BIAMAN_PRADO_2490 (Large)

Nesta quinta etapa de incursões ao interior do estado, entre os dias 15 e 17, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), recebeu o carinho da população e o apoio das lideranças políticas de 11 municípios. Caminhadas, carreatas, reuniões e comícios reuniram eleitores e lideranças oposicionistas em um só propósito: avançar com Lobão Filho.

BIAMAN_PRADO_2493 (Large)

Em Coroatá, durante comício, na noite do dia 16, o peemedebista foi recebido com fogos de artifícios, bandeiraço e uma multidão de milhares de pessoas que lotaram a praça José Sarney. Na ocasião, o candidato contou com o apoio da prefeita Teresa Murad (PMDB), que agradeceu a participação popular na campanha de Lobão Filho e demonstrou confiança na eleição do candidato.

No mesmo dia, uma imensa carreata percorreu as ruas de São Luís, liderada pelos aliados, filhos e amigos de Lobão Filho. O percurso incluiu a Lagoa da Jansen, Avenida dos Holandenses, Avenida Litorânea, Avenida Daniel de La Touche e Avenida Jerônimo de Albuquerque, e contagiou a população por onde passou.  “Ouvi um som na rua e  isso me chamou atenção. Quando vi que era do meu candidato, Lobão Filho, não pensei duas vezes e coloquei meu carro na rua também”, comentou com empolgação, o sr. Oswaldo Menezes, morador da Cohama.

IMG-20140816-WA0036

Ainda no sábado, o candidato visitou os municípios de São Mateus, Alto Alegre, Peritoró e Timbiras. Em Alto Alegre, ele falou sobre desenvolvimento e assegurou que vai trabalhar para distribuir adequadamente as riquezas do estado. “Por aqui passam todos os dias muitas riquezas, mas nada fica para o município. Vamos atrair para cá indústrias e alavancar a economia dessa região. Já temos a matéria prima e trabalhadores à espera de uma oportunidade”, justificou o candidato.

Defensor da campanha de Lobão Filho, o prefeito de Alto Alegre, Maninho do Alto Alegre (PTB), afirmou com segurança que o candidato peemedebista é o melhor para o Maranhão. “Com o seu caráter empreendedor vamos dinamizar a nossa economia e gerar emprego e renda para o nosso povo”, disse, confiante, o líder municipal.

BIAMAN_PRADO_0549 (Large)

Na sexta-feira (15), o peemedebista iniciou a agenda em Vitória do Mearim e foi recebido calorosamente por populares e lideranças políticas. O prefeito de Vitória do Mearim, Dóris Rios (PV), garantiu apoio e voto a Lobão Filho, por este representar “a verdadeira mudança que o Maranhão necessita: com mais renda e emprego e melhores perspectivas para todos”.

Ao ouvir as declarações de apoio das mais diversas lideranças, Lobão Filho destacou que assim tem sido em todos os municípios. “Correntes políticas adversárias estão se unindo, dando as mãos, por um Maranhão mais rico e mais justo. E essa demonstração de confiança nos alegra e nos fortalece a cada dia”, comemorou o candidato. “As melhores emoções desta campanha política vêm do carinho e do calor que eu tenho recebido das pessoas em todos os lugares por onde passo. Essa demonstração de apreço é impagável”, afirmou.

No domingo (17), ele esteve ainda em Lima Campos, onde garantiu: “ainda no primeiro semestre do meu governo todos os cidadãos maranhenses terão acesso a internet banda larga gratuitamente”. Ele recebeu o apoio do prefeito Jaílson Fausto Alves (PR) e diversas lideranças oposicionistas no município.

A ex-prefeita de Lima Campos, Fátima Lopes (PRB), destacou que nesse momento as divergências políticas municipais serão esquecidas porque “temos um projeto maior: eleger Lobão Filho governador do Maranhão e assegurar que o nosso estado continue nessa caminhada rumo ao desenvolvimento pleno”.

do G1.COM

Marina Silva foi escolhida para ser a candidata do PSB à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos, morto em acidente de avião na última quarta-feira (13). A escolha será anunciada oficialmente na próxima quarta (20).
Marina chegou ao Recife na tarde deste sábado (16) para acompanhar o velório de Campos, que acontece no Palácio das Princesas. À noite, ela visitou familiares do ex-governador de Pernambuco. Ela não comentou sobre o assunto.

