- Adonias Soares
- 27/08/2014
- Deixar Comentário

O Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, aberto na avenida São Luís Rei de França, no início desta semana, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou até o fim da manhã desta quarta-feira (27) mais de 200 atendimentos. A unidade oferta uma série de especialidades médicas aos pacientes que precisam de tratamento clínico oncológico.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Centro, Niedja Fonseca, estão sendo atendidos naquela unidade ambulatorial, pacientes que já estão sendo assistidos no Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho e aqueles que foram encaminhados por outras unidades da rede estadual de saúde e vão iniciar o tratamento oncológico.
A nova unidade conta com instalações e equipamentos novos, disponibilizados em um prédio de cinco andares em que foram instalados 18 consultórios, sala de coleta de exames, sala de curativo, polo de aplicação de medicamentos, farmácia, serviço de assistência social, psicologia, administração, copa e refeitório.

O Centro Ambulatorial disponibiliza atendimento com médicos da dor, nutricionista, proctologista, mastologista, hematologista, cirurgião torácico, ginecologista, e psicologia para pacientes em tratamento. Nos dois turnos de atendimento, das 7hs às 19h, conta com uma equipe interdisciplinar formada por 18 médicos por turno, 6 enfermeiros, 2 psicólogos, 2 assistentes sociais, além de técnicos de enfermagem e atendentes.
Um dos pacientes em tratamento que conheceram e aprovaram o serviço disponibilizado pelo centro foi o idoso Regis Duarte Pachêco, de 71 anos, e que já recebia tratamento oncológico no Hospital de Câncer do Maranhão. Morador da Cidade Operária, ele ainda destaca a localização do novo centro como facilitador para continuar o seu tratamento. “Eu gostei, aqui está tudo novo, atendimento bom, sem falar que ficou mais perto pra chegar e voltar pra casa”, disse.
Janaína Carvalho Pereira, de 41 anos, acompanhou a consulta de sua mãe na unidade e também elogiou o centro e a rapidez com que foi atendida. “Muito bom mesmo. Minha mãe realizou a cirurgia da mama no Aldenora Bello, estava continuando o tratamento no Geral e agora fomos enviados aqui pra ela ser acompanhada pelo médico”, contou.

O centro também surge como alternativa para pacientes oriundos do interior do estado, como é o caso de José Ribamar Nunes, de 41 anos, que luta contra o câncer há mais de 10 anos. Ele é de Turiaçu, está hospedado na casa de parentes no Jardim das Margaridas e conta que a transferência de suas consultas para a nova unidade facilitou sua vida e diminuiu os custos do transporte. “Ficou mais próximo vir para cá, por isso gasto menos com taxi e ônibus”, ressaltou ele.
Morador da Baixada Maranhense, José Ribamar Martins vem da cidade de Pinheiro para realizar o tratamento em São Luís. Ele está há quase um ano sendo atendido no Hospital de Câncer, agora foi encaminhado para o Centro Ambulatorial para nova consulta de avaliação e receber os medicamento necessários para o combate à doença de forma rápida, facilitando seu retorno para casa. “Lá no Geral era mais gente para atender e demorava mais, por isso não voltava no mesmo dia para casa”, conta José Ribamar.
- Adonias Soares
- 27/08/2014
- Deixar Comentário

