Luis Fernando 1
Luis Fernando Silva – Ex-Prefeito de São José de Ribamar

O ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, reuniu a imprensa na tarde desta quinta-feira, dia 26, para informar à população sobre a Ação de Improbidade Administrativa ajuizada contra ele e ex-auxiliares pela promotora de Justiça, Elisabeth Mendonça, da Comarca de São José de Ribamar.

Luis Fernando revelou que a Ação se baseia numa Representação do seu tradicional adversário político, o ex-prefeito Júlio Matos.

“Desde 2004, Julinho, inconformado com suas derrotas e com a péssima avaliação da sua desastrosa administração na prefeitura de Ribamar, já ingressou com mais de seis ações judiciais contra mim, mas em todas elas foi derrotado”, disse.

Segundo Luis Fernando, desta vez, Julinho se valeu de um relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), emitido em 2011 no qual, como de praxe, o TCE concede prazo para apresentação de justificativas dos gestores auditados.

“Ocorre que ele (Julinho) esqueceu, ou propositalmente, deixou de levar em conta as respostas e justificativas já apresentadas por mim e pelo meu ex-secretário de obras ao Tribunal, que ainda nem concluiu o julgamento. Ora, se ele teve acesso ao relatório, não sei em quais circunstancias, deve ter tido também acesso às justificativas apresentadas mas não as incluiu na Representação justamente para criar o fato político. A preocupação do  adversário já deve ser por conta do anúncio da minha pré-candidatura à prefeitura de São José de Ribamar em 2016”, arrematou.

Durante a entrevista, o ex-prefeito Luis Fernando, com serenidade e segurança de argumentos, discorreu sobre todos os pontos levantados pela promotora e comprovou, com vasta documentação, a total improcedência da Ação.

Luis Fernando fez questão de valorizar e enaltecer o papel do Ministério Público, mas lamentou o fato de não ter tido a oportunidade de comprovar perante a promotoria que todos os questionamentos que fundamentam a Ação já se encontram, há bastante tempo, devidamente justificados ao TCE. À imprensa, o ex-prefeito exibiu, ainda, certidão do TCE atestando que todas as suas Contas de Governo (2005 a 2010) já foram aprovadas pelo Tribunal.

Luis Fernando afirmou que, independentemente do direito de se defender no processo, faz questão de recorrer à imprensa para que o cidadão maranhense e, em especial, os ribamarenses, tomem conhecimento de toda a verdade sobre o assunto.

As obras questionadas na Representação (pavimentação de ruas na Vila Sarney Filho I e acesso à Praia do Meio) foram iniciadas na administração de Luis Fernando, em 2010, e somente concluídas na administração do atual prefeito, Gil Cutrim, a quem coube apresentar a prestação de contas.

Dos R$ 5 milhões do convênio, foram pagos na administração de Luis Fernando, aproximadamente R$ 1,9 milhões. Vasta documentação e relatório fotográfico comprovam a execução das obras, o que torna inexplicável o pedido da promotora de bloqueio de bens em valor superior a R$ 5,7 milhões, o que, sem dúvida, além de exorbitante e desnecessário, por terem sido as obras executadas e concluídas, trata-se de um mecanismo processual somente usado em situações de execução de sentença, segundo advogados presentes na reunião.

Por fim, Luis Fernando reafirmou sua convicção de que a Justiça mais uma vez será feita e o processo não servirá de instrumento político-eleitoreiro para o seu adversário.

socorrao-de-pk

Uma fonte de dentro do Socorrão de Presidente Dutra informa que logo após matéria publicada no Blog de Adonias Soares (releia aqui) denunciando que os neurocirurgiões de Teresina não estavam ficando de plantão dentro do hospital e sim num confortável apartamento do Hotel Brasil, imediatamente, no mesmo dia o Secretário Estadual de Saúde Marcos Pacheco mandou providenciar uma sala de repouso para os neurocirurgiões estrelas. A mesma fonte informa ainda que a matéria caiu como uma bomba dentro do hospital e da própria secretaria, o que teria provocado a ira de Pacheco em virtude da repercussão negativa que o post provocou.

Entenda o Caso

Os neurocirurgiões, desde os governos passados, quando chegavam a Presidente Dutra pra tirar seus plantões no Socorrão, passavam direto para o Hotel Brasil. De lá escolhiam que atenderiam. Só depois de muita insistência por parte de atendentes, enfermeiros e até de médicos, é que eles apareciam ou nem apareciam, como no caso do ex-candidato a vereador Duarte Branco. Baleado e com uma bala alojada entre o couro e o crâneo, ele teve atendimento preliminar numa segunda-feira à noite. Depois de contatado, o neuro teria dito que só o atenderia na manhã do dia seguinte já que Duarte estava consciente. Branco se recusou continuar no Socorrão e voltou pra casa com a bala na cabeça. Ao retornar na terça de manhã foi operado por um clínico geral. Esse foi o motivo da reportagem que causou tanto alvoroço no HUEPD.

Quem não gostou nada dessa história toda, foram os Bioquímicos terceirizados. Eles perderam sua ampla sala de repouso para o neurocirurgiões. Agora terão que se contentar em repousar numa pequena salinha. É isso aí! Quem pode, pode, quem não pode põe no Blog.

Por falar nisso…

Soube que a equipe de neurocirurgiões está prestes a deixar de atender no Socorrão de Presidente Dutra. É questão de dias. No momento que o Hospital Macrorregional de Caxias for inaugurado eles passarão atender na princesinha do sertão.