Durante o voo, Marina falou em “senso de responsabilidade e compromisso com o que a perda de Eduardo nos impõe”, conforme reportagem do jornal O Globo.

Líderes do PSB se reuniram na noite de sexta (15) em um hotel de São Paulo para conversar sobre a candidatura. Entre eles, estavam o presidente do partido, Roberto Amaral, o governador de Pernambuco, João Lyra, e os deputados federais, Júlio Delgado (MG) e Márcio França (SP).

Mais cedo, eles estiveram com Marina, também na capital paulista, e receberam dela o aval para a candidatura.
Ao saírem da reunião de dirigentes, já na madrugada deste sábado, integrantes do PSB confirmavam que, apesar do anúncio oficial ser feito na quarta (20), o nome de Marina já era dado como certo, com um vice na chapa que deve ser um integrante do partido, e não de uma sigla aliada.

Marina

A ex-senadora, que era vice na chapa de encabeçada por Campos, se filiou ao PSB em outubro de 2013 depois que seu partido, a Rede Sustentabilidade, não conseguiu registro no Tribunal Superior Eleitoral para disputar as eleições deste ano.

Neste dias após a morte de Campos, ela não tem falado publicamente sobre política e não fez comentários sobre assumir ou não a vaga de candidata.

Peemedebista chegou à cidade na manhã da última quinta-feira (14), onde participou de caminhada e de encontro com lideranças.

Foto 01 Godofredo Viana

A cidade de Godofredo Viana recebeu com festa o candidato a deputado federal Hildo Rocha (PMDB). Ao lado do candidato a deputado estadual Rogério Cafeteira (PSC) e do ex-prefeito de Joselândia, Marcelo Queiroz, Hildo recebeu apoio do prefeito da cidade, Marcelo Jorge, e demais lideranças políticas e comunitárias locais.

O peemedebista chegou à cidade na manhã de quinta-feira (14), onde participou de caminhada e de encontro com lideranças.

Este apoio que Marcelo Jorge e seu grupo político estão nos dando, é para beneficiar toda a cidade de Godofredo Viana e seu povo. Quero ver esta cidade próspera, desenvolvida, com uma saúde e educação melhor, por isso o prefeito foi buscar Hildo Rocha, porque eu quero que a população tenha mais condições”, agradeceu reafirmando o seu compromisso com o município.

Foto 02 Godofredo Viana

O prefeito Marcelo Jorge declarou seu apoio ressaltando a grande parceria que Hildo Rocha proporcionou entre Governo do Estado e Godofredo Viana:

“Quero dizer a vocês que sempre tive a amizade e o respeito deste grande líder, este homem que como secretário de articulação política sempre me atendeu. Ajudou mais ainda quando foi para a secretaria estadual das Cidades. Com ele, conseguimos um convênio de 300 mil reais para a reforma e melhoria desta praça aqui na frente e já vamos começar a execução das obras”, citou o prefeito.

Marcelo Jorge prosseguiu sua fala detalhando mais sobre as obras conquistadas para as melhorias na cidade.

“Com ele também conseguimos a tão sonhada obra do poço do Areal. E por seu empenho e dedicação viabilizamos junto à governadora Roseana Sarney três quilômetros de asfalto para nossa Godofredo”, agradeceu o prefeito.

Foto 03 Godofredo Viana

 Grandes obras

O ato político das lideranças de Godofredo em apoio a Hildo Rocha teve a presença ainda do presidente da Câmara dos vereadores, Chico Vila Nova (PSB), dos vereadores Jorge Alberto (PTB), José Agenor (DEM), Elinaldo Azevedo (PSC). Todos relembraram as parcerias do peemedebista em prol do município.