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) desaprovou, em Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira (27), emitindo parecer prévio pela regularidade com ressalvas, as contas apresentadas por Raimundo Barros Moreira Santos, ex-prefeito de Porto Franco, referente a 2009, com multas de R$ 3.000,00 e Vadilson Fernandes Dias, ex-prefeito de Gonçalves Dias, referente ao exercício de 2011, com multas de R$ 40.800,00.
Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas irregulares as contas de Ivaldo Castro de Carvalho (Junco do Maranhão/2011), com débitos de R$ 6.326,77 e multas de R$ 25.701,88; Jorge Pereira (Peri Mirim/2010), com débitos de R$ 49.887,76 e multas de R$ 22.588,00 e Vieras Pereira Brito (Senador Alexandre Costa/2011), com débitos de R$ 21.100,07 e multas de R$ 23.128,00.
As informações são do TCE
- Adonias Soares
- 27/08/2014
- 1 Comentário
O advogado Ticiano Figueiredo de Oliveira, que representa o doleiro Carlos Habib Chater no inquérito decorrente da Operação Lava Jato, negou ontem (26), em contato por telefone com o blog, que as operações do seu cliente tenham qualquer relação com o Maranhão.
No início da semana, o jornalista Cláudio Humberto publicou em seu blog a informação de que, a partir do monitoramento de suspeitos, verificou-se o doleiro “empenhava-se em ‘internalizar’ US$ 5 milhões (R$ 11 milhões) para uma campanha eleitoral majoritária, no Estado”.
Oposicionistas maranhenses trataram de disseminar a informação como se houvesse ligação entre o investigado e o senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”.
Segundo Ticiano de Oliveira, no entanto, não há qualquer relação entre Chater e as eleições do Maranhão.
“Não existe nenhum fundo de verdade nessa informação. O meu cliente tratou em nenhum momento de operações que envolvessem o Maranhão”, declarou.
O advogado acrescentou que já deu entrada em pedido para que a Justiça Federal informe ao cliente dele se há nos autos qualquer menção à tal operação citada pelo jornalista. “Peticionamos para saber se há nos autos qualquer informação parecida com isso. Meu cliente nunca ouviu falar disso, ficou sabendo através dessa publicação”, completou.
Por Gilberto Léda
- Adonias Soares
- 27/08/2014
- Deixar Comentário
Na tarde desta terça-feira (26), o candidato a deputado estadual pelo PPS, Wellington do Curso esteve no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), onde foi recebido pela presidente do Conselho, Célia Resende.
Entre enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde, através da entrega de uma carta aberta à presidente do COREN, Wellington assumiu seu compromisso com a classe dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que para ele são profissionais essenciais e indispensáveis para a defesa da vida e para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as etapas do ciclo da vida.
Dentre as propostas do candidato estão a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais para os profissionais da área e a realização de concurso público para enfermeiros, técnicos, auxiliares e demais profissionais de saúde em âmbito estadual.
- Adonias Soares
- 27/08/2014
- Deixar Comentário
O Senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, participou, na noite desta segunda-feira (26), da inauguração da Tenda da Juventude, onde reafirmou seu compromisso em fazer um governo voltado para os jovens.
“Cada vez mais tenho sentido a juventude comigo e isso me motiva porque quero e vou fazer um governo para a juventude com oportunidade, qualificação e emprego”, detalhou o peemedebista que chegou ao local logo após participação no debate promovido pela TV Difusora.
Recepcionado pelo presidente da juventude do PMDB, Assis Filho, centenas de jovens, além de deputados estaduais e federais, o candidato recebeu os parabéns pelo desempenho durante o debate e pelas propostas apresentadas no Programa de Aceleração do Maranhão – PAM da juventude.
“Nós vimos e ouvimos hoje aqui as propostas do nosso candidato e vimos também a seriedade com a qual ele trata a juventude. A mentira e o ódio não terão mais espaço, porque nós seremos os propagadores da verdadeira mudança que virá com o nosso próximo governador Lobão Filho”, comentou o militante peemedebista, convocando a juventude dos mais de 74 municípios engajados na campanha.
Laís Uchoa, presidente da juventude do PRB, disse acreditar que, quando Deus quer não há quem impeça. “Vamos seguir juntos rumo à vitória e toda a juventude do Maranhão vai junto com Lobão Filho”, afirmou.
Agenda – Nesta terça-feira (27), Lobão Filho participará de grande caminhada na Rua Grande. A concentração ocorre a partir das 15h30 na Praça Nauro Machado.
- Adonias Soares
- 27/08/2014
- Deixar Comentário

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), está realizando uma pesquisa para relacionar o comportamento policial diante da população de rua. Uma equipe com representantes das duas instituições está em São Luís.
O primeiro contato da comitiva foi, esta semana, no Gabinete do secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior. A equipe vai entrevistar integrantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Guarda Municipal e setores comunitários.
Por meio da pesquisa espera-se fazer um levantamento dos problemas na área de segurança para fundamentar propostas de criação de uma política de formação continuada, abrindo espaço para a melhor capacitação de agentes públicos.
Na reunião com o secretário, a equipe recebeu informações sobre a relação da segurança pública maranhense com a população de rua. Marcos Affonso destacou a iniciativa da Senasp e da UFMT em proporcionar uma pesquisa de alto nível, possibilitando um aprimoramento no conceito de Segurança.
A pesquisa está sendo realizada Suely Dulce Castilho (pesquisadora em Educação e movimentos sociais), Cláudia Cristina Carvalho (professora da área de Educação), Edson Benedito Rondon Filho (coordenador do Centro de Pesquisa na Polícia Militar), todos vinculados à UFMT.
“A pesquisa possibilita visualizar a interatividade entre o policial e o cidadão. A finalidade é conhecer os problemas enfrentados na área de segurança e transformá-los em situações positivas”, explicou Marcos Affonso.
Para Suely Dulce, que é professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da UFMT, conhecer de perto os problemas enfrentados diariamente nas relações envolvendo o agente de segurança pública e a população é uma das formas de aprimorar os serviços públicos oferecidos à sociedade. “A meta é gerar e executar políticas públicas beneficie os agentes e a população”.



