Começam nesta segunda-feira (11/05) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os interessados em fazer a prova têm até o dia 22 de maio para fazer o cadastro por meio da página do teste na internet. Estudantes que cursam a 3º ano do ensino médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção da taxa. Quem precisar pagar, o valor é de R$ 85 e deve ser quitado até 28 de maio.
A novidade neste ano é a aplicação digital, para o novo formato do exame, 100 mil participantes poderão optar pela modalidade digital. . Vale lembrar que o Enem digital é exclusivo para quem estiver concluindo o ensino médio ou que já tenham terminado esta etapa. Aquele que optar por fazer o modelo impresso não poderá se inscrever na edição digital e vice-versa.
O cronograma para a aplicação das provas será diferente para as duas versões. Enquanto que o Enem Digital será nos dias 22 e 29 de novembro, o impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro. A estrutura, no entanto, continua a mesma: quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e a redação. Durante o processo de inscrição, o participante seleciona uma opção de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.
Cronograma do Enem 2020
- 11/5 a 22/5 — Inscrições para o Exame
- 28/5 — Prazo para pagamento da taxa de inscrição
- Outubro — Locais de prova e cartão de confirmação. Data exata a definir.
- 1º/11 — Enem impresso | Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias
- 11/11 — Enem impresso | Provas de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias
- 11/11 — Enem impresso | Gabaritos
- 22/11 — Enem Digital | Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias
- 29/11 — Enem Digital | Provas de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias
- 2/12 — Enem Digital | Gabaritos
- Janeiro de 2021 — Divulgação dos resultados individuais.
Por: Dalvino Barbosa