Bolsonaro demite Mandetta e escolhe Nelson Teich para o Ministério da Saúde.Ministro e presidente vinham travando um embate em torno da política de combate ao coronavírus

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, foi demitido na tarde desta quinta-feira (16), pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, após um longo embate entre eles diante das ações do Combate ao Coronavirus, a permanência do Ministro  ficou insustentável após a entrevista coletiva do agora ( ex- ministro) ao   Fantástico da TV globo, quando afirmou que a população não sabe se deve escutar suas orientações ou a do presidente Jair Bolsonaro em relação às medidas de enfrentamento à crise da covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus.

Jair Bolsonoro anunciou o oncologista Nelson Teich, para substituir Mandetta no ministério da Saúde. Mandeta utilizou sua conta no Twitter para confirmar a sua demissão.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, escreveu.

Nelson Teich, que chegou a ser cogitado para ocupar pasta em 2018  durante as eleições, foi recebido pelo Presidente na manhã desta quinta-feira. Nelson Teich,  chega ao ministério da Saúde com o respaldo do Secretário de Comunicação Fábio Wajngarten, da equipe econômica e da cúpula militar, e do empresário Meyer Nigri, presidente da Tecnisa. Contou a favor de Teich a experiencia empresarial e formação econômica. Na visão de Bolsonoro o médico pode equilibrar as ações da Pasta entre medidas voltadas para evitar mortes por coronavirus, mas que minimizem o impacto econômico das medidas de restrições, que é uma das suas preocupações.
Por: Dalvino Barbosa

Arquivos do blog