
A pedetista Rosângela Curado, ex-secretária da Saúde dos municípios de Imperatriz e de Coelho Neto e ex-candidata a prefeita de Imperatriz, cotada para integrar a chapa de Flávio Dino (PCdoB) na disputa pelo governo estadual foi flagrada pelo Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde, SUS, no desvio de R$ 8.278.517,20 milhões num esquema que simulava tratamento de glaucoma em pacientes de quatro municípios do Leste maranhense. A fraude incluía a participação de médicos sem especialização em oftalmologia que cometiam o mesmo crime em outro estado.
A pedetista Rosângela Curado pagou 193.291 mil procedimentos médicos com recursos do SUS destinados à Prefeitura de Coelho Neto, e o que mais chama a atenção é que aquele município tem apenas 46.792 habitantes que, se somados aos moradores das cidades vizinhas de Duque Bacelar, Buriti e Afonso Cunha, que poderiam ser assistidos com os recursos enviados para Coelho Neto, totalizariam 88 mil pessoas, menos da metade das mais de 193 mil que teriam sido tratadas de glaucoma, com o detalhe de que apenas as pessoas da terceira idade, cerca de 12% dos 88 mil potenciais clientes do SUS, poderiam ter a doença.
A fraude, de tão elementar, faz pensar que Rosângela Curado nunca imaginou que um dia seria auditada pelo SUS. Tem médico que colocou no bolso R$ 655.853,69 num mês, como se nos 19 dias úteis de abril de 2011 um único profissional teria atendido 13.490 pacientes, ou feito procedimentos em 26.980 olhos, 25 segundos para cada olho sem intervalo para a saída e entrada de pacientes, isso considerando que o médico ficava até 10 horas em pé num centro cirúrgico ou no ambulatório.
O que mais faz pesar a mão dos auditores contra Rosângela Curado é o fato de apenas um dos quatro médicos pagos por ela, para “curar” 193 mil pacientes de glaucoma, ter especialidade em oftalmologia. Os outros três são clínicos gerais, o que, para o SUS, se constituiu em ato de extremo risco para os doentes tê-los submetidos a essa situação, se, de fato, essas multidão toda tivesse sido “tratada”. E mais: Curado declarou que esses procedimentos eram feitos em ambientes improvisados, em casas arranjadas pelas prefeituras, em regime de mutirão.
A auditoria também condena o fato dela ter alegado, em defesa, que teria atendido gente em outras regiões, o que não se justifica, e determina que seria técnica e humanamente impossível atender tanta gente no espaço de tempo declarado nas faturas pagas. Um único médico, sem especialidade para tratar doenças dos olhos, faturou R$ 3.382.792,89 em cima de 74.424 procedimentos, ou seja, 148.848 olhos tratados.
“Especialistas”
Os mesmos médicos e diretores da clínica contratada por Rosângela Curado suspeitos de malversação de mais de R$ 8,2 milhões das contas da Prefeitura de Coelho Neto respondem por crimes idênticos cometidos com uma clínica de razão social diferente no município piauiense de Água Branca. Lá o rombo foi de R$ 2,5 milhões e incluiu ousadias como o mesmo profissional atendendo em 15 cidades no mesmo dia, pessoas mortas há mais de dois anos sendo operadas até duas vezes e declarações falsas de porte de especialidade em oftalmologia.
No caso do Maranhão, Rosângela Curado está sendo chamada pelo SUS para devolver os R$ 8.278.517,20. Internamente, outros pedetistas aspirantes ao posto de vice de Flávio Dino, acompanham com expectativa a repercussão do caso que tende a aumentar com a exposição do relatório da auditoria feita pelo Ministério da Saúde na Internet. Curado seria o “tempero” imperatrizense que o comunista tanto deseja na sua chapa, mas o desfalque agora descoberto pode dificultar essa engenharia.
Do Blog do Itevaldo

5 Responses
imagina as coisas que a Roseana faz e nós não sabemos…
Resposta: Rapaz, tua tá igualzinho o Flávio Dino. Na falta de argumentos para contestar o óbvio… Culpa o Sarney, a Sarneyzada, a Oligarquia e por aí vai. Contesta, diz que é mentira, apresente argumentos convincentes contrários. Larga Roseana de mão. Ela não é candidata a nada e quando ela tiver que responder por seus crimes, como vocês dizem, ela vai se ver sim com a justiça. A questão agora são as “COMPANHIAS” da “CRIATURA” que quer mudar o maranhão. Simples Assim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. muito engraçado esses blogeiro. tapa buraco dos sarneys eles jogam as redes antes de puxar e vê. eles ja dezem que vem tubarão. como diz o poeta Alagoano puxas tua rede para que tú vê as belozura que tem a vim. ai tú ficaras felizes.
não ficarei dizendo o que você sabe…
e não fale de justiça, você sabe muito bem que 50 anos é uma geração de um cidadão, você sabe que o maranhense da terra teve que passa durante esse período de sofrimento e abandono, nada pode pagar por isso, a Roseana (quando falo Roseana, digo” sarneysada”) fez por esse povo que por causa dela é um povo ingênuo, humilde, sem conhecimento básicos, a justiça pode até fazer algo mas nunca podera fazer algo por esse povo que não poderá volta no tempo.
eu defendo as pessoas simples, quero o fim do capitalismo, capitalismo esse que classifica pessoas como pobres e ricos, saúde péssima pra muitos, saúde de excelência qualidade pra poucos, professor tem que ser a profissão master, ganhar tão bem quanto o Monte de políticos safado, policial que defendem a população ganhar menos que um segurança do palácio da alvorada, o cidadão que trabalha não pode ficar sem o pão de cada dia, não pode deixar de comprar algo por não ter condições.
Flávio Dino pode ter suas loucura, mas é a única opção de da ao Maranhão a igualdade social para esse povo que sofreu.
Rapaz,mesmo que o Flávio Dino não seja lá esse candidato perfeito pelo menos ele nunca foi governador.
E outra coisa,ninguém que chega ao poder sai pobre,nem você Adonias se tivesse uma secretaria estadual nas mãos,eu duvido se quando tu tivesse conhecimento de como é a maracutaia que começa de cima para baixo se tu não faria parte! Ou tu seria o “REDENTOR” ?
Ou falo até mesmo a influência que vc teria pra “nomear” ou “ajeitar” qualquer conhecido,parente e aderentes teus,será tu não iria usar em benefício própio pra quem te cerca? Duvido!!!
Tu tira pela secretarias regionais de saúde,nomeação de diretores pro Detran dentre outros,coordenação de hospitais de grande porte e etc….Todos com a única e exclusiva finalidade eleitoreira e em benefício do “amigo ajudado”,se não fosse assim certos candidatos a deputado(a)não teria conseguido quase vinte mil votos e por aí vai….
Tá bom santo!