diálogos pelo Maranhão”, o que sugere ser mais recente o evento.

TEXTO 2

VÍDEO DO DIA: Flávio Dino mente

O vídeo acima é uma prova concreta de como age o pré-candidato a governador pelo PCdoB, Flávio Dino. Para conseguir voto de evangélicos, diz-se “servo do Senhor” em discurso (reveja).

Após a revelação, manda nota ao titular do blog pedindo para esclarecer “que a frase atribuída ao pré-candidato Flávio Dino não foi proferida pelo próprio”.

Ou seja: Flávio Dino mente até em um desmentido.

Mas as imagens não deixam dúvidas sobre quem disse o quê…

O lançamento do site oficial do candidato Lobão Filho (PMDB) trouxe para o debate social seus ideais e propostas de governo. Entre temas de grande relevância como saúde, educação e segurança, o candidato destaca ainda, entre suas prioridades, o desenvolvimento econômico e a geração de emprego para os maranhenses. “A partir do estímulo da economia do estado, podemos garantir geração e distribuição de renda, com os devidos estímulos à produção, através das atividades no campo”, explica o candidato.

Lobão Filho faz questão de ressaltar que o plano é uma versão preliminar de suas diretrizes e propostas, uma vez que elas estão sujeitas a constante aperfeiçoamento, resultante de diálogos com os maranhenses. “Fundamentados nos princípios da democracia e no respeito à soberania popular, estes compromissos que assumo com os meus concidadãos, mediante a vitória das eleições, passarão a integrar um Plano de Estado, onde prevaleça o ideário, os anseios e os sonhos e as esperanças da sociedade e não apenas de um Governo ou de um grupo político”, enfatizou.

Saúde

Observando os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS, suas propostas dentro deste âmbito contemplam a universalização do acesso da população aos programas de atenção básica primária e preventiva, por meio de parceria com todos os municípios do Estado. Para ampliar ainda mais o acesso à saúde, esforços na implantação de novos cursos de medicina nas cidades de Imperatriz, Pinheiro e Balsas também serão priorizados.

A ampliação na oferta de serviços médicos especializados também é destaque, inclusive em oncologia, garantindo atendimento em todas as regiões do Estado. Inclui-se neste rol, a construção do Hospital Estadual de Referência em Oncologia (Hospital do Câncer), que deverá suprir a demanda do interior atendida, hoje, pela capital.

Educação Básica

Lobão Filho entende que valorizar o magistério, garantindo adequadas condições de trabalho, formação continuada, remuneração justa e apoio metodológico é ação fundamental para assegurar as melhorias necessárias de que o sistema educacional do Maranhão precisa para ter seus indicadores equiparados às médias do país e faz desta uma de suas propostas.

Além disso, aposta na implantação de escolas em tempo integral em todas as regiões do Estado; apoio aos municípios na oferta de transporte escolar e ampliação da oferta de vagas escolares destinadas a pessoas com deficiência para elevar esses parâmetros.

Segurança e Administração Penitenciária

No quesito segurança, três pilares são destacados: prevenção de indicadores sociais negativos, valorização dos profissionais e combate ao cenário atual de criminalidade.

Entre as principais propostas estão: priorizar as ações de segurança preventiva em atenção aos grupos mais vulneráveis; intensificar as ações de apreensão de armas e combate ao uso de drogas; ampliar a rede de Unidades de Segurança Comunitária – USC, mediante a sua implantação nas cidades e bairros que apresentam maior incidência criminal; intensificar a repressão ao crime organizado; e ampliar progressivamente com mais 3 mil vagas a capacidade do sistema prisional do Estado.

No âmbito de pessoal, o candidato propõe ainda ampliar os quadros da segurança pública e do sistema prisional (policiais militares, civis, polícia técnica, agentes penitenciários e bombeiros), visando a corrigir o déficit quantitativo ainda persistente; e garantir aos servidores dos órgãos de segurança e da administração do sistema penitenciário adequadas condições de trabalho, remuneração justa e formação profissional continuada.

Desenvolvimento econômico e geração de emprego

Empresário com vasta experiência na vida pública, Lobão Filho acredita que este é um tópico fundamental para o desenvolvimento social dos maranhenses. “É, sobretudo, o momento de acelerar a inclusão sócio-produtiva da parcela da população que ainda se encontra à margem do crescimento econômico, gerar mais emprego e renda, reduzir a pobreza no campo, nas cidades e as desigualdades sociais e econômicas”, destaca o candidato.

Suas principais propostas para atingir tais objetivos abrangem o incentivo à industrialização e comercialização da produção local, agrícola e extrativista; e a aceleração do processo de interiorização do desenvolvimento econômico e social sustentável, com ênfase na geração de emprego e renda.

Além disso, seu plano de Governo visa a realizar, em parceria com instituições públicas e privadas, especialmente as integrantes do Sistema “S”, universidades, entidades de classe de trabalhadores, patronais e com a rede estadual de educação profissional a ser criada, programas de formação e qualificação de mão-de-obra para o trabalho e empreendedorismo.

“É preciso garantir mais qualidade de vida, alegria, paz, harmonia e mais felicidade aos maranhenses e a todos que aqui vivem. É preciso continuar construindo o Maranhão com que sonham todos os maranhenses. Estas Diretrizes e Propostas têm, em suma, a finalidade de orientar a atuação política, o planejamento e a ação administrativa do Maranhão para se alcançar o padrão de desenvolvimento econômico e social sustentável, pelo menos compatível com a média dos estados brasileiros”, endossa Lobão Filho.

Outras propostas, perfil e notícias sobre o candidato podem ser consultadas no endereço eletrônico www.lobaofilho15.com.br.

Arquivos do blog