dep  alberto filhoMais um capítulo na luta de Alberto Filho (PMDB) contra Deoclides Macedo (PDT) na disputa pelo mandato de deputado federal.

Na noite de hoje (3), por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente medida cautelar interposta no fim do mês de janeiro por Macedo e garantiu o retorno do peemedebista ao cargo.

Deoclides teve os 56.171 votos inicialmente invalidados pela Justiça Eleitoral. Mas o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, mandou contabilizá-los.

Assim, Julião Amin, que elegeu-se primeiro suplente, ficou com a vaga de Alberto Filho, e Macedo subiu da segunda pra a primeira suplência – com a garantia de assumir em virtude da nomeação de Amin como secretário de Trabalho do governo Flávio Dino (PCdoB).

Dias antes da posse, no entanto, a juiza eleitoral Alice de Sousa Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, anulou novamente a totalização dos votos de Deoclides Macedo e voltou a determinar a posse de Alberto Filho (reveja).

.

.

Do Blog de Gilberto Léda

Imagem meramente ilustrativa.
Imagem meramente ilustrativa.

Pacientes do Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra (HUEPD) o Socorrão, que precisam fazer uma Tomografia estão sendo obrigados a desembolsar entre 350 e 400 reais em uma clínica particular da cidade para ter o exame em mãos. Tudo por conta do Tomógrafo do hospital que está quebrado há mais de três meses. “O Tomógrafo deu defeito no final de novembro do ano passado (2014), como era fim de governo a gente sabia que não seria consertado, esperamos o novo governo assumir, só que o problema persistiu e o aparelho continua no prego”, declara um funcionário do Socorrão que não quis se identificar.

Já se foram três meses, e ao que tudo indica, a Secretaria Estadual de Saúde através do seu titular, Marcos Pacheco, parece não está nem um pouco preocupada com a situação. Enquanto isso os pacientes vão pagando uma conta que é de inteira responsabilidade do governo do estado. Eis aí a mudança tão propalada pelos Dinistas. Agueeeenta maranhão “véi de pêa”!!!!

Wellington quer revitalização e ampliação da rede de Faróis da Educação
Wellington quer revitalização e ampliação da rede de Faróis da Educação.

O deputado Wellington do Curso (PPS) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (26), para solicitar ao governador Flávio Dino (PC do B), a revitalização e ampliação da rede de Faróis da Educação no Maranhão que, segundo ele, encontram-se desativados atualmente.

Além disso, o deputado cobrou providências para que sejam cumpridos os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na escolha dos livros didáticos das escolas estaduais.

Durante o seu pronunciamento, Wellington também destacou o levantamento de pesquisas divulgadas em 2014, que apresentavam o Maranhão como o Estado com infraestrutura mais precária do País.

“O Maranhão conta com mais 107 Faróis distribuídos nos municípios, sendo que alguns nunca entraram em funcionamento devido à ausência de equipamentos e estrutura física adequada. Friso, aqui, a necessidade de um processo de dinamização das ‘Bibliotecas Farol da Educação’, objetivando torná-las ativas e dinâmicas, através de atividades lúdicas, educativas e culturais voltadas para o incentivo à leitura e acesso à internet”, ressaltou o deputado ao finalizar o discurso na tribuna.

Fonte: Agência Assembleia

De O Estado

congep

Praticamente um ano depois de condenar a reativação, pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo (Congep), membros do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) hoje fazem parte do chamado “Conselhão” e agora apoiam a existência do colegiado, que paga a seus integrantes R$ 5.850,00 de jeton por reunião.

Em 2015, já ocorreram dois encontros, o mais recente deles na quinta-feira da semana passada, 26, com a presença do governador e do vice, Carlos Brandão (PSDB), e da maioria do secretariado.

As regras que regem as reuniões e o pagamento dos jetons são praticamente as mesmas da gestão passada, com pequenas alterações promovidas pelo novo governador, por Medida Provisória editada no dia 23 de janeiro.

