DSCN9981O Instituto Exata, em parceria com a TV Guará e a Federação das Indústrias do Maranhão, realizou nova pesquisa sobre a intenção de voto dos maranhenses para deputado federal que mostra o favoritismo de Hildo Rocha. Segundo a sondagem, o peemedebista é o primeiro na preferência dos eleitores para ocupar uma das 18 vagas do Maranhão na Câmara Federal.

Na pesquisa Exata/Fiema/TV Guará anterior, divulgada em agosto, Hildo ficou em 20º lugar. O crescimento, segundo coordenadores da campanha do peemedebista, é reflexo da presença do candidato nos municípios. Hildo Rocha tem bases eleitorais em todas as regiões do Estado e, desde julho, intensificou a sua presença nesses locais, onde faz questão de participar de todas as atividades promovidas pelas lideranças locais.

deputadofederalgraficoEmbora disputando o cargo pela primeira vez, Hildo Rocha não é desconhecido no cenário político nacional.  Ex-secretário estadual (Articulação Política e de Cidades) na gestão da governadora Roseana Sarney, ele teve atuação destacada como prefeito da cidade de Cantanhede, alcançando a presidência da Federação dos Município do Maranhão (Famem).

À frente da entidade, ergueu a bandeira municipalista, tornando-se uma referência na luta pela revisão do Pacto Federativo, que propõe a distribuição equitativa entre os entes da federação (União, estados municípios) dos recursos que o país arrecada com impostos. Aliado do desenvolvimento municipal, naturalmente congrega apoios de prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e centenas de lideranças municipais, em todas as regiões. Daí o favoritismo apontado pelo Exata.

Renovação

Além de Hildo Rocha, a pesquisa do Exata/Fiema/TV Guará mostra que haverá renovação de quase 80% das vagas do Maranhão na Câmara Federal. Ou seja, dos 18 ocupantes dos cargos desta legislatura, apenas 04 se reelegeriam. São eles: Davi Alves Júnior (PR), Alberto Filho (PMDB), Wewerton Rocha (PDT) e Sarney Filho (PV).

Realizada entre os dias 22 e 25 de setembro, o Instituto Exata ouviu 1.400 pessoas nas seis regiões do Estado, inclusive a ilha de São Luís. A sondagem foi espontânea, ou seja, não foi apresentada lista com nomes de candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.

pesq1O deputado Rigo Teles (PV-43.200) agradeceu à população pelo resultado da pesquisa encomendada pela TV Guará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), divulgado na segunda-feira (29), onde o parlamentar aparece como um dos primeiros colocados entre os demais candidatos a deputado estadual nas eleições de cinco de outubro de 2014.

pesqEm campanha no interior, o deputado Rigo Teles declarou que recebeu o resultado da pesquisa da TV Guará com muita alegria e satisfação, pois a sondagem demonstra o reconhecimento do seu trabalho realizado em benefício do povo do Estado do Maranhão, durante quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa.

A pesquisa foi espontânea. Foi perguntado aos eleitores em quem eles votariam para deputado estadual se as eleições fossem hoje. Rigo Teles já havia sido citado como um dos candidatos mais votados. A pesquisa foi feita pelo Instituto Exata, que ouviu 1.400 pessoas entre os dias 22 e 25 de setembro em seis regiões do Estado do Maranhão.                     

NOVO DECANO DA ASSEMBLEIA

Uma minuciosa analise política indica que Rigo Teles– remanescente da bancada eleita de 1998 – de se tornar o mais novo decano da Assembleia Legislativa. Com a reeleição praticamente assegurada, Rigo Teles deve conquistar o quinto mandato e passará a ser o mais antigo parlamentar eleito com mandatos consecutivo na Assembleia.

Entre outras importantes prioridades, o decano tem a prerrogativa de comandar a sessão de abertura dos trabalhos do poder Legislativo, e a eleição do futuro presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, cujas articulações começam logo depois do dia cinco de outubro, quando são realizadas as eleições do primeiro turno.

Antonio Pereira em Buriticupu 4

O deputado Antônio Pereira (DEM-25333) reuniu, em um mega comício na cidade de Buriticupu, uma multidão calculada em mais de dez mil pessoas, que apóiam a sua reeleição para o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. 

O mega comício foi organizado pelo prefeito Zé Gomes, pelo ex-prefeito Gildan e a esposa, vereadora Joelda e pelos vereadores Ely Josélio (presidente), Pipoca, Gomes Filho, Abimael, Raimundo Filho, Evaristo, Careca, Jairo da Cikel e Ceci e pela juventude de Buriticupu.

Durante o mega comício – acompanhado do candidato Hildo Rocha (federal) – Antônio Pereira reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo povo de Buriticupu, buscando recursos junto aos governos estadual, federal e outras esferas de poder.

Antonio Pereira em Buriticupu 2

MERECE O VOTO DO POVO

Em seu discurso, o prefeito Zé Gomes pediu votos para Antônio Pereira e agradeceu os benefícios conseguidos para o povo nos setores de infra-instrutura, educação, saúde e saneamento básico, especialmente a construção da nova e moderna rodoviária de Buriticupu.

Da mesma opinião compartilham o ex-prefeito Gildan Medeiros e a esposa, vereadora Joelda Medeiros, o presidente da Câmara Municipal de Buriticupu, Ely Josélio e os vereadores Pipoca, Gomes Filho, Abimael, Raimundo Filho, Evaristo, Careca, Jairo da Cikel e Ceci.

