
Por: Dalvino Barbosa.
03/03/2021
O Governador do Maranhão Flavio Dino, na manhã desta quarta-feira (3), anunciou em entrevista coletiva medidas protetivas no combate a Covide-19. O Governador irá assinar um decreto para conter o avanço da doença no estado do Maranhão. O Decreto tem o Período de validade de 05 à 14 de março de 2021.
O primeiro item destacado pelo governador foi a falta de alimentação do sistema no Ministério da Saúde, e a primeira medida será de não enviar novas doses de vacinas aos municípios que não comprovarem pelo menos 60% da aplicação das doses recebidas anteriormente.
O segundo ponto a ser adotado será a ampliação do número de leitos, para isso, Flavio Dino, anunciou que vai utilizar hospitais municipais, para essa ampliação, os municípios de Açailândia, Caxias, Bacabal e Codó receberão novos Leitos custeados pelo governo estadual, em São Luís, o hospital Carlos Macieira terá o seu número de leitos aumentado.
Shows, festas e eventos estão suspensos.
Estão suspensos todos os eventos que possam acorrer aglomeração de pessoas durante a vigência do Decreto que vai de 05 à 14 de março. Para não prejudicar os artistas durante a suspensão, o Governador lançará edital com Auxilio Emergencial Cultural, no valor de R$ 1.500,00 por apresentação, serão destinados 15 milhões para esse programa.
Aulas Presenciais Suspensas.
As aulas presenciais nas escolas públicas e particulares e universidades estão suspensas, caso algum estabelecimento de ensino não cumpra o que determina o decreto serão punidas.
Mudança de horário.
O comercio na ilha de São Luís não será fechado durante o período de vigência do Decreto, sofrerá apenas uma alteração no horário do funcionamento, a partir do dia 05, até o dia 14 de março, o comercio abre 9:00h e fecha às 21:00h.