“Foram asfaltamento de ruas e verbas para o hospital, que logo será construído”, destacou o presidente da Câmara.

“Além do calçamento asfáltico, conseguimos com o apoio do Hildo Rocha maquinário para as obras de nivelamento de ruas e caçambas, micro-ônibus escolar para os nossos alunos”, complementou o parlamentar Elinaldo.

A cadeira vazia de Dino
A cadeira vazia de Flávio Dino

O candidato ao Governo do Maranhão pelo PCdoB, Flávio Dino, último entrevistado da primeira série de entrevistas na Rádio Mirante AM, simplesmente não deu as caras na emissora, na manhã deste sábado (16), quando estava prevista a sua entrevista para os jornalistas do Sistema Mirante.

Flávio Dino, e tão pouco a sua assessoria, demonstrando um total desrespeito com os ouvintes da Rádio Mirante AM, sequer se deram ao trabalho de informar com antecedência que o cancelamento da entrevista. O Blog conversou no início da noite de sexta-feira (15), com o coordenador da emissora, Zeca Soares, e nenhuma notificação havia sido encaminhada até aquele momento. Uma Nota (que o Blog comentará na próxima postagem), foi encaminhada as 22h58, informando a desistência do candidato.

A assessoria de Dino esteve presente nas reuniões que estabeleceram as regras das entrevistas na Rádio Mirante AM e TV Mirante, assim como também participaram do sorteio que definiu a ordem dos entrevistados. Além disso, e mais grave, assinou o documento concordando com as entrevistas.

O Blog já desconfiava que Dino iria arregar, principalmente depois que foi duramente criticado por alguns dos candidatos da legítima esquerda do Maranhão e pelo resultado divulgado pela pesquisa Econométrica durante a semana. O comunista evitou que o assunto fosse repercutido e ficasse numa saia justa na entrevista.

Na última quinta-feira (14), a assessoria de Dino disparou um e-mail com o seguinte título “Flávio cancela agenda por três dias”. No e-mail, que o Blog arquivou, era explicado que o comunista cancelava a campanha e retomava a agenda no sábado (16), mas com eventos no interior do Maranhão. O Blog transcreve abaixo o último parágrafo do e-mail encaminhado.

“No sábado (16), Flávio retoma a agenda com carreata, às 8h30, em Lago dos Rodrigues, Lago do Junco e Lago da Pedra. Às 15h, ele estará em Bacabal. Às 17h30, está marcada carreta em Olho d’Água das Cunhãs e Vitorino Freire.”

Ou seja, fica claro, pelo e-mail distribuído, que Dino não pretendia comparecer a entrevista na Rádio Mirante AM, afinal a carreata foi marcada para o mesmo horário da sabatina.

Além do desrespeito para com os demais candidatos, os profissionais da Rádio Mirante AM e, principalmente, com os milhares de ouvintes da emissora, Flávio Dino demonstrou que ficou com medo de responder aos questionamentos a que seria submetido.

Agora, se Dino demonstrou não esta preparado para responder a perguntas de jornalistas, será que terá condições de governar o Maranhão?

Ao Blog só resta lamentar mais uma atitude antidemocrática de Flávio Dino e encerrar a postagem com uma frase dita por diversas vezes pelo meu falecido avô, um homem simples, mas honesto: quem não deve, jamais deve temer.

email

Do Blog de Jorge Aragão

CAPA

O deputado Rigo Teles (PV) prestigiou, na quarta-feira (6), a XII Cavalgada de Fortaleza dos Nogueiras, considerada uma das maiores  festas do gênero realizada na Região Sul do Estado do Maranhão. Acompanhavam Rigo Teles na cavalgada o prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Eliomar Nogueira, o vice-prefeito Túlio, dezenas de vereadores, secretários municipais e milhares de pessoas. Também acompanharam Rigo na cavalgada a prefeita de São Pedro dos Crentes, Luiza Coutinho, o prefeito de Formosa da Serra Negra, Dr. Edmilson e lideranças dos municípios da Região Sul.