Ambos pediram votos para Antônio Pereira e destacaram o trabalho do deputado, que levou recursos para pavimentar avenidas, ruas, estradas e construir de poços artesianos, um posto de saúde e uma moderna Unidade e Pronto Atendimento (UPA).

Antônio Pereira em Buriticupu

debate

Quem assistiu ao debate na noite desta terça-feira entre os três candidatos ao governo do maranhão transmitido pela TV Mirante, viu um confronto morno, chato e sem nenhuma consistência que levem o eleitor a decidir seu voto pelo que foi debatido entre os três postulantes ao Palácio dos Leões, Lobão Filho (PMDB), Antonio Pedroza (PSOL) e Flávio Dino (PD do B). Talvez o excesso de regras tenha contribuído pra isso.

A meu ver, quem se saiu melhor no debate foi o Pedroza do PSOL, firme em suas perguntas e respostas, ele mostrou conhecimento dos principais problemas do estado, chegando, inclusive discordar de respostas, tanto de Flávio Dino, como de Lobão Filho.

O peemedebista Lobão Filho, se mostrou inseguro, principalmente quando respondeu sobre mobilidade urbana, pergunta feita por Pedroza.

Já o comunista Flávio Dino, pela milésima vez e como sempre, apelou para a cantilena de sempre falando da oligarquia, dos cinquenta anos de atraso, que o maranhão é o mais pobre da federação, frases feitas, coisas do tipo de quem não tem discurso e nem plataforma de governo. Se o eleitor esperou o debate para decidir seu voto, ficou mais em dúvida ainda.

Foto Júnior Foicinha (5)

O candidato ao governo do Estado, senador Lobão Filho (PMDB), reuniu-se, nesta segunda-feira (29), em São Luís, com lideranças evangélicas para discutir o relacionamento entre o governo e as igrejas do Maranhão. Pastores e membros de diversas congregações compareceram ao evento e discutiram propostas de alianças para o desenvolvimento de serviços sociais em prol do estado.

“O governo não pode financiar a igreja, mas pode instrumentá-la para que vocês atuem na sociedade junto ao governo. A igreja é um bom caminho, por exemplo, para tirar os jovens das drogas. Não vou tirar os jovens do crack com a polícia, mas pela fé e pela alma e não há como chegar ao coração das pessoas sem vocês”, afirmou Lobão Filho aos pastores.

O missionário Vilas Boas, presidente da Unipas (União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários) no Maranhão levantou a necessidade de albergues e casas de repouso para abrigar mendigos no estado. “Nós capelães distribuímos alimentos e cobertores à noite para os moradores de rua, mas não temos para onde leva-los”. Vilas Boas citou o exemplo de estados como São Paulo e Santa Catarina em que o estado oferece albergues com banho e dormitório para que essas pessoas passem a noite.

Lobão Filho propôs um serviço em larga escala, equiparando o trabalho de todos os pastores à capelania. “Minha proposta é que os pastores não se direcionem apenas aos fieis, mas que assistam às famílias em situações de dificuldade, aos presos e demais setores da sociedade carente de amparo espiritual”, sugeriu.

“Há traficantes nas portas das escolas e a igreja é o exército do bem para enfrentar esse mal. Para enfrentar o traficante, o governo tem a polícia, mas a igreja é uma grande aliada das vítimas”, completou.

Juventude – O estudante Mizael Junior participante do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras destacou a participação do senador Lobão Filho na aprovação do programa no Congresso Nacional e afirmou que o candidato tem muito a fazer pela juventude do estado.

“A juventude evangélica apoia Lobão Filho. Em terra que o comunismo pisa não cresce grama. Quem conhece a verdade, não apoia o outro lado”, declarou.

Lobão Filho recebeu as orações dos líderes evangélicos para a graça de inteligência emocional e habilidade para lidar com as pressões da reta final. O candidato agradeceu as preces e finalizou o evento com um pedido. “Não venho aqui pedir votos, mas peço que vocês orem para que seja escolhido o melhor candidato para o Maranhão. O nosso estado pode ser muito maravilhoso para o nosso povo e, se Deus permitir, há de ser muito em breve”.

Deputado Estadual Rigo Teles.
Deputado Estadual Rigo Teles.

Uma minuciosa analise política indica que o deputado Rigo Teles (PV) – remanescente da bancada eleita de 1998 – caminha para se tornar o mais novo decano da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Com a reeleição praticamente assegurada, Rigo Teles deve conquistar o quinto mandato e passará a ser o mais antigo parlamentar eleito com mandatos consecutivo na Assembleia Legislativa.

O deputado Rigo Teles concorre ao posto de decano com os colegas Hélio Soares (PMDB), Camilo Figueiredo (PR) e Stênio Resende (PRTB), ambos remanescentes da bancada eleita em 1998.

Camilo deve não conseguir a reeleição. Pela análise, a eleição do deputado Hélio Soares é duvidosa porque ele rompeu com o grupo Sarney. Stênio Resende também tem chance de se tornar decano.

Os deputados Manoel Ribeiro (PTB) e Carlos Alberto Milhomem (PSD) também poderiam disputar o posto de decano. Porém, os dois parlamentares não conseguiram se reeleger em mandatos consecutivos.
Hoje o posto de decano da Assembleia pertence ao presidente Arnaldo Melo (PMDB). Mas o parlamentar desistiu de concorrer à reeleição e é candidato a vice-governador na chapa de Lobão Filho.

Entre outras prioridades, o decano tem a prerrogativa de comandar a sessão de abertura dos trabalhos do Legislativo, e a eleição do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Arquivos do blog