“Em termos de quantidade é exatamente o mesmo número que ela [ex-governadora Roseana Sarney] deixou, sem aquele trem da alegria. No final, depois ela reduziu. Ela acabou, depois retornou, com uma estrutura bem enxuta. Ficou essa, nós não modificamos a quantidade de pessoas, e nem o jeton foi modificado”, garantiu o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB).

Além do socialista, outros dois dos mais árduos críticos da existência do Conselho estão entre seus membros: o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Márcio Jerry, secretário de Estado da Articulação Política e Assuntos Federativos.

Junto com o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), o trio comandou a linha de frente de ataques à ex-governadora pela recriação do Congep. O comunista não integra o órgão.

teoriaCruzada

A cruzada dos então oposicionistas contra ao “Conselhão” começou em 2013. Oficialmente criado em 2004, no governo José Reinaldo (PSB) – sob a denominação de Conselho de Gestão Estratégica das Macropolíticas de Governo – o órgão colegiado virou Congep em 2007, no primeiro ano da gestão Jackson Lago.

Em 2013, a oposição reclamou do seu tamanho – contava, então, com mais de 200 membros – e chegou a solicitar à Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) o ajuizamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para acabar com ele.

“Queremos propor inclusive a extinção do Conselhão”, defendeu Bira do Pindaré, em julho daquele ano, na tribuna da Assembleia Legislativa.

Rubens Júnior classificou de “imoralidade” a existência do colegiado. “Nós, deputados de oposição, demos entrada numa representação para a OAB ajuizar uma Adin contra a imoralidade do ‘Conselhão’”, defendeu Rubens Júnior (PC do B) naquela ocasião.

O valor do jeton e o fato de haver apenas uma reunião por mês para recebimento de R$ 5.850,00 foi alvo de dura reprimenda por parte de Marcelo Tavares.

Para ele, “a voz das ruas” não aceitava que se pagasse valor tão alto pela participação em apenas uma reunião.

“A voz das ruas não aceita esse tipo de coisa, mas, mais do que isso, trabalhar uma vez por mês para ganhar R$ 6 mil, só no Maranhão”, reclamou o, agora, novo membro do Congep.

Bira do Pindaré também condenou o alto valor do jeton. “Se não acaba o ‘Conselhão’, tem que acabar o jeton. Pode criar o conselho que quiser, mas não precisa ter jeton de R$ 5.850 por mês para uma única reunião, é uma imoralidade”, declarou.

Naquele ano o Conselho foi então extinto, voltando a ser criado em 2014, mais enxuto – com estrutura menor, até, do que a mantida atualmente.

Discurso mudou após posse

Alcançado pela reportagem de O Estado para comentar o assunto, Marcelo Tavares nega que tenha defendido o fim do Conselho. Segundo ele, a ex-oposição posicionou-se apenas contra o inchaço do órgão. “Nós nunca dissemos que queríamos a extinção total do conselho, até porque ele foi criado, salvo engano, no governo José Reinaldo. Então, nós nunca pedimos a extinção completa do conselho”, garantiu.

O discurso é parecido com o do secretário Márcio Jerry. “Veja bem, nunca fomos contra o ‘Conselhão’, o que criticávamos era o uso dessa ferramenta para se fazer política eleitoral”, ressaltou.

Rubens Júnior admite que a oposição, à época, defendeu o fim do conselho, mas não apenas isso. “Defendemos vários níveis de intervenção: primeiro o fim do superinchaço; depois a eficiência do conselho, que não servia para nada; se isso não fosse possível, o fim do pagamento de jeton; e, por fim, em último caso, a sua extinção”, relatou.

Posts relacionados.

Rubens Jr. critica volta do Conselho de Política de Gestão Estratégica

Deputados representam na OAB contra o ‘Conselhão’ do Governo

“Conselhão” já era! Após pressão da oposição, Governo decide acabar com a farra do dinheiro fácil

Aos poucos vai se percebendo que os Dinistas têm duas caras. Uma, a cara dura, usaram pra ganhar a eleição e a outra, a cara de pau estão usando para governar o maranhão e usufruir dele. E assim, vai se implantando a “mudança” em todo estado.

