Pedro Lucas Fernandes vai perder o comando do PTB no Maranhão, anuncia Roberto Jefferson

Ex-deputado federal e delator do mensalão, o enrolado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, anunciou em postagem no Twitter que dois deputados da sigla, Pedro Bezerra (PTB/CE) e Pedro Lucas Fernandes (PTB/MA) perderão o comando do partido em seus estados por não seguirem as orientações do líder da bancada.

Os dois parlamentares votaram sim pela manutenção da prisão de outro delinquente, o deputado Bolsonarista Daniel Silveira por ataques aos Ministros da Suprema Corte e por defender a volta do AI-5 (Ato Institucional n° 5).

O AI-5 foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. O AI-5, o mais duro de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968 instalando a barbárie no Brasil.

Consequências

O AI-5 dava ao presidente permissão para fechar o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, o que ele fez assim que o ato foi assinado. Também instituiu a censura prévia de obras artísticas, que podiam ser censuradas por motivos como subversão da moral ou dos bons costumes, e dos meios de comunicação. Reuniões políticas não autorizadas pela polícia foram proibidas, houve suspensão do habeas corpus por crimes de motivação política e dos direitos políticos de cidadãos considerados subversivos. Ao menos 1390 pessoas foram presas e 333 políticos tiveram seus direitos políticos suspensos. Tortura e assassinato de presos eram práticas comuns do período.

.

.

Fonte de pesquisa: Revista Gelileu

Arquivos do blog