INTERNO

DESFILE DE ANIMAIS

Na oportunidade, o deputado Rigo Teles contemplou a beleza da festa, coroada pelo desfile de cerca de 1500 animais de raça, adestrados, e pela participação de milhares de pessoas de todo Brasil.

Como representante de Fortaleza dos Nogueiras na Assembleia Legislativa, o deputado Rigo Teles declarou que foi um orgulho participar da tradicional cavalgada, ao lado da autoridades e do povo. Para Rigo, o prefeito Eliomar Nogueira e a primeira-dama Alessandra Machado Nogueira estão de parabéns, pelo sucesso da tradicional cavalgada e pela excelente administração no município.

INTERNO2

aaaaaaaaaaaaaaaaaa
Eduardo Campos com a família

Eduardo Campos: SAUDADE DO FUTURO desse jovem político de carreira promissora e que conhecera apenas uma derrota nas suas disputas eleitorais, quando se candidatou a prefeitura de Recife.

Na manhã do dia 13 de agosto de 2014, fora ceifada de forma trágica a vida de Eduardo Campos, candidato a Presidência desse nosso querido Brasil. Não sei se o destino ou outras circunstâncias concorreram para esse dia fatídico, onde a máquina mortífera deu fim a vida de Eduardo e demais ocupantes daquela aeronave.

Eduardo vem de uma família de tradição política, pois seu Avô Miguel Arraes fora governador por três mandatos do Estado de Pernambuco, podendo se dizer que a política corria nas veias da família Arraes.

Eduardo já aos 24 anos de idade era deputado estadual, e posteriormente se elegera deputado federal aos 29 anos de idade; cargo esse que se licenciou para assumir a secretaria da fazenda do governo de Pernambuco. Sendo eleito deputado mais uma vez com uma votação expressiva, alcançando o primeiro lugar naquela eleição.

Eduardo Campos fora economista por formação e político por convicção, tendo se destacado como grande articulador do governo Lula, na reforma da previdência e da reforma tributária. Mais uma vez se licencia da câmara federal para ocupar o cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia, no Governo Lula.

Eduardo em 2006 é eleito governador de Pernambuco com mais de 60% dos votos válidos, sendo reeleito com mais de 83% dos votos válidos, o mais votado de todo Brasil. Recebendo nesse 2º mandato o Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington (EUA). Em 4 de Abril de do ano em curso renuncia ao Governo de Pernambuco para se dedicar à campanha eleitoral para Presidente da República. Em agosto de 2014, na mesma data da morte de seu avô, Eduardo morre em acidente de avião, em Santos-São Paulo.

Eduardo Campos, dito por todos que o conheceram na intimidade, era um homem reto, digno, amigo e, sobretudo ético na família, bem como na vida política. Sempre abraçando as causas sociais, econômicas e políticas com muita determinação, principalmente em prol dos menos favorecidos, mais humildes, mostrando saídas viáveis, tendo em vista que Eduardo sempre fora guiado pela bússola do trabalho, característica inerente ao seu perfil de homem público.

A notícia da morte de Eduardo Campos pegou de surpresa a todos nós, e teve repercussão internacional. Crianças, jovens e adultos estão comovidos com sua morte prematura, pois Campos representava a esperança de uma parcela significativa do povo brasileiro. Admirados por todos, inclusive por seus opositores do campo político; as declarações foram muitas nesse sentido através da mídia e das redes sociais. Político carismático, simpático e que tinha propostas concretas para resolver ou pelo menos minimizar os problemas de toda ordem que o nosso Brasil enfrenta na conjuntura atual.

Chora Brasil da América a perda do teu filho ilustre que jamais fugiu à luta, chora Pernambuco a morte de teu filho amado que deu a vida pelos seus irmãos; chora parte do povo brasileiro a morte inesperada de Eduardo, que representava a tua esperança nessa eleição. E agora também choro eu com saudade profunda do FUTURO DE EDUARDO CAMPOS.

José Henrique de Sousa Lima é Advogado, Filósofo e Teólogo.
Presidente Dutra – MA, 14 de Agosto de 2014.
Arquivos do blog