O Ministério Público Estadual através do titular da Primeira Promotoria de Presidente Dutra, Promotor Clodoaldo Nascimento, lançou campanha no município e região alertando aqueles que gostam de se dar bem em situações adversas como da Covid-19, tentando encontrar o chamado “jeitinho brasileiro” furando a fila ou dando “carteirada”, como já vem acontecendo em outros estados.
Furar fila é quando o ente público se vale do cargo e do prestígio que exerce para entrar na frente nos menos abastados; e a famosa “carteirada” é quando o profissional apresenta sua carteira funcional mostrando a sua importância ou do cargo que exerce.
A campanha tem cunho educativo e entre os alvos do MP estão prefeitos, servidores públicos, familiares de funcionários da saúde entre outras pessoas que não se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde.
Os espertalhões podem ser denunciados por meio do Aplicativo Móvel MPMA ou pelos Canais de Comunicação da Ouvidoria, telefones: 127 e 99137-1298.
As pessoas que por ventura vierem a ser denunciadas pelo Ministério Público, se condenadas, poderão responder por crime ou, no caso de servidores, por ato de improbidade administrativa e ainda podem ser multadas.