10351574_763000780402670_521237111960246182_n
Biné Soares

Em sua conta pessoal na rede social Facebook, o ex-candidato a deputado estadual Biné Soares (PRP) reafirmou que continua fazendo parte do grupo do prefeito Juran Carvalho (PV) do qual faz parte desde de 2012.

A declaração de Biné, em forma de desabafo, tem por objetivo por fim a uma série de especulações sobre o seu futuro político.

“Resolvi fazer esse desabafo diante dos vários comentários acerca do meu presente e do meu futuro político: primeiramente, não sou homem de ficar em cima de muro e costumo ser sincero, principalmente com meus amigos e eleitores. Respeito todos e sempre gosto de ouvi-los antes de tomar qualquer atitude. Não tomo decisões sozinho, por acreditar que “uma andorinha só não faz verão”.

Sem mais delongas, o Ex-Gestor Regional de Educação e Ex-Secretário Municipal de Educação, foi curto e direto ao afirmar que permanece apoiando o atual prefeito.

“Não há nem mais, nem menos, até a presente data permaneço apoiando o Juran Carvalho e qualquer decisão contrária será comunicada em primeira mão ao próprio Prefeito”.

Ao finalizar, Biné Soares, vislumbra a possibilidade de vir a disputar uma das cadeiras da Câmara Municipal nas eleições de 2016.

“Quanto ao meu futuro político, estudo junto com meus eleitores a possibilidade de eu vir a ser pré-candidato a Vereador nas eleições de 2016”.

Para quem foi candidato a deputado estadual sem apoio de nenhum grupo político e nem de políticos de expressão no estado e conseguiu obter 4.452 votos no peito e na raça, tem cacife de sobra pra pleitear uma das treze vagas de vereador em Presidente Dutra. Abaixo o print da publicação.

bine_vereador

casas empoeira

A difícil situação de quarenta e nove famílias que moram em condições sub-humanas em casas de taipa na zona rural, está com os dias contados. Nas próximas semanas, o prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho vai entregar residências novas para estas famílias. A construção das casas é fruto de convênio entre o governo federal e o município através do Programa Minha Casa, Minha Vida II com contrapartida da prefeitura. O sistema de construção é de Unidades Isoladas, ou seja; em locais e povoados diferentes. Os povoados com famílias beneficiadas são os seguintes: Creoli do Joviniano, Firmino, Massapê, Empoeira, Pitombeira, Pedra de Fogo, Angical, Invenção, Colher de Pau, Lagoa Grande e Santa Maria.

DSC_9460
Luzinete Gomes: “Estou muito feliz”

O prefeito Juran Carvalho, na companhia do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Combate a Fome visitou algumas dessas famílias no Povoado Empoeira, onde algumas unidades isoladas estão sendo construídas. As casas, tem sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Dona Luzinete Gomes mora na Empoeira há mais de dezesseis anos e sempre sonhou em morar numa casa de alvenaria. “Estou muito feliz e nunca pensei que esse sonho, um dia fosse ser realizado”, declarou.

DSC_9486
Rita Maria: “Agora é só felicidade”

Cansada de tantas promessas, dona Rita Maria, não acreditava mais que algum dia pudesse morar numa casa coberta de telha. “Eu não acreditava mesmo, tanto que pedi pra casa nova ser construída ao lado da de taipa que eu moro há mais de sete anos e agora é só felicidade”, afirmou.

DSC_9455
Prefeito Juran Carvalho

Segundo Juran Carvalho, o convênio para a construção dessas casas foi iniciado há oito anos ainda na gestão passada e estava praticamente perdido. Foi feito um esforço concentrado para não perder os recursos e acabar com os sonhos de quarenta e nove famílias. “Foram várias pessoas, como o Robson, o Benito entre outras buscando informações e meios para não perdemos esses recursos, também foi intensa a busca pelas pessoas que já tinham sido indicadas, isso deu muito trabalho”, afirmou Juran, para em seguida concluir: “Mas esse trabalho todo é recompensado pela satisfação que a gente ver estampado no rosto de cada família beneficiada”.

Arquivos do blog