Mas essa é outra história…

flavio-e-zé-reinaldo
Flávio Dino e Zé Reinaldo – Criatura e Criador

Criador e criatura, ou Zé Reinaldo e Flávio Dino, parece que não comungam atualmente do mesmo pensamento dentro do tal “governo da mudança”. Ex-governador do Maranhão, principal criador e líder de Flávio Dino, José Reinaldo Tavares tem dado mostras que está cada vez mais isolado do governador e das decisões tomadas dentro do Palácio dos Leões.

Mesmo tendo conseguido uma boquinha pra mulher, a delegada Ana Karla Silvestre Fernandes, Tavares tem revelado a amigos próximos sua decepção com o governo que ajudou a eleger.

Zé Reinaldo chegou ser anunciado Secretário Estadual de Minas e Energias, pasta que considerou inexpressiva, ele esperava comandar uma secretaria de maior destaque, o que acabou não acontecendo. Por este e por se sentir desprestigiado, o ex-governador preferiu não assumir, permanecendo em Brasília depois de sua posse como deputado federal. É a criatura se virando contra seu criador.

DSC_0064

Os treze vereadores participaram da primeira sessão desta segunda feira 23/02. A abertura foi feita pelo novo presidente Jurivan Carvalho, eleito para o biênio 2015 – 2016. Em discussão vários requerimentos apresentados pelos vereadores.

toinho veloso
Vereador Toinho Veloso (PTB)

Toinho Veloso do PTB apresentou três, entre os quais pede a recuperação da Rua da Mangueira e da estrada da Empoeira.

Em seu requerimento, o vereador Zezão (PDT) pede que a prefeitura faça a pavimentação asfáltica e meio fio de toda extensão da Rua Raimundo França, passando por trás da rodoviária. Zezão também propôs mudança no código tributário. Atualmente os devedores do ISSQN (Imposto Sob Serviço de Qualquer Natureza) são obrigados por lei aprovada pela câmara a dar uma entrada de 30% do débito e parcelar o restante.

zezao1
Vereador Zezão (PDT)
DSC_0062
Vereador José Jarbas (PRB)

Pela emenda, Zezão quer reduzir o percentual de entrada para 5% e o restante ser parcelado até o final do mandando do gestor que estiver no cargo.
Para o vereador José Jarbas Araújo (PRB), o projeto de emenda do pedetista será analisado pela comissão de orçamento e finança pra ser votado na próxima sessão. “A comissão vai analisar a constitucionalidade da emenda e os impactos que sua aprovação possam causar. Se contemplar os devedores do ISSQN sem onerar as contas e os investimentos do município, é claro que será aprovada”, ponderou Jarbas.

DSC_0061
Vereadora Kárita (PT)

O poder executivo enviou dois projetos de lei pedindo autorização pra contratação de orientadores sociais para o CRAS e o CREAS e de gestor do PETI. Os contratos são de caráter temporário e visam se adequar aos programas sociais do governo federal. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade. A vereadora Kárita, mesmo sendo de oposição, justificou seu voto a favor. “é porque a gente sabe da importância desses programas sociais funcionando em nosso município. No caso do PETI, a função desse gestor é coordenar a criança na escola, a frequência e o seu desenvolvimento escolar, portanto é de grande importância”, declarou.

http://www.marrapa.com/wp-content/uploads/2014/02/luis-fernando-governador.jpgO ex-prefeito Luis Fernando Silva (sem partido) confirmou ao titular do blog que vai mesmo disputar as eleições municipais em São José de Ribamar, em 2016.

– O candidato sou eu. Vamos estar em uma coalizão de mais de 10 partido e, o mais importante, com o povo – afirmou o ex-prefeito, em conversa telefônica.

Luis Fernando disse que já conversou com o atual prefeito Gil Cutrim (PMDB) sobre o projeto e que o grupo inteiro está consolidado para a disputa.

É a primeira vez que Luis Fernando assume a candidatura em São José de Ribamar.

Até então, o ex-prefeito – que foi também pré-candidato ao Governo do Estado – era especulado como possível candidato em São Luís.

Há duas semanas, o blog de Gilberto Léda chegou a tratar da candidatura de LF, mas apenas como possibilidade – incluindo também a possibilidade de ele se filiar ao PCdoB. (Leia aqui)

O ex-prefeito nega que já tenha definido a legenda com a qual pretende concorrer e diz que tem até junho para se decidir.

Mas a pré-candidatura em Ribamar agora é oficial…

.

.

Por Marco D´Eça

carnaval

O governador Flávio Dino (PCdoB) assinou na quarta-feira (11), decreto por meio do qual cancela dotação orçamentária que seria destinada a ações de mobilidade urbana e destina para a Secretaria de Cultura.

Pelo ato, o comunista abre à Secma crédito suplementar de R$ 3,7 milhões. Para isso, anula o mesmo valor da dotação da Agência Estadual de Mobilidade Urbana.

A informação é do Diário Oficial do Estado.

O decreto foi assinado por Flávio Dino na semana que antecede o Carnaval e o dinheiro deve ser usado nas festas de Momo. Segundo apurou o blog, o objetivo é garantir verbas para as emendas que os deputados estaduais apresentarão no período carnavalesco.

Como revelado ontem (12), cada parlamentar terá direito a inidicar R$ 150 mil em emendas para o Carnaval das prefeituras (reveja).

No total, serão necessários R$ 6 milhões para essa ajuda.

E o governo começa a se movimentar para disponibilizar o recurso.

.

.

Do Blog do Gilberto Léda

 

Arquivos do blog